UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Já que se vai finalmente avançar para a instalação de contentores subterrâneos no centro da cidade, para recolha de lixo, deixo então aqui uma sugestão.


Na cidade Espanhola de León está instalado um sistema de recolha de resíduos no centro histórico. À primeira vista parecem estranhas as formas apresentadas pelos contentores apesar de apresentarem as cores do ecoponto. A empresa responsável pela instalação de este tipo de contentores é a “Envac”, uma verdadeira novidade no que a este tipo de depósitos diz respeito.
Trata-se de um sistema de recolha de resíduos automática pneumática estruturado sobre uma rede de tubagens subterrâneas. Basicamente os resíduos são depositados em ponros de recolha uma espécie de ecoponto. A evacuação é controlada de modo a que o resíduo seja recolhido separadamente e estes são aspirados através da rede de tubagens subterrâneas com uma velocidade aproximada de 70 Kms/hora. Através dos ventiladores os resíduos são encaminhados até a uma central, onde serão encaminhados para o contentor correspondente. O ar passa por uma filtragem antes de ser devolvido para o exterior.
As aplicações deste sistema vão desde as zonas residências, hospitais, Centros Históricos, Centros Urbanos novos, Aeroportos, Cozinhas Industriais, entre outros. León está com este sistema desde final de 2001 e conta com 3,8 kms de rede subterrânea. Em Outubro de 2006 alargou a sua quantidade de pontos de recolha para mais 240 pontos. Parece-se ser uma solução bastante interessante para um centro histórico que normalmente com vias muito estreitas existem as dificuldades de circulação dos camiões de recolha. O sistema já foi instalado em Espanha, na China, na Coreia, na Lituânia, na Noruega … Em Portugal seríamos pioneiros.



Bem sei que existem soluções bem mais simples que não obrigam a uma instalação de uma rede subterrânea e bem mais baratas que provavelmente serão as instaladas na nossa cidade, de qualquer modo deixo aqui uma sugestão.


Comments:

There are 7 comentários for UMA SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS