ELVAS CIDADE DE CULTURA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 7 de novembro de 2008
A nossa cidade está cada vez cosmopolita (onde é que eu já ouvi isto? J). Ele é concertos, é exposições, concertos de câmara e agora o mês do teatro. Para cidade do interior do País, somos cada vez mais uma referência a nível cultural por estas bandas. Está de parabéns a equipa da Câmara Municipal que proporciona a todos os Elvenses um cartaz cultural mais vasto do que era normal para uma cidade como a nossa.
Pena é que muitas das vezes a população não esteja devidamente “educada” para os mais diversos espectáculos apresentados e que para se encherem salas de 100 a 200 pessoas se tenha que abrir as portas ou cobrar preços simbólicos.
Como já referi vem aí o mês do teatro, através de um conjunto de 13 representações, vamos aproveitar e comparecer nestes espectáculos que nos proporciona o município.
Pena é que muitas das vezes a população não esteja devidamente “educada” para os mais diversos espectáculos apresentados e que para se encherem salas de 100 a 200 pessoas se tenha que abrir as portas ou cobrar preços simbólicos.
Como já referi vem aí o mês do teatro, através de um conjunto de 13 representações, vamos aproveitar e comparecer nestes espectáculos que nos proporciona o município.
- 5 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;
- 8 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “E porque não te ris?”, com Carlos Areia e Cristina Areia;
- 12 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;
- 16 de Novembro (domingo), às 17.30 horas, no Cine-Teatro, “Entre Quatro Paredes”, pela Associação Juvenil Arkus;
- 19 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;
- 22 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “Saídos da Caixa”, uma comédia com Luís Aleluia e Guilherme Leite;
- 23 de Novembro (domingo), às 17.30 horas, no Cine-Teatro, “O Zé das Moscas”, pelo Grupo Cénico da Banda 14 de Janeiro;
- 26 de Novembro (quarta-feira), às 14.30 e às 15.30 horas, no Auditório São Mateus, “O Circo Trapalhão”, pelos Arkinhos, em espectáculos destinados às escolas do 1º Ciclo;
- 29 de Novembro (sábado), às 21.30 horas, no Cine-Teatro, “Hotel de Província”, pelo Teatro das Beiras.
Para todas estas 13 representações, a entrada do público é livre.
Uma sugestão, porque não cobrar um preço simbólico, por exemplo 1 ou 2€, e oferecer a recita a associações que se dedicam aos mais desfavorecidos. Vem aí o mês do Natal e nunca é de mais ajudar seja de que forma for quem mais precisa.
Bom fim-de-semana.
À dimensão de um concelho do interior de 25 mil habitantes, Elvas é fantástica.
Todos de fora o reconhecem.
Dentro de casa, a maioria é dessa opinião; só há ali o nicho de mercado da má-língua, para falar diferente.
É muito positivo o apoio à cultura! Trazer-se a cultura até as zonas mais "interiores"!
Em abono da verdade, a Câmara Municipal de Campo Maior, também tem desenvolvido actividades no Centro Cultural de muita qualidade.
Amanhã teremos por cá o Sérgio Godinho por 5€, muito bom!
Pena é quando estes actos são feitos para fazer propaganda politica.
Cumprimentos
PS: agradaram-lhe as questões meu caro Cidade d'Elvas?
Realmente é de louvar o trabalho da Câmara a nível cultural.
Mês do Teatro, mas creio não termos elvenses a cultura necessária para apreciar este tipo de espectáculos. Eu incluo-me nesta apreciação!
Sempre nos queixamos que não há nada para fazer, nada para ver, e encostamo-nos ao sofá de casa!
Nem nos podemos queixar dos preços caros, pois nem pagamos para ver!
Concordo totalmente com a ideia de cobrar um preço simbólico, mais ainda porque estamos perto do Natal e há muitas gente necessitada. Excelente ideia!
Aproveito a oportunidade para informar que o blogue está pronto e a funcionar.
Visitem e comentem
http://trespaixoes.blogspot.com
Mais um na Blogosfera Elvense!
Um abraço
Uma treta.
Em minha opinião se existe vida cultural nesta cidade, ela deve-se à aposta da Autarquia, certo é, que noutros aspectos as acções praticadas pelo poder local são discutíveis, mas neste caso, penso que os vários cartazes, exposições, feiras demonstram pelo menos que a vida cultural existe nesta cidade, pena realmente é, por vezes não darmos o valor à Cultura que ela merece.
Cpts.
Concordo com o Cidadelvas, a vida cultural em Elvas é muito boa e o Concelho está cada vez mais dinâmico. Excelente trabalho da Câmara Municipal que nos proporciona estes eventos. Também não me importava de pagar, ainda que deva ser simbólico porque todos devem ter o direito de poder ir.
É tanto "capital da cultura" que à vila de Campo Maior só vai o Sérgio Godinho.
É curioso como a nossa pequenez nos põe em bicos de pés.Isto vem a propósito, da Foto deste post" Elvas capital da cultura". Não pretendo de modo algum atacar o seu autor, pretendo apenas defender o meu ponto de vista sobre este exacerbado chavão.
Dano uma volta pelo País detectei chavões da mesma natureza em outras localidades portuguesas.
Aveiro, Veneza portuguesa; Góis, Capital da Chanfana; Pedrógão do Alentejo, Capital do peixe de água doce; S. Pedro do Curval, Capital Ibérica do Barro;Paçosde Ferreira,capital do móvel etc,etc...
Há algo nas gentes portuguesas da necessidade de afirmação perante os outros,nem que seja em relação à aldeia do lado(que num contexto de vizinhança até se entende).
Outro exemplo. A selecção portuguesa de Futebol no Europeu Suíça/Austria.Milhares e milhares de pessoas na rua para ver passar o Autocarro das quinas. No estrangeiro compreendo a necessidade dos nossos emigrantes se sentirem junto das lembranças pátrias.Agora por cá, na despedida e embarque da selecção no Aeroporto da Portela.Por amor de Deus! Vêm ao cimo sentimentos tribais sem quaisquer racionalidade.
É por essas e outras, que ao designar Elvas capital da Cultura é despropositado,inconveniente e incómodo. A cultura é mais do que um programa de actividades por mais qualidade que esse programa possa ter.
Pensar grande não é dizer nem fazer grande.
Elvas sofre da falta desse pensar por culpa de nós todos.
Menos mal que no meio de tanta coisa mal cheirosa aparecem comentarios serios. Podem ser criticaveis mas sao expostos de forma clara e sem ofensas. Parabens ao anonimo das 17.35
A reacção portinholeira a tudo o que é dizer bem de Elvas e das suas gentes! Para esta gente do PSD e do CDS de Elvas as unicas ideias válidas são as da sua ADEzinha. Vão pentear macaquinhos....
E ao burro das 17:35 fica a informação que Corval escreve-se com O e não com U. É tão culto e não sabe o português elementar
"E ao burro das 17:35 fica a informação que Corval escreve-se com O e não com U. É tão culto e não sabe o português elementar"
SR COMENTADOR
INFORME-SE antes de dizer ASNEIRAS
O comentador das 17.35 de dia 9 deixa-me perplexo... e o da mesma hora mas de dia 10 revela-se simplesmente ignorante! Não vou "lavar cabeças a burros" mas apetece-me perguntar-lhe: O que quer dizer com "...a cultura é mais do que um conjunto de actividades por mais qualidade que..." Acredito que não me saiba responder...
Depois de ter transcrito aquele pedaço de texto, volto a perguntar:
-O Município dotou Elvas com uma Biblioteca de EXCELÊNCIA.Não lhe chama Cultura Para Todos?
-O Município dotou Elvas com um EXCELENTE MACE (sabe, pelo menos o que estas simples letras significam??) Não lhe chama Cultura Para Todos??
-O Município promove todo o tipo de iniciativas culturais, sejam elas de índole permanente quer sejam pontuais.(Não é cultura?!)
-Assim permita-me que lhe diga que anda mais empenhado em escrever/comentar burrices, minhoquices e politiquices do que contribuir com algo, (CULTURALMENTE escrevendo), para o reconhecimento do que esta Câmara tem feito pelos Elvenses. Mas nós elvenses sabemos onde estão os BONS e de certeza que o senhor não pertence a este grupo. Penso que perdi o meu tempo "a lavar-vos a cabeça" e não o merecem, mas este blog tem leitores cultos que merecem ser tratados com mais CULTURA...Reflita amigo,reflita...ou melhor,calem-se e não digam asneiras!!!!!!!!!!!