LÁ SE VAI TAMBÉM O GAT.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 4 de novembro de 2008


Infelizmente não é nada de novo por estas paragens mas o que é certo é que mais um serviço foi extinto na nossa cidade. Mais uma vez por decisão governamental, o Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Elvas foi extinto em termos oficiais no passado dia 4 de Outubro.


O GAT era responsável pela elaboração e acompanhamento de projectos de obras nos concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira, encontrando-se actualmente na dependência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo. O quadro do GAT contava actualmente com uma dezena de funcionários, entre técnicos e pessoal de apoio. Segundo notícia avançada pela Rádio Elvas a maioria dos funcionários pretendem passar para a “famosa” mobilidade especial criada por este nosso governo, enquanto os restantes vão optar pela aposentação antecipada.


Segundo palavras do Presidente da edilidade Elvense, nos últimos tempos, o GAT deixou de trabalhar para os municípios e lembra que hoje qualquer Câmara tem a sua própria equipa de técnicos, pelo que as funções do GAT elvense ficaram paulatinamente esvaziadas. Ainda de acordo com o autarca, os Gabinetes de Apoio Técnico há muito que deixaram de estar sob a alçada das autarquias para passarem para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, as CCDR.


Ou seja e em resumo pura e simplesmente desapareceram mais dez postos de trabalhos da nossa cidade. É de lamentar como a nossa cidade vai perdendo valências nas mais diversas áreas. Uma cidade que vivia essencialmente da parte militar e de serviços vê como vão desaparecendo sem que nada seja feito e sem que apareçam outras áreas que possam colmatar a extinção de estes postos de trabalho.


Em relação às instalações do GAT fica a dúvida quanto ao destino a dar às mesmas. O presidente da Câmara lembra que o mesmo foi construído com verbas comunitárias referentes a cinco concelhos – Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte e Fronteira – e que quando chegar a altura a Câmara "logo verá qual a função que lhe irá atribuir”. Esperemos então que estas instalações não sofram o contágio do “jardim” que está ali mesmo ao lado e não acabem também por ser esquecidas.

Comments:

There are 8 comentários for LÁ SE VAI TAMBÉM O GAT.