RONCAS DE ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 15 de dezembro de 2011



"Instrumento musical tocado no Natal elvense, “ Das nove horas até à meia noite de Natal percorrem as ruas da cidade differentes grupos de homens do povo, cantando em altas vozes, em coro, e n’um rhytmo e entoação especial, trovas ao Menino Jesus, acompanhadas pelo som áspero da ronca: alcatruz de nora, ou panella de Barro, a cujo bocal se adapta uma membrana, ou pelle de bexiga, atravessada por um e pau encerado, pelo qual se corre a mão com força para produzir um som rouco. Somente pelo Natal é este instrumento ouvido” (António Tomás Pires, “A noite de Natal, o Anno Bom e os Santos Reis” – in Estudos e notas elvenses. Elvas António Torres de Carvalho, 1923, 2ª ed.p.9.) Ao som das roncas, como memória dos tempos, ressoando cavas e roucas, a acompanhar o compasso lento, dos cantes dos homens, que embuçados nos seus capotes, arrostam o frio da invernia para reverenciar o Menino Deus.
Trata-se de um instrumento musical ancestral com origem em África e que foi introduzido nas zonas raianas da Península Ibérica no século XVI. “Em África, o instrumento estava associado a rituais tribais de iniciação sexual, enquanto que em Elvas está associado à quadra natalícia, à fertilidade e ao nascimento”.
A Ronca é feita com barro em cujo bocal se adapta uma membrana atravessada por uma cana. Para tocar a Ronca basta ter a cana encerada (com água) através da qual se corre a mão com força para produzir um som rouco. Na vizinha cidade espanhola de Badajoz, o mesmo instrumento é designado por Zabomba, mas não há fabricantes espanhóis."


A exposição “Roncas”, com cerâmica de Luís Pedras, está patente na Casa da Cultura de Elvas a partir de hoje até 6 de Janeiro. O mais tradicional instrumento musical do Natal de Elvas, em diversas formas e tamanhos, pode ser visto no horário seguinte: de segunda a sexta-feira, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 17.30 horas; aos sábados, das dez ao meio-dia e meia hora.

Fontes: cm-elvas; paula-travelho.blogs.sapo.pt/

Comments:

There are 0 comentários for RONCAS DE ELVAS.