ELVAS SEM 4 FREGUESIAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Na passada terça-feira os colegas do Dualidades interrogavam-se como seria o concelho de Elvas depois de analisado o documento verde da reforma da administração local, elaborado pelo gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.
Este documento é apresentado como uma reforma de gestão, uma reforma de território e uma reforma politica, resumindo pretendem acabar com muitas freguesias e alguns concelhos através de fusões emagrecendo deste modo o orçamento do estado.
Ao concelho de Elvas sugerem extinguir 4 freguesias, Ajuda Salvador e St.º Ildefonso, Caia e S. Pedro, Vila Fernando e Barbacena.
Os respectivos presidentes de Junta já mostraram o seu desagrado, afirmando que não entendem o porque destas extinções, sendo que algumas pelo isolamento e outras pela densidade territorial e populacional dizem não se justificar o seu desaparecimento.
Na época dos cortes, sendo que alguns seriam indispensáveis penso que outros serão inadequados e trarão sérios problemas num futuro muito próximo.
Todos sabemos que a máquina do estado e alguns cargos públicos pesam em demasia no já sobrecarregado orçamento do estado mas antes de tudo as populações e os seus básicos interesses devem ser salvaguardados.
Vamos esperar pela avaliação deste documento por parte do governo e esperar pela resolução de todo este polémico processo.
Sinal de... "progresso", via PPD/PSD e CDS/PP.
Inaugurem mais sedes!
As freguesias urbanas de Elvas têm uma logística comum e os mesmos empregados na Rua do Tabolado.
Os equipamentos(camiões, dumpers) são partilhados e estão na antiga Manutenção Militar.
Porquê mais de uma (1) freguesia urbana?
É do mais elementar bom-senso fundi-las, haja ou não gratificações aos eleitos.
Todos nos lembramos do episódio do Senhor Manuel Remédios. O que se diz é que todos os Presidentes faziam o mesmo, mas só aquele teve azar.
Porquê aumentar a burocracia?
Urgente terminar com o gastar "à tripa forra", a fusão das freguesias urbanas impõe-se JÁ!
Podiam acabar com todas as juntas de freguesia.
Se calhar, não se ia notar a diferença.
E sempre se poupava mais dinheiro.
Proposta com senso, a camara e as juntas duplicam funções no espaço das urbanas, quanto ás rurais acho que vila fernando (que o ps matou fechando o instituto) devia juntar-se a barbacena.
"as populações e os seus básicos interesses" defendidos por quem nos (des)governa é que atiraram o país para este estado.
Quanto menos estruturas administrativas e burocráticas mais fácil e barata se torna a gestão da coisa pública.
Podemos acabar com todas as juntas de freguesia.
E mesmo as câmaras, poderiam ficar apenas uma ou duas por distrito.
Isso é que seria combater a burocracia e poupar dinheiro.
As pessoas interessam?
Pessoas?...
- O que é isso?