ESCLARECIMENTO DO MUNICíPIO

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 7 de dezembro de 2011



"O CDS defende que tais documentos deviam "apoiar o pequeno comércio, o comércio tradicional e as famílias", enquanto o PSD é da opinião que a resolução da passagem em túnel por baixo da linha de caminho de ferro em Santa Eulália é uma competência da Câmara Municipal.

Querer fazer acreditar as pessoas que a Câmara Municipal pode apoiar as empresas, é uma tentativa de enganar os Elvenses. A Autarquia está impedida por Lei de o fazer de forma directa.

Nesta matéria, aquilo que a Câmara Municipal tem feito nos últimos anos é do conhecimento geral: construção de parques de estacionamento que criem condições para que os compradores possam parar os automóveis perto das lojas, instalação de um sistema de climatização que torne mais cómodo andar nas ruas mais comerciais do Centro Histórico, oferta de iluminação nas ruas da Cidade para apelar a visitá-la em época de compras de Natal, Ano Novo e Reis, instalar a pista de gelo no coliseu como uma estrutura atractiva a quem visita Elvas e lançar uma ampla campanha de divulgação e promoção das potencialidades turísticas, comerciais e gastronómicas de Elvas, para além de ter criado um fundo de apoio às microempresas e de fazer o máximo de compras possíveis ao comércio local, pagar a tempo e horas a todos sem excepção, para estes poderem fazer as suas compras no Concelho.

O grande problema da economia local (como da economia nacional) é que os compradores têm menos dinheiro nos bolsos para gastar. Mas isso acontece porque a sobretaxa do subsídio de Natal carregou as famílias elvenses; porque os encargos sobem e as receitas baixam, nos habitantes do nosso Concelho e nos compradores do nosso comércio.

A Câmara tem diminuído o IMI, a derrama e outros impostos da responsabilidade municipal. Ao contrário do que fez o Governo, ao acabar com a bonificação da interioridade, subir o IRC e aumentar os impostos, para lá do limite de muitas pessoas.

O que a Câmara não pode fazer é baixar até ao zero a derrama, o IMI e outros impostos, uma vez que o orçamento municipal tem regras legais, tem de equilibrar despesas com receitas. Ao contrário do que se quer fazer crer, a Câmara não pode destinar dinheiro directamente aos bolsos dos comerciantes e das famílias ou às tesourarias das empresas, por muito bem que esta ideia utópica possa soar nestes tempos de dificuldades. É ilegal.

Para o PSD de Elvas, a grande preocupação é o túnel de Santa Eulália, quando deveria solicitar, ao Governo do mesmo PSD, uma ligação estruturante entre a A23 e a A6, essa sim, essencial para a comunicação de Elvas com o resto do distrito.

O CDS de Elvas utiliza a palavra "supérfluas" para se referir às obras que a Câmara Municipal se propõe executar nos dois próximos anos. Podemos recordar: o CDS e o PSD, há dois anos e meio, coligados no MUDE, apresentaram para quatro anos, entre outras, as obras seguintes: metro de superfície entre Elvas e Badajoz, complexos de piscinas nas Freguesias rurais, pista de galgos de corrida, hipódromo, kartódromo, terródromo, ciclovias de Elvas ao Caia, assim como a criação da "cidade desportiva" numa perspectiva de concentração dos equipamentos para Desporto, o que equivale a dizer que seria necessário demolir alguns para reconstruir noutro local…

Com sinceridade e seriedade, achamos que já é tempo de acabar com esta maneira de fazer política. Os Elvenses estão habituados a que as obras sejam pensadas, projectadas, apresentadas, construídas e pagas; assim é com o Presidente Rondão Almeida e a sua equipa. Mas não têm o hábito de ouvir dizer uma coisa em campanhas eleitorais, dando lugar a afirmações contrárias passado pouco tempo.

Os dias que atravessamos obrigam-nos a estar concentrados na resolução dos problemas e anseios das populações. Desviar as atenções desta tarefa prioritária é pura perda de capacidades e tempo.

Em face da situação difícil que muitas famílias estão a viver, a Câmara Municipal de Elvas, para além da compreensão e solidariedade, acredita que os Elvenses reconhecem uma evidência: se não fosse o apoio social alargado e cada vez maior da Câmara a quem mais precisa, o dia-a-dia de muitos residentes deste Concelho seria ainda mais difícil."


C.M.ELVAS

Comments:

There are 21 comentários for ESCLARECIMENTO DO MUNICíPIO