RETROSPECTIVA 2011

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 28 de dezembro de 2011





JANEIRO

-Ano novo imagem nova na Câmara Municipal de Elvas

- O Presidente da Câmara Municipal de Elvas prevê duplicar o investimento em obras do concelho no ano de 2011

- O projecto para a estação internacional Elvas-Badajoz já está a concurso.

- O actual Presidente da República obteve 49,37 por cento, num total de 3364 votos em Elvas, com o apoio de Rondão Almeida.

- A XXV cimeira luso-espanhola, cuja realização tem sido sucessivamente adiada desde finais de 2010, continua sem data marcada devido ao que os dois Governos insistem ser meros problemas de agenda.

- As obras de requalificação e ampliação da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, ainda não chegaram totalmente ao fim, mas as novas instalações já foram inauguradas.


FEVEREIRO

- O Parlamento Europeu votou a favor da directiva da UE relativa aos direitos dos doentes em matéria de cuidados de saúde transfronteiriços.

- Os trabalhadores do Município de Elvas, obrigados a devolver o dinheiro relativo a aumentos salariais, estão a passar por dificuldades financeiras "muito preocupantes", alertou hoje um dirigente sindical.

- A Câmara de Elvas, na reunião de 9 de Fevereiro, aprovou o Regulamento Municipal do Programa “Abraço Solidário”, um documento a enviar à Assembleia Municipal.

- A Câmara Municipal de Elvas inaugurou a segunda fase da obra de requalificação da envolvente ao Viaduto e a segunda e maior parte da iluminação das muralhas seiscentistas da Cidade.

- O projecto português de alta velocidade continua a avançar apesar dos protestos dos responsáveis políticos da oposição e das dúvidas sobre o financiamento e a viabilidade económica do mesmo.


MARÇO

- Foi aprovada na reunião do executivo camarário a substituição da relva do campo Patalino por relvado sintético.

-A Câmara Municipal de Elvas devolve 3% dos possíveis 5% relativos ao IRS

- O mais emblemático carnaval do Alentejo, Carnaval Internacional de Elvas, enche as ruas do centro histórico de Elvas de cor, alegria e diversão

- Cidad’elvas atinge as 100.000 visitas

-Varche vence o prémio Cidad’elvas para o melhor grupo do Carnaval 2011.

- António Escarduça ameaça abandonar a APPACDM

- No dia em que completa 80 anos de vida, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro foi homenageado pelo Município de Elvas com a atribuição da Medalha do Concelho.


ABRIL

- Elvas e Badajoz anunciam que vão reabilitar os seus baluartes com financiamento europeu antes do final de 2012.

- José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, é anunciado como o cabeça de lista pelo Partido Socialista (PS), no círculo eleitoral de Portalegre nas Eleições Legislativas de 5 de Junho.

- José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, já não é candidato pelo Partido Socialista (PS) à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Portalegre para eleições legislativas.

-Rondão Almeida faz saber em comunicado que "pedi hoje ao Presidente da Federação e ao Presidente da Comissão Política Distrital a minha retirada dessa lista, por razões de natureza pessoal que me impedem de ter o empenho imprescindível à batalha eleitoral que se avizinha. Não posso, nem sei, travar uma batalha desta natureza sem ser na sua plenitude".

- Afinal o TGV vai chegar ao Caia mas daí não vai passar, depois de toda a conjuntura que se plantou no nosso País está posto de parte o desenvolvimento para o lado Português.

- A Câmara Municipal, aprovou o programa preliminar dos projectos das piscinas em Freguesias rurais do Concelho: em Santa Eulália, Vila Boim e Terrugem.




MAIO

- Um grupo de 50 pessoas de Vila Boim, concelho de Elvas, percorreu desde sexta-feira, 29 de Abril, até quarta-feira, 4 de Maio, os 214 quilómetros que separam a localidade alentejana de Fátima em carroças puxadas por mulas e éguas.

- A classificação das fortificações de Elvas como Monumento Nacional, cujo processo formal arrancou quinta-feira, vai permitir uma "protecção muito maior" daquele património, valorizando a respectiva candidatura a Património Mundial, garantiu a vereadora Elsa Grilo.

- “O Elvas” é campeão distrital 2010-2011

- O Director da EPRAL (Escola Profissional Região Alentejo) num encontro entre alunos daquela Escola numa unidade hoteleira da região, referia a alguns órgãos de comunicação social presentes, que o pólo de Elvas da EPRAL vai mesmo ser encerrado dentro de 3 anos.

-A Unidade de Longa Duração e Manutenção da Cruz Vermelha Portuguesa de Elvas foi inaugurada após um investimento total de 853 mil euros e que engloba a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

- O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão de Almeida, acusou hoje o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de pretender "acabar" com o TGV, projeto pelo qual os alentejanos levaram "décadas a sonhar"


JUNHO

-O maior bacalhau dourado do Mundo foi confeccionado no Coliseu de Elvas. Ao todo, os 350 quilos de bacalhau, sete mil ovos, 350 quilos de batata palha, 20 litros de azeite, 400 voluntários e um tabuleiro de 20 metros de comprimento ajudaram a inscrever esta iguaria no Livro do Guinness.

- Promovido pela Associação Empresarial de Elvas, decorreu a apresentação do site e da plataforma interactiva.

- A Câmara Municipal de Elvas organiza um desfile de "Carnaval de Verão", no centro histórico da cidade.

- A directora regional das Pousadas do Alentejo admitiu que a Pousada de Santa Luzia em Elvas, gerida pelo Grupo Pestana, corre o risco de encerrar, por falta de rentabilidade.

- A Câmara Municipal, aprovou o protocolo entre o Município de Elvas e a Confraria das Santas Chagas de Elvas, com vista à recuperação dos cinco Passos da Via Sacra, num investimento próximo de 150 mil euros

- Protocolo assinado entre o Município Elvense e a Arquidiocese de Évora, representada pela Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, para a recuperação da Igreja de Nossa Senhora das Dores, numa obra com a duração prevista de um ano.

- O Executivo vai suspender a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, segundo o programa de Governo

Comments:

There are 0 comentários for RETROSPECTIVA 2011