JÁ COMEÇOU A PRÉ-PRÉ-PRÉ ...

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 10 de novembro de 2008


O muito me engano ou a campanha eleitoral para as autárquicas do próximo ano já começou. Tímida e subtilmente mas penso que de uma maneira ou de outra já começou a pré-pré-pré campanha eleitoral. Até ao momento existem três candidatos assumidos, o actual presidente José Rondão Almeida, Tiago Abreu e Manuel António Torneiro. Bem sei que parece cedo falar já de eleições quando ainda faltam aproximadamente 11 meses para a eleição do próximo inquilino da rua Isabel Maria Picão, mas a partir de agora tudo o que for dito ou feito (especialmente pelos candidatos da oposição) terá um objectivo. Esperemos então por mais candidatos ou talvez não para as próximas eleições.
Em relação aos três nomes apresentados são sobejamente conhecidas as suas ideias e objectivos.


Em relação ao actual presidente são 15 anos de presidência com maiorias absolutas onde a obra está à vista embora para muitos tenha pecado a nível da política empresarial para o concelho. A política do betão tem sido o termo aplicado pela oposição à governação do autarca socialista que o apontam como principal responsável pela falta de emprego no concelho. Embora se saiba que não somos o único concelho no país a queixar-se neste tema, o certo é que as potencialidades do nosso concelho e as oportunidades que se avizinham são únicas para o crescimento da nossa cidade. Existe também quem reconheça o excelente trabalho nas mais diversas áreas feito pelo presidente Rondão Almeida mas que afirma: “As infra-estruturas parecem realmente feitas, faltam agora as empresas e os postos de trabalho, será para o próximo mandato?”.


O candidato Tiago Abreu tem-se apresentado como a principal alternativa ao actual presidente, de uma forma directa e por vezes considerada mesmo brusca por algumas pessoas, tem apresentado as suas ideias ao longo dos últimos anos. Saindo da linha de pensamento do actual autarca apresenta-se como uma alternativa de mudança. Embora jovem e sem provas dadas a nível de governação, o presidente da concelhia do cds-pp é actualmente o rosto mais visível da oposição no nosso concelho.


Manuel António Torneiro, o eterno candidato à presidência da Câmara Municipal de Elvas. Apresentou no final do passado mês de Outubro a sua candidatura com uma lista que assegura, irá concorrer a todos os órgãos autárquicos do concelho. Considerando que “ainda é cedo para revelar o nome do movimento” que vai encabeçar, Manuel António Torneiro garantiu que a candidatura será constituída “só por gente independente”. Manuel António Torneiro é proprietário e director do jornal regional “O Despertador”, dedicando-se também a outras actividades, como a construção civil e pecuária. O candidato já exerceu funções de vereador na Câmara de Elvas em anteriores mandatos. Concorrendo sempre com o estatuto de independente à autarquia elvense, o empresário já encabeçou as listas de forças partidárias tão díspares como o PPM, ASDI, PRD e ainda uma coligação entre o PSD/CDS-PP.

Resta-nos esperar que seja uma corrida leal onde o principal e único objectivo seja Elvas. Oxalá não se entre em quezílias, ofensas ou situações menos próprios para bem do futuro do nosso concelho. É um pouco de mais pedir tudo isto em política mas quem sabe …


Comments:

There are 20 comentários for JÁ COMEÇOU A PRÉ-PRÉ-PRÉ ...