APESAR DE TUDO ... AINDA ACREDITO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 22 de julho de 2008



No Distrito de Portalegre, Elvas, Portalegre e Ponte de Sor registam 62,6% dos desempregados. Os dados referentes ao desemprego, disponibilizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) no seu site oficial, revelavam que, no final de Maio de 2008, o conjunto das áreas concelhias que integram o Distrito de Portalegre contava com 4417 desempregados inscritos nos Centros de Emprego
O número de desempregados habilitados com o ensino superior aumentou 69,6%, contrariando a noção de que quanto mais elevado é o nível de escolaridade, maior é a probabilidade de se conseguir uma colocação no mercado de emprego, ou seja se queres (des)emprego estuda!
Apesar de os valores de desemprego terem baixo em relação a 2005, ainda são muito elevados os números apresentados, ainda somos o concelho com maior número de desempregados no distrito de Portalegre.
De uma ou outra forma, as oscilações absolutas e/ou relativas não abrangem a generalidade dos concelhos. O facto de algumas áreas concelhias, apesar de contarem com mais população potencialmente activa, como é o caso do nosso, registarem menor número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego, estará, provavelmente, relacionado com eventuais tarefas que implicam a contratação de pessoas por um determinado período (emprego sazonal) ou com a criação de condições favoráveis à implementação de alguma dinâmica empresarial, sobretudo no domínio do sector terciário.
Nunca esquecendo também que o maior empregador do nosso concelho é a Câmara Municipal, o que revela um aspecto preocupante da realidade empresarial do nosso concelho.
No distrito de Portalegre, contabilizam-se cerca de cinco mil desempregados inscritos no Centro de Emprego. Um grupo heterogéneo que abrange pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais.


O que se torna realmente preocupante como já referi anteriormente é o aumento do número de desempregados habilitados com o ensino superior, o que é realmente preocupante para um concelho que se quer desenvolvido.

Vêm aí oportunidades de expansão para o nosso concelho como é o caso do TGV e a plataforma logística que poderão atrair vários pólos de desenvolvimento ao nosso concelho. Teremos de os aproveitar. Eu sou optimista e acredito que poderemos ser uma grande cidade nos próximos anos, assim o poder local aproveite esta oportunidade única.
Sinal de esse futuro desenvolvimento são as instituições bancárias que ultimamente se têm vindo a instalar na nossa cidade, o que por si só poderá ser um sinal indicativo de que realmente estamos num concelho de futuro com possibilidades únicas de desenvolvimento.



Comments:

There are 13 comentários for APESAR DE TUDO ... AINDA ACREDITO!