PARECE CONTINUAR A TER VIDA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 13 de novembro de 2008


Podemos começar a estar descansados, está concretizada a reclassificação da urgência no Hospital de Santa Luzia de Elvas. A ministra da Saúde, Ana Jorge, assinou no passado dia 31 de Outubro o decreto que transforma o Serviço de Urgência Básica do hospital elvense em SUB 5, garantindo assim a manutenção de valências como a ortopedia e a cirurgia.


A boa nova surgiu ontem à noite pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas depois da reunião promovida pela edilidade elvense com cerca de uma centena de profissionais do Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Centro de Saúde Local. No final do encontro, em declarações à comunicação social, Luís Ribeiro disse esperar que, a partir de agora, "não haja mais lugar a boatos sobre o hospital”.


Durante o encontro realizado no salão nobre dos Paços do Concelho foram ainda anunciadas diversas medidas relacionadas com o sector da saúde, sobretudo ao nível hospitalar.
Uma dessas novidades passa pela criação em Elvas do serviço central de ortopedia para o distrito de Portalegre, à semelhança do que também acontece com a área da radiologia O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo, Luís Ribeiro, anunciou ainda a próxima celebração de um protocolo de colaboração com as entidades sanitárias da Estremadura espanhola, por forma a permitir que possam ser feitos em Badajoz os tratamentos de radioterapia dos pacientes de Elvas e região vizinha. De pé está igualmente a possibilidade de avançar para um protocolo similar para a área dos enfartes do miocárdio.


Da reunião de ontem à noite foi também confirmada a criação de uma unidade de cuidados intermédios no Hospital de Santa Luzia e o surgimento, em 2009, de uma unidade para 20 doentes acamados, a instalar numa ala anexa ao estabelecimento de saúde e sem prejuízo do número de camas existentes no hospital elvense.


Finalmente parece que começam a aparecer boas notícias para a nossa cidade. As garantias apresentadas vêm de encontro aos anseios de todos os elvenses. Existirão os mais remitentes em relação às notícias apresentadas, mas parece-me que desta vez estamos realmente no bom caminho.

Comments:

There are 15 comentários for PARECE CONTINUAR A TER VIDA.