RETROSPECTIVA 2011 (PARTE 2)

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


JULHO

-A Câmara Municipal de Elvas organizou o 5º Festival Medieval. A divulgação do Património elvense, numa valorização dos temas da Cultura, foi um dos objectivos deste festival.

-Cerca de 500 músicos estiveram a tocar, no Estádio Municipal de Elvas.
A maior concentração de Bandas Filarmónicas no Alentejo, decorreu em Elvas, com a presença de 10 bandas do Distrito de Portalegre, Évora e Beja.

-João Pedro Bugio, foi eleito presidente do clube de Futebol “Os Elvenses”.

-"Staging the Archive" foi título da exposição concebida por Ana Anacleto inaugurada no MACE

-Delegada de Saúde Pública de Elvas, Maria João Gerardo, alerta que a "maioria" das fontes públicas da cidade tem água "imprópria" para o consumo

-A Câmara Municipal, na reunião do passado dia 13 de Julho, aprovou uma Moção na defesa de três projectos estruturantes para o Concelho e região: a linha de alta velocidade Lisboa-Madrid e a estação Elvas/Badajoz, a linha de mercadorias Elvas-Sines e a Plataforma Logística Intermodal do Caia


AGOSTO

-A Câmara Municipal decidiu lançar o concurso para a empreitada de requalificação da estrada nacional (EN) 4, entre a rotunda do Aqueduto da Amoreira e a rotunda das Piscinas Municipais.

-O professor Rolando Emanuel Simões Palma, de 49 anos, foi baleado terça-feira, dia 2 de Agosto, pelo ex-marido da namorada, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, no Brasil.

-Por decisão do arcebispo de Évora, D. José Francisco Sanches Alves, o Padre Francisco Couto ficou desvinculado das funções de paroquialidade e outras que desempenhava na cidade de Elvas

-Cerca de nove mil amantes de música electrónica e de trance são esperados no Freedom Festival, que arrancou numa herdade do concelho de Elvas e é inspirado, este ano, na civilização Maia.

-"O Elvas" Clube Alentejano de Desportos celebrou, dia 15 de Agosto, o seu 64.º aniversário.

-Em comunicado, o Clube de Futebol "Os Elvenses" avança que concretizou "a transferência de um jogador dos juvenis para “O Elvas” CAD, o valor da transferência, que se realizou pela quantia de mil euros. Entretanto desmentida pelo clube alentejano de desportos.


SETEMBRO

-As consultas de Obstetrícia das grávidas da região de Elvas, que vinham sendo realizadas no Hospital de Santa Luzia, vão passar para o Hospital dr. José Maria Grande, em Portalegre.

-As Jornadas Europeias do Património, em 2011, em Elvas, decorreram ao longo do mês de Setembro, com o programa

-A partir de Setembro Elvas, já conta com uma nova Associação Cultural, a “Gota d’Arte, Associação Sócio-cultural de Elvas” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que foi criada com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população local.

-Dois mil e quinhentos idosos do concelho de Elvas vão participar amanha sábado, dia 10 de Setembro, a partir das 19.00 horas, no "Festival da Idade de Ouro", promovido pelo município, no Coliseu José Rondão Almeida.

-Começa o São Mateus 2011 sem grande pompa e circunstância com um dos mais pobres programas dos últimos anos.

-A legislação actual não permite uma recandidatura nas próximas eleições autárquicas. No entanto, Rondão defende que Elvas é a sua prioridade e pondera a possibilidade de avançar nas próximas eleições, em 2013, como número dois na lista do Partido Socialista à câmara municipal.

-O repto foi lançado, não só na blogosfera como também por várias entidades que podem ter uma palavra a dizer no futuro da nossa romaria. O São Mateus deve ser debatido.

-A Câmara Municipal assumiu a responsabilidade do pagamento a 47 professores para que funcionem as Actividades de Enriquecimento Curricular, entre as 16 e as 17.30, nas Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Elvas.


OUTUBRO


-Foi inaugurada com pompa e circunstância a remodelação do velhinho Estádio Municipal, campo Patalino.

-O presidente da Câmara Municipal de Elvas acusou o Governo de ignorar o trabalho desempenhado pelo poder local e de querer ir muito mais além do que foi acordado coma Troika, no que diz respeito à Reforma da Administração Local.

-15 anos de ensino superior em Elvas.
-O Colégio Luso Britânico, instituição de ensino particular, alcançou a melhor posição no ranking das escolas do Alentejo nos exames de 2011, classificando-se na 30.ª posição, subindo consideravelmente em relação a 2010, onde ocupava a posição 102 no ranking nacional.

-A União Europeia decidiu em Bruxelas, deixar de fora das infra-estruturas prioritárias o eixo 16, que previa ligar a Europa, Espanha e Portugal através da região da Estremadura espanhola.

-Câmara Municipal de Elvas apresentou a Campanha de Promoção e Valorização, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, junto às Portas da Esquina, em Elvas.


NOVEMBRO


- Comunicados e “contra” comunicados entre as várias forças politicas e a edilidade com a construção das piscinas nas freguesias rurais como pano de fundo

-A Segurança Social vai fazer a entrega da declaração que permite o pagamento integral da prótese da pequena Maria do Rosário Martins de Almeida, de 9 anos, que nasceu sem antebraço e mão esquerda.

- A construção da Unidade de Cuidados Continuados que estava prevista para a Santa Casa da Misericórdia de Elvas foi suspensa pelo Governo.

-Na sequência de uma solicitação do Governo, a Câmara Municipal de Elvas decidiu, na reunião do executivo municipal de 26 de Outubro, realizar uma sessão de esclarecimento sobre o Documento Verde da Reforma Administrativa Local. Para esta reunião, foram convidados a participar todos os eleitos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e Assembleias Municipais.

-A maior pista de gelo da Península Ibérica, com 800 metros quadrados, volta ao Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, entre 25 de Novembro e 29 de Janeiro de 2012

-Foram mais de trinta autarcas portugueses e espanhóis que se reuniram em Elvas para defender o projecto da alta velocidade ferroviária, tanto de passageiros como de mercadorias.


DEZEMBRO

- A esperança por ver um São Mateus renovado começa a desaparecer devido às conclusões saídas da assembleia da confraria do Sr. Jesus da Piedade.

- São publicamente divulgadas as reacções ao orçamento apresentado pela Câmara Municipal para o próximo ano.

-A Câmara de Elvas oferece uma prenda de Natal a cada uma das 1400 crianças que estão nos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo da rede pública do Concelho

- O "Movimento Alternativo Independente e Social" (MAIS), de Carlos Nascimento, venceu as eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Vila Boi, com maioria absoluta.

-Com o mote “ Vem ao Evento e trás um Alimento” o Moto-Clube Alentejano de Elvas, realiza mais um evento solidário com o nome “ Natal Rock” 2011.

- A Câmara Municipal, aprovou as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2012.

- O município de Elvas vai avançar, em 2012, com a criação de 10 refeitórios sociais para assegurar refeições diárias às famílias mais carenciadas do concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, José Rondão Almeida.

Comments:

There are 0 comentários for RETROSPECTIVA 2011 (PARTE 2)