AMEIXAS D'E(stremoz)LVAS

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 2 de outubro de 2008


Do ponto de vista histórico, a Ameixa d´Elvas, conhecida na região como abrunho, terá tido origem em França. Inicialmente, era apenas plantada em pequenos quintais de casas de habitação. A sua expansão e cultura em pomares dá-se no início do séc. XX, já com plantas seleccionadas das variedades bem adaptadas, atendendo à reputação atingida, onde é, especialmente, apreciada em Inglaterra. A indústria da ameixa confitada teve o seu início em 1834 com José Guerra.
Foi premiada pela primeira vez com a medalha de cobre na Exposição de Paris de 1855, tendo recebido 203 prémios nacionais e internacionais ao longo de mais de 100 anos de existência e dos quais se destaca:-1896 – Medalha de Ouro no Concurso de Higiene e Alimentação da cidade de Bruxelas.-1904 – Medalha de Ouro na Exposição Universal da cidade de S- Luís nos EUA.-1907 e 1909 – Grande Prémio na Exposição Nacional de Trabalho da cidade de Paris.-1929 – Medalha de Ouro na Exposição Internacional de Barcelona.

A Ameixa d’Elvas é um produto certificado com Denominação de Origem Protegida e como tal obriga a que a ameixa seja produzida de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, de condução dos pomares, de colheita dos frutos e de secagem ou de transformação e de acondicionamento do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor mencionando também a Denominação de Origem. A Ameixa d'Elvas deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.

Localizada na Zona Industrial de Estremoz, a Confibor produz essencialmente o produto regional denominado Ameixa D’Elvas, com a marca Convento da Serra. A Confibor comercializa as Ameixas D’Elvas em calda, em frascos de 300 e 500g, ou escorridas em caixas de cartão e madeira nas versões 200g, 300g, 400g, 600g e 1 Kg, sendo toda a sua produção certificada pela respectiva entidade certificadora da Denominação de Origem.

Porquê?
Será que em Elvas não sabemos tirar total partido de uma marca mundialmente conhecida e que nos pertence?
Onde estão os agentes comerciais do nosso concelho capazes de produzir uma marca por si só já publicitada?
Se é viável a produção noutros sítios, porque não em Elvas?
Não será uma marca a reavivar e promover por parte da tão falada associação comercial que aì vem?



Uma nota final de apreço para a APPACDM de Elvas que continua a fabricar as tão célebres Ameixas d’Elvas na nossa cidade.


Comments:

There are 8 comentários for AMEIXAS D'E(stremoz)LVAS