PARECE CONTINUAR A TER VIDA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Podemos começar a estar descansados, está concretizada a reclassificação da urgência no Hospital de Santa Luzia de Elvas. A ministra da Saúde, Ana Jorge, assinou no passado dia 31 de Outubro o decreto que transforma o Serviço de Urgência Básica do hospital elvense em SUB 5, garantindo assim a manutenção de valências como a ortopedia e a cirurgia.
A boa nova surgiu ontem à noite pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas depois da reunião promovida pela edilidade elvense com cerca de uma centena de profissionais do Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Centro de Saúde Local. No final do encontro, em declarações à comunicação social, Luís Ribeiro disse esperar que, a partir de agora, "não haja mais lugar a boatos sobre o hospital”.
Durante o encontro realizado no salão nobre dos Paços do Concelho foram ainda anunciadas diversas medidas relacionadas com o sector da saúde, sobretudo ao nível hospitalar.
Uma dessas novidades passa pela criação em Elvas do serviço central de ortopedia para o distrito de Portalegre, à semelhança do que também acontece com a área da radiologia O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, Luís Ribeiro, anunciou ainda a próxima celebração de um protocolo de colaboração com as entidades sanitárias da Estremadura espanhola, por forma a permitir que possam ser feitos em Badajoz os tratamentos de radioterapia dos pacientes de Elvas e região vizinha. De pé está igualmente a possibilidade de avançar para um protocolo similar para a área dos enfartes do miocárdio.
Da reunião de ontem à noite foi também confirmada a criação de uma unidade de cuidados intermédios no Hospital de Santa Luzia e o surgimento, em 2009, de uma unidade para 20 doentes acamados, a instalar numa ala anexa ao estabelecimento de saúde e sem prejuízo do número de camas existentes no hospital elvense.
Finalmente parece que começam a aparecer boas notícias para a nossa cidade. As garantias apresentadas vêm de encontro aos anseios de todos os elvenses. Existirão os mais remitentes em relação às notícias apresentadas, mas parece-me que desta vez estamos realmente no bom caminho.
Uma grande vitória do Presidente Rondão Almeida que aprovou moções na Câmara, reuniu com o primeiro-Ministro, reuniu com a Ministra da Saúde, bateu o pé às chefias regionais, disse verdades das boas a muita gente, e conseguiu aquilo que já se esperava dele: sucesso para Elvas.
Enquanto uns perderam tempo com conversa fiada, com insinuações e aldrabadas, o Presidente trabalhou como se deve - tratando dos assuntos com as entidades competentes, sem a politiquice barata de alguns.
Para o senhor Presidente o mais importante é a população do Concelho de Elvas. Para os do costume o que mais importa é o aproveitamento político.
Diferenças que a população sabe fazer! O trigo e o joio.
Grandes vencedores: população do concelho.
Outros grandes vencedores: concelhos à volta.
Político decisivo: presidente da câmara.
Espalha-brasas: José Júlio Cabaceira.
Lança-boatos: Tiago Abreu.
Triunfadores: profissionais de saúde.
Cúmulo da ineficácia: ADE-IR
(ao estilo do Narciso:
quando apareceu, já não era preciso).
Elvas está de parabéns!
Elvas está feliz.
Os Elvenses estão contentes.
E quem não está contente, não merece ser considerado elvense.
A ADE-IR
Aliança Democrática de Elvas, Inimigos do Rondão
ainda não se pronunciou?
Oooooohhhhhhh!!!...
O CDS/PP
Com Desenvolvimento Sindical, Paulinho Portinholas
ainda não enviou um comunicado?
Oooooohhhhhhh!!!...
O PPD/PSD
do Cabaceira, Saldanha & Cª
ainda não deu sinal de vida?
Ooooooohhhhhhh!!!...
Que pena, estes silêncios que ensurdecem.
Elvas está de parabéns por se ter chegado a um trabalho tão proveitoso em prol da saúde. Que agora os funcionários do Hospital tenham paz e consigam que ninguém os perturbe com mais boatos.
Acho que as conclusões da reunião de ontem foram muito positivas.
São realmente boas notícias, os meus parabéns a quem de direito.
Afinal nem tudo são más notícias para a nossa cidade.
O Discurso
Depois de discursar, o político queixa-se à sua secretária:
- Caramba... Tinhas que me escrever um discurso tão longo? Já estava toda a gente a bocejar, e estava tudo de boca aberta, como se não estivessem a perceber nada...
- Eu até escrevi um discurso razoável... Cometi foi o erro de lhe entregar as três cópias...
Paulinho Portinholas veio triste da Assembleia Municipal.
Foi numa lista e nem sequer foi eleito para nada. Levou uma derrota de 5 a 1... Elucidativo.
Paulinho Portinholas foi muito triste para a Assembleia.
As coisas tinham-lhe corrido mal na questão do Hospital. Rondão Almeida tinha tudo resolvido. Uma tristeza imensa para o nosso Partinholas... Sentidos pêsames...
Esta notícia apenas merece o contentamento de todos. Uma óptima notícia para a cidade e a região.
Como é possivel esse optimismo ácerca de um despacho que foi mostrado pelo Rondão. Este povo de Elvas gosta mesmo de ser enganado.
Já por diversas vezes opinei, que não há muito que se possa fazer contra o poder central, neste caso é deveras de salutar que algo tenha sido feito em prol da manutenção do nosso Hospital e todas as suas valências, agora é esperar que este governo não opte por realizar mais algum "fecho" na nossa cidade.
Cpts.
Só falta dizer que foi a luta de Rondão que fez este poder central recuar. Se assim foi porque não fez o mesmo pela maternidade e por tudo que já nos roubaram.
este povo acredita em tudo por isso estamos como estamos.
Já agora digam que eu também sou um portinholeiro como tantas vezes tenho visto escrito neste blog.
O que Rondão Almeida anunciou é um Bluf: Não é numa garantia de SUB 5.
É apenas uma ordelm interna do Ministério da Saúde nada mais.
Rondáo continua a falar de mais e pode sair-lhe o tiro pela culatra.
Cantar antes das galinhas porem os ovos é apenas um cantar de galo.
O problema da saúde é de âmbito Nacional. Concordo em absoluto com a tomada de posição do Senhor Presidente da Câmara cuja acção tem como principal objectivo a defesa da continuidade do Hospital de Santa Lusia e das populações que dele se servem. Há no entanto uma situação que foi esquecida, a dos doentes insuficientes renais que têm de ser submetidos, três vezes por semana, a tratamento de hemodiálise e que por falta de uma clinica em Elvas são obrigados por falta de vagas em Portalegre a terem-se de deslocar para Évora, Setubal ou Montijo. Os doentes do Concelho de Elvas e dos concelhos limitrofes, além das quatro horas de tratamento ainda têm que fazer centenas de quilómetros. Uma das hipóteses e aí a Câmara de Elvas tem uma palavra a dizer, era reinvidicar a criação de uma clínica em Elvas ou então o estabelecimento de um protocolo para que estes doentes fizessem o tratamento de hemodiálise em Badajoz onde existem três clínicas.
Camponês disse...
Como é que o PS que tem 14 deputados municipais mais 11 de juntas conseguiu que os PSD/CDS elegessem 1 elemento para o orgãos distrital?? Será que nem todos votaram na lista socialista? É que os PSD/CDS são 5 mais um CDU e um BE. Havendo uma abstenção como é possivel o PSD/CDS ter tido 6 votos?? algum descarrilou?? Haviam de ver a cara do carvalhinho ao ter de anunciar 0 4-1 em vez dos previsiveis 5-0. Parece que andam a investigar que é que votou fora do penico...