ELES ESTÃO AQUI, ESTÃO AÍ!
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 14 de outubro de 2008
A Linha Madrid-Badajoz do AVE Ibérico (TGV) já tem em construção actualmente quase 80 kilometros. Estão em construção vários troços na região da estremadura espanhola, Badajoz-Montijo, Montijo-Mérida e Caceres.
A 26 de Setembro a ADIF, entidade pública empresarial dependente do Ministerio de Fomento de Madrid, aprovou a adjudicação da construção da plataforma do sub-lanço entre Aldea del Cano e Mérida que faz parte do troço Cáceres-Mérida da línha de alta velocidade Madrid-Extremadura-Fronteira Portuguesa. Num total de 17 kms, este sub-lanço inclui elementos singulares como são os casos dos viadutos sobre a linha férrea Aljucén-Cáceres, sobre Arroyo Valdeconde, com 74 metros de comprimento e um túnel em Puerto Viejo, de 1.000 metros de comprimento e 105 metros quadrados de secção livre. Estas obras que foram entregues ao consórcio Sacyr, S.A. e Cavosa Obras y Proyectos, S.A., contam com um orçamento de 46.926.376,73 euros.
Dos quase 300 kms da ligação do TGV entre a estremadura e Navalmoral de la Mata encontra-se em construção 77 kms e os restantes ainda em fase de estudo. Por definir o traçado, falta o troço de Navalmoral a Madrid, com cerca de 200 km.
E nós, o que já fizemos para receber o TGV? Bem sei que no papel já tudo está definido (pelas notícias que nos fazem chegar), mas não será altura de já se ver alguma coisa no terreno (digo eu)?
Não vai ser necessária por exemplo a requalificação do Caia para albergar a plataforma logística?
O que foi feito no terreno até ao dia de hoje para preparar a chegada do comboio de alta velocidade?
Ou muito me engano ou vamos ter como no passado com a construção da auto-estrada Madrid-Lisboa, nuestros hermanos constroem até à fronteira e depois ficará a linha durante algum tempo à espera da ligação Portuguesa.
Creio que ainda vai passar algum tempo até começarmos a ver alguma coisa sair do papel e começar a aparecer no terreno. Acho eu...
Com os tempos que correm...não sei não quando vamos ver algo que se veja!
Por todos os lados saltam na tv pessoas que opinam que a obra deve ser repensada, não sei até que ponto o Governo vai levar este projecto para a frente, talvez o facto de "não ficarmos mal vistos" perante os Espanhóis, seja a nossa salvação.
Cumprimentos
Se a alta velocidade Madrid-Badajoz está em obra;
e se a alta velocidade é para ligar Lisboa a Madrid;
Elvas está mais uma vez com sorte: a alta velocidade Lisboa-Madrid vai passar por cá e parar aqui.
Quando tal se concretizar, grande dia de festa para Elvas.
Quem ficar triste não merece ser elvense...
São projectos como o TGV, a linha de mercadorias Caia-Sines e a Plataforma Logística do Caia que fazem de Elvas um concelho muito diferente da concorrência regional e de todo o interior português.
"Não vai ser necessária por exemplo a requalificação do Caia para albergar a plataforma logística? "DIZ O CIDADELVAS"
Caro Cidad'elvas:
Mais uma vez lhe reconheço a clarividência(outra vez a localização das malfadadas "naves" do S Mateus).
De facto o Caia deve ser requalificado no PDM para poder acolher a Nova Elvas, que se desenvolverá junto a Espanha.
Isto acabará por acontecer, embora o rondão queira sabotar o Futuro.
É portanto preciso não só requalificar os terrenos---passá-los de R Ecológica e R. Agrícola para Urbanos---, bem como é necessário contratar empresas de urbanismo para estudar a infra-estruturação da Nova Elvas no Caia,
Abastecimento de água e esgotos.(A Aquália seria capaz de o fazer)
Não podemos perder a oportunidade de nos "colar" a Badajoz, para cá viriam massivamente espanhóis.
A Nova Elvas cresceria assim junto à Plataforma Logística, TGV e Comboio de Mercadorias de Sines.
Esta nova Elvas criaria pois oportunidades de emprego para os nossos filhos, não tendo estes que ser proletarizados lá para os lados do Barreiro e Seixal.
Parece-me bem visto.
Tenho, porém, uma dúvida: fará falta a tal Nova Elvas no Caia? Com base na nossa Elvas, não poderemos aproveitar, melhorar e aumentar?
Fico-lhe muito grata pelas palavras de incentivo, apoio e amizade...
Farei o meu melhor sem receios.
Beijo
Soraya
Não sei para que ano mas é capáz de vir para bem dos Elvenses e Campomaiorenses. Vai a haver mais desemprego no futuro e esta obra fáz falta.
Mas tambem vim para dizer que cheguei, quando puder de uma espreitadela.
abraço
Em minha opinião o ano de 2009 irá ser muito importante para o TGV, isto porque existem eleições e por diversas vezes o maior partido da oposição, manifestou a opinião de reduzir ao minimo necessário o investimento publico, será que um volte face no governo não atrasará mais ainda o TGV?
Cpts.
Badji