UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Já que se vai finalmente avançar para a instalação de contentores subterrâneos no centro da cidade, para recolha de lixo, deixo então aqui uma sugestão.
Na cidade Espanhola de León está instalado um sistema de recolha de resíduos no centro histórico. À primeira vista parecem estranhas as formas apresentadas pelos contentores apesar de apresentarem as cores do ecoponto. A empresa responsável pela instalação de este tipo de contentores é a “Envac”, uma verdadeira novidade no que a este tipo de depósitos diz respeito.
Trata-se de um sistema de recolha de resíduos automática pneumática estruturado sobre uma rede de tubagens subterrâneas. Basicamente os resíduos são depositados em ponros de recolha uma espécie de ecoponto. A evacuação é controlada de modo a que o resíduo seja recolhido separadamente e estes são aspirados através da rede de tubagens subterrâneas com uma velocidade aproximada de 70 Kms/hora. Através dos ventiladores os resíduos são encaminhados até a uma central, onde serão encaminhados para o contentor correspondente. O ar passa por uma filtragem antes de ser devolvido para o exterior.
As aplicações deste sistema vão desde as zonas residências, hospitais, Centros Históricos, Centros Urbanos novos, Aeroportos, Cozinhas Industriais, entre outros. León está com este sistema desde final de 2001 e conta com 3,8 kms de rede subterrânea. Em Outubro de 2006 alargou a sua quantidade de pontos de recolha para mais 240 pontos. Parece-se ser uma solução bastante interessante para um centro histórico que normalmente com vias muito estreitas existem as dificuldades de circulação dos camiões de recolha. O sistema já foi instalado em Espanha, na China, na Coreia, na Lituânia, na Noruega … Em Portugal seríamos pioneiros.
Bem sei que existem soluções bem mais simples que não obrigam a uma instalação de uma rede subterrânea e bem mais baratas que provavelmente serão as instaladas na nossa cidade, de qualquer modo deixo aqui uma sugestão.
Boa proposta, embora viesse trazer muitas obras ao centro histórico, iria dotar a cidade de uma infra-estrutura de futuro. O acabarem os sacos do lixo pelos cantos da cidade já é muito bom.
É certo que traría muita obra e desarrumação á cidade durante uns tempos, mas findo essa obra, ficaría uma de futuro e que sería sem duvida uma mais valia para o centro histórico.
Parabéns pela ideia.
Cpts.
Todos os esforços e investimentos que se façam no incentivo à reciclagem são bem-vindos e devem merecer o nosso apoio.
Estabelecimento Prisional do Alentejo Norte.
Vila Fernando, Elvas.
25 milhões de euros de investimento.
Capacidade máxima: 300 reclusos.
Criação de 200 postos de trabalho no concelho.
Isto é o essencial.
Eu curto lixo. Gosto, faz parte da vida, da minha e da de muita gente. Até lhe chamo lixo, nem sequer residuos solidos urbanos. Lixo.
Beijinhos da vossa Elsa
Mais uma vez a Câmara Municipal se encontra de parabéns na área do ambiente. Depois de ter terminado com a vergonhosa lixeira municipal detrás do forte e da criação das ETAR, esta medida só demonstra que existe um grande respeito por esta área e pelo centro histórico.
O Tiago Abreu LIXO das 17:20 continua a conspurcar os blogs dos outros com nome de mulher. Está habituado aos seu mau cheiro o rapazinho.