ELVAS - CIDADE EM MOVIMENTO

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 31 de outubro de 2008


Ontem pela manhã realizou-se na Câmara Municipal de Elvas um encontro da edilidade elvense com a comunicação social promovido pelo presidente José Rondão Almeida. A requalificação do centro histórico de Elvas esteve em destaque onde foi revelado que até ao momento o investimento feito pela autarquia ascende a 21 milhões de euros e que o montante ainda a investir se situa entre oito e dez milhões de euros. Relativamente ao trabalho já realizado destaca-se:

- a renovação de infra-estruturas básicas e instalação da televisão por cabo ( a parte da instalação da televisão por cabo em minha opinião ainda há coisas a rectificar)

- a nova iluminação pública ( sem dúvida uma obra acertada)

- construção de parques de estacionamento ( o destaque vai para a excelente obra realizada na Praça da República, embora alguns aspectos não sendo da responsabilidade da câmara municipal, ficaram um pouco aquém, como por exemplo a torre acrílica e as laterais das entradas no próprio parque)


- a realização de intervenções em cerca de 500 fogos, através do programa "Elvas Cidade Branca” - a que se junta mais uma centena de imóveis, através dos programas nacionais Solarh e Recria. (sempre necessária)


- a recuperação e reutilização de diversos imóveis emblemáticos, como da Casas das Barcas, ateliers da Rua dos Quartéis, Cine-Teatro, Biblioteca Municipal e os Museus de Arte Contemporânea e Fotografia. (na minha opinião os ateliers da Rua dos Quartéis a ideia foi boa a execução do projecto não foi feliz como já aqui referi no blog, se não veja-se a situação dos mesmos)


- a recuperação de outros edifícios, como os antigos Hotel e Café Alentejo, Hospital Militar e Quartel do Trem, entre outros (intervenções felizes, sem dúvida, embora ainda existam algumas por concretizar)


Quanto ao futuro, a Câmara prepara um conjunto de investimentos que passam, nomeadamente:
- pela colocação de contentores subterrâneos no Centro Histórico (bem necessária e já existente em cidades com centros históricos parecidos ao nosso e com grande êxito)


- pela requalificação do Jardim das Laranjeiras, Viaduto e Parada do Castelo (espaços únicos na nossa cidade que muito vão valorizar a qualidade de vida no centro histórico da cidade)


- a iluminação de monumentos ( um aspecto que é inadmissível que uma cidade como a nossa não tenha uma iluminação adequada, por exemplo toda a envolvente de muralhas da cidade não tem qualquer iluminação)


- a criação de um microclima nas ruas de maior movimento comercial, recorrendo a um sistema de vaporização. (um sistema já instalado por nuestro hermanos que poderá trazer melhores condições ao comercio tradicional na nossa cidade)


- Outro aspecto contemplado no projecto da Câmara de Elvas para o Centro Histórico passa pela recuperação de cerca de oito dezenas de prédios degradados, mediante candidatura ao INH, com vista à sua posterior utilização como habitação social. (de alguma maneira tem de se tentar dar vida ao centro histórico cada vez mais morto.)
Projectos em minha opinião adequados e necessários, esperemos agora pelas placas “Prometemos e Cumprimos!”

___________________________________________________________________

O destaque para este fim-de-semana vai para a Gala do 2º aniversário do Coliseu da cidade que vai decorrer no próximo dia 1 de Novembro. Um espectáculo de música portuguesa a preços acessíveis onde vão estar nomes como Simone de Oliveira, Rita Guerra, Mafalda Arnaut, Lenita Gentil, António Pinto Basto, Alexandra, Academia de Dança e Artes Representativas com a apresentação de José Carlos Malato.


__________________________________________________________________


Destaco mais uma vez a actuação de um grupo elvense além fronteiras, a Brigada 14 de Janeiro, grupo de música tradicional e popular portuguesa que vai para a participação em Espanha no evento "Magosto Festilibre" em Villalibre De La Jurisdicción, na região de El Bierzo (León). O espectáculo é já amanhã dia 1 de Novembro pelas 23 horas que desejamos que seja coroado de êxito. Mais esta representação portuguesa em terras Espanholas por um grupo elvense de grande qualidade. Na lateral do blog deixo o cartaz do espectáculo e para mais informações o endereço do site e blog da Brigada 14 de Janeiro.

Comments:

There are 8 comentários for ELVAS - CIDADE EM MOVIMENTO