ELES ESTÃO AQUI, ESTÃO AÍ!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 14 de outubro de 2008


A Linha Madrid-Badajoz do AVE Ibérico (TGV) já tem em construção actualmente quase 80 kilometros. Estão em construção vários troços na região da estremadura espanhola, Badajoz-Montijo, Montijo-Mérida e Caceres.
A 26 de Setembro a ADIF, entidade pública empresarial dependente do Ministerio de Fomento de Madrid, aprovou a adjudicação da construção da plataforma do sub-lanço entre Aldea del Cano e Mérida que faz parte do troço Cáceres-Mérida da línha de alta velocidade Madrid-Extremadura-Fronteira Portuguesa. Num total de 17 kms, este sub-lanço inclui elementos singulares como são os casos dos viadutos sobre a linha férrea Aljucén-Cáceres, sobre Arroyo Valdeconde, com 74 metros de comprimento e um túnel em Puerto Viejo, de 1.000 metros de comprimento e 105 metros quadrados de secção livre. Estas obras que foram entregues ao consórcio Sacyr, S.A. e Cavosa Obras y Proyectos, S.A., contam com um orçamento de 46.926.376,73 euros.
Dos quase 300 kms da ligação do TGV entre a estremadura e Navalmoral de la Mata encontra-se em construção 77 kms e os restantes ainda em fase de estudo. Por definir o traçado, falta o troço de Navalmoral a Madrid, com cerca de 200 km.

E nós, o que já fizemos para receber o TGV? Bem sei que no papel já tudo está definido (pelas notícias que nos fazem chegar), mas não será altura de já se ver alguma coisa no terreno (digo eu)?
Não vai ser necessária por exemplo a requalificação do Caia para albergar a plataforma logística?
O que foi feito no terreno até ao dia de hoje para preparar a chegada do comboio de alta velocidade?
Ou muito me engano ou vamos ter como no passado com a construção da auto-estrada Madrid-Lisboa, nuestros hermanos constroem até à fronteira e depois ficará a linha durante algum tempo à espera da ligação Portuguesa.

Comments:

There are 9 comentários for ELES ESTÃO AQUI, ESTÃO AÍ!