PATRIMONIUS
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Terminou ontem à noite no Centro de Negócios Transfronteiriço, a 1ª Feira Internacional do Património, "Patrimonius”, organizado pela Câmara Municipal de Elvas. Tratou-se na minha opinião de uma iniciativa de futuro que visa a promoção do nosso riquíssimo património. Apesar de ainda com alguma coisa por melhorar esta 1ª edição da Feira está de parabéns pelas iniciativas, em especial os workshops e as conversas com o Património e a grande qualidade dos espectáculos musicais apresentados. A ideia está apresentada basta agora fazer crescer o evento melhorá-lo em alguns aspectos e divulgá-lo mais.
Uma cidade como a nossa tão rica em Património deve apostar em eventos de esta natureza para se auto promover. Elvas tem um potencial de excepção neste domínio que deve ser aproveitado, utilizado e rentabilizado. Somos uma cidade como não há em mais nenhum sítio, assim a saibamos aproveitar.
Espero por próximas edições e repito que se devem promover mais estes eventos. Tal como a feira medieval, a “Patrimonius” deve ser uma feira a enraizar na nossa cidade.
O mais relevante a explicação do Presidente da Câmara para o estado de degradação dos paços da cidade e para a não recuperação e aproveitamento do Forte da Graça durante uma apresentação da vereadora.
Estas iniciativas são sempre de valorizar e esperar que se repitam. Há que promover o que temos de melhor.
Sabem que a Feira do Património foi visitada pela ASAE?
Visita ou queixa de alguém? De quem?
Imaginam?
Azar! A ASAE não fechou a Feira do Património, para desgosto de alguns profetas da desgraça.
A vida anda mesmo a correr mal a certa gente!
Cada vez que as coisas correm bem a Elvas, a vidinha corre mal e complica-se para os portinholeiros desenvolvimentistas do costume...
A ASAE devia ter visitado o coliseu para se enteirar onde foi cosinhado o comer para os velhotes e não o fez.
Caro Cidade de Elvas
Colocou a capa do folheto de divulgação da I Feira Internacional do Património.
O nome é pomboso e ambicioso FEIRA INTERNACIONAL DO PATRIMÓNIO.
No verso do folheto consta o programa de actividades dos 3 dias.
Repare que o programa é de todo de um provincianismo que até dá dó.
Com a excepção de um ou outro atelier e espectáculo onde ficou o Património?
Um Professor da Universidade de Évora,o director do Museu de Arte Contemporânbea de Elvas e a Vereadora Elsa Grilo eram os oradores do Painel. Internacional onde?
A Cãmara Municipal de Elvas, convença-se de uma vez por todas que deve apoiar os eventos e não dirigi-los. Assim só sai borrada.Não têm conhecimentos, nem tão puco visão do que é uma Feira de Património. Claro que pode e deve haver comes e bebes. Misturar Património com provas de vinhos e enchidos como se estes fossem os REIS da Feira é puro provincianismo.
O PATRIMÓNIO continua a ser muito mal tratado na nossa cidade.
Visitantes para promover Elvas????
É mentira, pouca gente de Elvas e ninguém de fora.
Mais um evento, não para promover o património, mas para promover Rondão Almeida e a sua equipa de fieis subordinados!
Que património é este ?
Património Construido/ Monumental, gastronómico, vinícula, musical....
Não percebi nada.
Elvas quer ser Património da Humanidade de quê?
É mais fácil a Sericaia vir a ser património gastronómico do que uma pedra da muralha.
Nesta missão de levar Elvas para diante, continua a haver gente que se coloca à margem!
Os três comentários anteriores comprovam-no.
Já viram que há por aqui um Paulinho Portinholas que não faz mais nada que não seja dizer mal de tudo o que a Câmara faz bem feito! Há cada traste neste país que mais valia viver no contentor do Lixo.
Paulinho Portinholas foste lá meter o focinho na Feira e fugiste dos eleitos. Viste a conferência a decorrer e tiveste tanto interesse ou tanto medo que fizeste marcha atrás.
Provinciano é o teu comportamento de malandro que nada faz e se limita a criticar quem trabalha. Pode ser que agora com a tua Associação do Desenvolver a má língua consigas fazer melhor do que só conversa da treta.