SÃO MATEUS 2009 ... 1º DIA!
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Hoje é o dia 1 para a preparação do São Mateus 2009. Ao que parece está tudo encaminhado para a tão falada remodelação do recinto da piedade. Em entrevista à Rádio Elvas o juiz da Mesa da Confraria do Senhor Jesus da Piedade está receptivo à proposta apresentada pelo presidente da Câmara de Elvas, de avançar com a requalificação do Parque da Piedade. José Nunes referiu que "a proposta da Câmara, quando concretizada, será levada à Assembleia Geral da Confraria para os irmãos apreciarem e acredita que haverá receptividade para analisar a ideia que o município tem para este espaço” e que "será feito o melhor para o futuro do Parque da Piedade e, em particular, para a Feira de S. Mateus”.
A ideia da Câmara de Elvas para a Piedade passa, segundo foi oportunamente referido pelo presidente da edilidade elvense, pela modificação do piso – actualmente a saibro – e pela construção de quatro a cinco grandes naves, destinadas a albergar sectores como a restauração, artesanato e pecuária, projecto este que poderá ser candidato a financiamento comunitário e o custo dos trabalhos deverá ascender a sensivelmente 25 milhões de euros.
Está então posto em marcha a preparação dos próximos São Mateus mais adequados aos tempos de hoje mas não deixando de lado uma coisa importantíssima, nunca descaracterizar o nosso São Mateus e deixar de parte o lado bem tradicional da feira.
FOTO: http://fotografosdeelvas.blogspot.com/
Se a confraria for forçada a aceitar, que o Rondão o faça bem longe da Igreja, Jardim da Fé, Chafariz e Lago, para não conspurcar este complexo.
Que se afaste da localização actual da Expo S. Mateus, ou os mamarrachos vão ficar umas décadas(não para sempre)ao lado da Igreja.
Se o S. Mateus dura 10 dias, porquê fazer mamarrachos permanentes?
É que as tendas adaptam-se à dimensão cada ano exigida!
Rádio Elvas. Bom trabalho no São Mateus e o seu site é reflexo disso.
Parabéns. São merecidos.
Excelente iniciativa. Finalmente!
Esperemos que façam uma obra digna de tão nobre espaço.
Lendo o comentário das 9:05 precebe-se porque nunca foi feito nada no Parque da Piedade e até admira como conseguiram construir a igreja. Estas mentes atrasadas típicas do interior rural e esquecido dos lugares mais recôndidos do planeta ainda existem em Elvas e têm que ser banidas de uma vez por todas.
Além desse imobilismo, existe também a maldade que é visível nas palavras daquele comentador e o politiquismo barato de quem diz mal só porque tem que atacar a Câmara que não é da sua cor política. Vai-te tratar!
Como é possível alguém achar bonito e adequado o tendeirismo das barracas que mais fazem parecer a feira de S. Mateus um mercado do Norte de África? Acordem, vivemos num país europeu, num continente em evolução e onde o desenvolvimento sustentável é uma preocupação das autoridades!
Espero que a mudança seja para melhor, acredito que sim. Pelo menos ao nível de infra-estruturas. Visto o recinto estar ultrapassado.
Quanto aos moldes da Feira, deverá ser repensada, não indo pela cópia fácil de algumas outras feiras. Seria interessante ver algo de inovador!
Acho que se deve apostar nessa renovação e remodelação. Um evento como o São Mateus deve ter conforto para os milhares de visitantes que por aqui passam. Fui ver o concerto da Ana Moura e as condições deixaram mt a desejar.
Precisamos dar o salto. Já agora sou da opinião que se devia apostar tb nas tradições, dar mais ênfase ao desfile dos carros de canudo, estruturá-lo...acho que ideias não faltam e são sempre bem-vindas desde que sejam para valorizar as festas da cidade.
Aguardemos então pela edição 2009 do São Mateus que esperemos renovado e de cara lavada.
Abraço
Estes rondonistas só se lembram que vivemos na europa para acabar com tradições e pôr o nome em placas. Deixem o parque como está que o dia que esse tarado lá meter a mão vai acabar com o "nosso" S. Mateus como já fez com a feira de Maio e a da Boa-fé.
Uma feira não é uma expo, querem tachos e euros a correr pro vosso bolso inventem o dia de s.rondão e façam uma expo nas sochinhas. Não se enchergam????
Concordo que o caminho da modernização do recinto, aliado à manutenção de tudo o que é tradicional no São Mateus é o correcto. O São Mateus só por isso não chega. É necessário melhorar as condições para todos os visitantes.
E a construir as tais naves, podem sempre ser aproveitadas para outra actividades durante o resto do ano.
O anónimo das 10.03h estava mal disposto.
Porém, nem esse estado, supostamente normal, permite que deixemos de considerar a sua opinião como pouco válida.
Mesmo muito pouco.
Nem sei para que serve.
O anónimo tiaguento das 10:03 deve pensar que o tarado é alguém parecido com o seu pai ou com a sua mãe. Por isso fala com tanto conhecimento de causa.
Se rondão deiotar a mão a mão ao parque da piedade faz com ele as mesmas atrocidades que fez com a rua da cadeia e largo da misericordia.
Realmente á gente que aqui vem só para descarregar o veneno e o ódio que sente pelas pessoas da câmara. Nem sequer deixam uma ideiazinha.
Acham que continuar com a Feira de S. Mateus implantada num terreno com pó e lama é manter a tradição; esses que pensam assim porque não se alumiam com candeeiro a petróleo para manterem a tradição?
O que me espanta é que o São mateus se realiza á anos e sempre foi assim, nunca ninguem pensou em alterar as coisas agora é preciso o dono da cidade querer-lhe deitar a mão para haver tantos intiligentes a defenderem essa idéia estapafurdia.
Durante muitos anos as pessoas andaram de burro: sempre foi assim até passarem a andar de carro.
Durante muitos anos as pessoas viveram em cavernas: sempre foi assim até passarem a viver em cabanas.
Durante muitos anos as pessoas viveram em cabanas: sempre foi assim até passarem a viver em casas.
Durante muitos anos os Portinholeiros portaram-se mal: sempre foi assim e sempre assim será, até ao dia em que em mais umas eleições o povo vai dizer que está farto dessa mentalidade opositora destrutiva e bafienta e lhes dá mais um resultado eleitoral miserável. Aí podem repetir: SEMPRE FOI ASSIM! E SEMPRE ASSIM SERÁ!
não val a pena dar resposta a certos came.. perdão cavalheiros porque está visto que eles não gostam da feira do S. Mateus.
Eu nem sou de Elvas e não falho um ano, faça sol ou faça chuva eu vou, só que estes tipos não enxergam, haviam de estar lá quando chove ou acabou de chover, os sapatos coitados, mas não é por isso que me venho embora, quem gosta gosta, quem não gosta não vai.
Arramgem lá o passeio e as naves para darem condições a quem os vizita que nós agradecemos. tenho dito.
jmar
Ideias serão certamente para todos os gostos, umas mais tradicionais e conservadoras, outras mais viradas para o desenvolvimento e de futuro, mas penso que numa todos estamos de acordo, o nosso S. Mateus terá obrigatoriamente de continuar a ser as Festas da cidade por muito que se queira mudar ou que fique como esta, sendo que, a organização terá forçosamente que se manter com a Confraria, pelo simples motivo que não se misture a politica como se tem vindo a misturar, neste debate que tem sido a alteração ou não do recinto das festas. Imagine-se o que seria, independentemente da cor politica que "reina-se", se as festas fossem organizadas pela autarquia, não seria mais um veículo de propaganda em anos de eleições?
Cpts.
Não amigo Badji, se fosse a Câmara a organizar a Feira não seria um veiculo de propaganda, porque as Câmaras não são Partidos nem Associações. As Câmaras Municipais são organismos de Estado, percebe? Organismos do Estado Português, que cumprem as competências e atribuições que estão previstas e reguladas pela Lei Portuguesa. Estão consignadas na Constituição da República Portuguesa como entidades responsáveis da democracia.
Já chegámos a este ponto de haver cidadãos que "enchem pelos ouvidos" porque há gente da oposição que faz política baixa e que tenta a todo o custo passar a mensagem que a Câmara está ao mesmo nível deles. Não está.
Há uma diferença abismal entre uma Câmara e os mini-opositores que há em Elvas: uma Câmara é uma entidade oficial, tanto que no seu Concelho, de acordo com a Lei do Protocolo de Estado, um Presidente da Câmara, tem estatuto equivalente ao de um Ministro; os indivíduos da oposição são pessoas individuais ou filiados em partidos políticos sem qualquer responsabilidade de Estado. A Câmara implanta políticas sociais, culturais, etc. de forma responsável; as oposições fazem política partidária, nem sempre com sentido de responsabilidade, onde se inclui a propaganda de que o Badji fala.
A distância entre uns e outros é de Anos Luz.
Um abraço,
do Verdadeiro Issope
Nota - Apesar do que lhe disse, e apesar de nos outros Concelhos serem as Câmaras a organizar as respsctivas feiras, em Elvas acho que a Confraria deve continuar a fazê-lo, apenas permitindo que a Câmara melhore as condições físicas do recinto.
Caro Issope faltaram três pequenas palavras que fazem a diferença " ano de eleições", eu referia-me por exemplo, que a cor que reina-se no poder autárquico, pudesse assim utilizar as festas para tentar cativar mais votos, tudo o resto que comentou acerca de uma autarquia está correcto, mas não conhece politico que perto de eleições tenta conquistar mais um voto? Não é em ano de eleições que inclusive o poder central tenta utilizar armas, como por exemplo descida de impostos, para ganhar mais uns votos? Também não é verdade que as inaugurações em anos de eleições são aproveitadas para isso mesmo? Desculpe-me mas eu opino assim e deixe que lhe diga mais, não generalizo os políticos, mas regra geral quando estão no poder funcionam assim em "ano de eleições"
Cpts.
Eu acho perfeitamente legítimo que quem é eleito pelo povo e faça um bom trabalho goste de mostrar a quem o elegeu que fez e faz esse bom trabalho. Claro que sim.
A democracia é isso também, e as pessoas só votam neste ou naquele se vir um bom trabalho, ou pelo menos era assim que devia ser.
se uma Câmara organiza uma feira e faz tudo para que o certame saia bem, e corre mesmo tudo bem; então é justo que a população reconheça isso. Quem fica a ganhar são as populações e é até bom que isso influencie positivamente o resultado eleitoral, caso contrário quem trabalhava bem não podia concorrer às eleições.
Até parece quem quem trabalha bem todo o mandato e também no ano das eleições, merece ser castigado, ou então tem que esconder o bom trabalho para parecer que não fez nada ou que fez tudo mal.
Essa desconfiança é fruto dos discursos politiqueiros de opositores de quem está no poder, para influenciar o pensamento de pessoas bem intencionadas. E isto já é feito há tanto tempo e com tanta frequência, que acaba mesmo por influenciar as pessoas bem intencionadas, nas quais quero incluir o Badji.
Um abraço e bom fim de semana.