ESTE NATAL NÃO FIQUE INDIFERENTE, ABRA O CORAÇÃO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 25 de novembro de 2008
Chega o Natal e com ele a época de solidariedade e nos dias que correm é cada vez mais o número de pessoas necessitadas. Pela nossa cidade existe cada vez mais a chamada “pobreza envergonhada”.
A pobreza envergonhada, ou seja pessoas que tiveram no passado um estilo de vida elevado e perderam o nível de vida devido ao desemprego ou outro problema, está a alastrar pelo nosso País e a nossa cidade embora por vezes não muito visível não é excepção.
Como é habitual o MTA de Elvas (Movimento Teresiano de Apostolado) intensifica na época de Natal as suas actividades de solidariedade. Conforme a Delegada em Elvas Irmã Fátima, o MTA é cada vez mais solicitado para ajudar, embora sabendo que a vida está difícil para todos e segundo o MTA todos podemos contribuir para que o mundo seja mais humano.
Descrição dos projectos apoiados pelo MTA de Elvas
- Prevenir e Remediar: Projecto que apoia famílias carenciadas, jovens toxicodependentes, sem abrigo e reclusos. Ao longo do ano distribui alimentos paga a luz, água, rendas, roupa, calçado e medicamentos.
- Ajudar @ Crescer: Projecto que funciona na antiga maternidade de Elvas e que apoia mães solteiras e carenciadas com bens essenciais para os seus bebés – neste momento fazem falta fraldas, papas, leites substitutos do leite materno, brinquedos, alcofas, berços, carrinhos e outros produtos de primeira necessidade para crianças.
- Estava Preso e Visitaste-me: Para este projecto o MTA necessita para os reclusos de roupas interiores, meias, pijamas, Kispos, ténis e outro calçado e dinheiro para os gastos daqueles cuja família não apoia (credifones, produtos de higiene, etc.)
- Ajudar a Educar em Darfur: Adopção de vinte crianças do Campo de refugiados de Nyala em Darfur (Sudão) a quem, este ano, o MTA esta a pagar 80€ anuais por cada uma e assim asseguram a sua educação que é feita por um padre missionário comboiano português. Para este ano e para poder responder ao compromisso assumido o MTA ainda precisa de 400€.
Contactos:
Sede do MTA: Colégio Luso – Britânico 7350.095 Elvas
Delegada em Elvas: Irmã Fátima Magalhães
Se todos contribuirmos um pouco fica mais fácil combater este flagelo que afecta tanta gente. Vamos todos ser solidários, passe esta mensagem.
Bom trabalho do MTA.
Mais uma associação a laborar no Concelho de Elvas contando com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
Duas instituições com grande preocupação social e com grande sensibilidade para resolver os problemas dos que mais precisam.
A Irmã Fátima é um exemplo que deveria ser seguido por muitos mais. Ela tem ajudado muita gente nessa cidade.
São associações sérias como o MTA que conseguem fazer um trabalho sério. Despidas de interesses político-partidários e com gente boa e de bons princípios, bem ao contrário de uma associaçãozeca que para aí anda e que pensa que vem ensinar a trabalhar os outros que toda a vida o que é trabalho. lhes mostraram
Os meus sinceros parabéns pelo post que identifica nesta época do ano um problema que assola os nossos dias, e que por vezes, só nos lembramos na quadra natalicia, mas que assim seja e honra seja feita ao trabalho desenvolvido pela irmã Fátima e todos os seus voluntários.
Bem Hajam.
Cpts.
O MTA ajuda mais aqueles que não precisam do que aqueles que precisam!!!
Ficam ja aqui todos a saber,e quem conheçe a realidade do que se passa com os apoios do MTA sabe disso!
Essa "pobreza envergunhada" que é referida, é muitas vezes e na verdade, uma falsa pobreza!
Aqueles que conseguem essas ajudas não sao na maioria aqueles que recebem os rendimentos minimos porque nao querem trabalhar e passam o tempo a fazer filhos, filhos esses que depois na escola roubam o meu.. o meu filho! o mesmo pelo queal eu tenho que trabalhar para o sustentar pois a mim ninguem me ajuda, embora tenha contas para pagar que essas pessoas nao pagam.. enfim.. podia continuar a escrever sem fim dando exemplos.
Apenas quero acabar dizendo que bem haja existir organizações assim, mas que deviam ter mais tacto e bom senso na hora de ver a quem ajudam.
Estão de parabéns todos aqueles que ajudam quem precisa de forma desinteressada.