"NO MEU CONCELHO NINGUÉM IRÁ PASSAR FOME"

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 20 de dezembro de 2011




O município de Elvas vai avançar, em 2012, com a criação de 10 refeitórios sociais para assegurar refeições diárias às famílias mais carenciadas do concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, José Rondão Almeida.


«Enquanto houver crise e pobreza no nosso país, no meu concelho ninguém irá passar fome», garantiu o autarca.
De acordo com José Rondão Almeida, «é a pensar nos mais carenciados» que, em 2012, a câmara vai avançar com a constituição de 10 refeitórios sociais, um em cada uma das sete freguesias rurais e três na sede de concelho.


O programa é o “abraço solidário” que oferece uma refeição (almoço), aos beneficiários. Este programa pretende apoiar agregados familiares com elementos:


- em situação de carência económica
- que se encontrem desempregados, devidamente inscritos no Centro de Emprego de Elvas
- em situação de prisão, morte, doença, separação e abandono
- em situação de catástrofe
-residentes na área do Município de Elvas, sem limite de idade.

A carência económica tem de ser conferida de acordo com um cálculo feito a partir do rendimento mensal líquido, tendo em conta as despesas fixas e o número de elementos do agregado familiar.

A Câmara Municipal efectua protocolos com os quatro centros de convívio existentes na cidade: Belhó/Raposeira, Terreirinho João Domingues, ARPI de Elvas e Centro Convívio da Boa-Fé. Em cada um desses locais, são servidas a refeições aos utentes.

Nas freguesias rurais, são utilizados os refeitórios escolares, sendo o horário das refeições, para os utentes do refeitório social, posterior ao horário dos alunos.


A Câmara Municipal de Elvas articula através de protocolo com o Lar Júlio Alcântara Botelho, que esta instituição fica responsável pela confecção e entrega das refeições nos quatro centros de convívio da Cidade.


Mais uma vez um exemplo da política social da edilidade Elvense.

Fontes: Lusa, Cm-elvas

Comments:

There are 1 comentários for "NO MEU CONCELHO NINGUÉM IRÁ PASSAR FOME"