LÁ SE VAI TAMBÉM O GAT.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 4 de novembro de 2008
Infelizmente não é nada de novo por estas paragens mas o que é certo é que mais um serviço foi extinto na nossa cidade. Mais uma vez por decisão governamental, o Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Elvas foi extinto em termos oficiais no passado dia 4 de Outubro.
O GAT era responsável pela elaboração e acompanhamento de projectos de obras nos concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira, encontrando-se actualmente na dependência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo. O quadro do GAT contava actualmente com uma dezena de funcionários, entre técnicos e pessoal de apoio. Segundo notícia avançada pela Rádio Elvas a maioria dos funcionários pretendem passar para a “famosa” mobilidade especial criada por este nosso governo, enquanto os restantes vão optar pela aposentação antecipada.
Segundo palavras do Presidente da edilidade Elvense, nos últimos tempos, o GAT deixou de trabalhar para os municípios e lembra que hoje qualquer Câmara tem a sua própria equipa de técnicos, pelo que as funções do GAT elvense ficaram paulatinamente esvaziadas. Ainda de acordo com o autarca, os Gabinetes de Apoio Técnico há muito que deixaram de estar sob a alçada das autarquias para passarem para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, as CCDR.
Ou seja e em resumo pura e simplesmente desapareceram mais dez postos de trabalhos da nossa cidade. É de lamentar como a nossa cidade vai perdendo valências nas mais diversas áreas. Uma cidade que vivia essencialmente da parte militar e de serviços vê como vão desaparecendo sem que nada seja feito e sem que apareçam outras áreas que possam colmatar a extinção de estes postos de trabalho.
Em relação às instalações do GAT fica a dúvida quanto ao destino a dar às mesmas. O presidente da Câmara lembra que o mesmo foi construído com verbas comunitárias referentes a cinco concelhos – Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira – e que quando chegar a altura a Câmara "logo verá qual a função que lhe irá atribuir”. Esperemos então que estas instalações não sofram o contágio do “jardim” que está ali mesmo ao lado e não acabem também por ser esquecidas.
Se o Gabinete estava a ficar vazio de funções creio que o caminho teria de ser esse. O que se lamenta sempre nestas situações são mais uns postos de trabalho que se perdem, a juntar a muitos outros e sem alternativas.
Porque não um lar para idosos ou crianças naquele espaço?
Olá amigo Cidadelvas,
se tiver tempo e interesse passe pelo meu blog www.elvasmelhor.blogspot.com
Começou ontem a funcionar.
Abraços.
Patrício
se perdem alguns postos de trabalho. Era uma mais valia da nossa cidade, no entanto se pode ganhar um edificio que podera ter uma utilidade muito grande! Espero que nao caia ao abandono e esquecimento!!
Má nuticia, mas de alguma forma esperada.
Resta agora esperar que o edificio não fique ali sem nenhum aproveitamento!
Ja agora aproveito para informar que a Macmoda de Elvas, prestigiada firma e grande loja de roupa situada nu cunhecido Pagapouco (estrada do paraiso) encerrou suas portas, são mais 6 postos de trabalho que se perdem e uma loja que fica ali literalmente ao abandono!
Com mais de 20 anos, era uma das mais valias comerciais na nossa cidade. Ficamos assim mais pobres (mais uma vez) ..
Mais uma que fechou no país todo. E com tantos elvenses que vão fazer compras a Badajoz em vez de fazerem em Elvas, é um milagre não fecharem mais lojas na nossa terra.
Pelo que ouvi na Rádio Elvas a Câmara aceitou receber os funcionários no seu quadro de pessoal, excepto os que não se reformaram. E ainda há também as Câmaras de Campo Maior, de Arronches e Monforte que precisavam desses técnicos. É que lá também trabalhavam pessoas de outros concelhos, como de Campo Maior, que eu me lembre.
Infelizmente já não vai sendo nenhuma novidade, visto que todos sabemos como têm sido as politicas do poder central, admitindo que nada ou pouco pode ser feito pelo poder local, só espero que o futuro não se escureça mais do que já está.
Cpts.