ELVAS NO CORAÇÃO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Ontem à tarde esteve presente em Elvas o programa da RTP “Portugal no Coração”. Aproveitando as festas da cidade, o programa da Radiotelevisão Portuguesa emitiu em directo com algumas reportagens desde o parque da piedade. Uma excelente promoção para Elvas e as festas da cidade (por fim a televisão vem a Elvas sem ser por uma desgraça!). Falou-se nas tradições que têm mais de dois séculos de existência, dos romeiros e campistas que por estes dias se encontram na mata da piedade e uma entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Elvas.
Nessa mesma entrevista Rondão Almeida referiu que o São Mateus e o seu recinto já se encontra ultrapassado para os dias de hoje. O parque da piedade necessita de ser remodelado, com colocação de piso adequado e a construção de pavilhões cobertos que protejam da intempérie. O São Mateus tem de acompanhar a evolução sem claro está esquecer a tradição. O evento mais importante da cidade tem tal como outros eventos da mesma natureza como o são a Ovibeja ou a feira de Zafra, modernizar-se e adaptar-se aos tempos modernos.
A construção de naves que alberguem uma feira da gastronomia, uma feira de gado, um salão de espectáculos ou uma exposição automóvel mais condigna, independentemente da tradicional feira que existe actualmente, são as ideias básicas do presidente da edilidade elvense. Para que tudo isto seja uma realidade os donos dos terrenos (Confraria do S.J.P.) terão de estar abertos a todas estas intervenções que se querem para breve.
Elvas na televisão. Por uma boa razão: o São Mateus a festa da Piedade e o concelho.
Parabéns a todos.
E, para quem não gostou (há sempre desses...), paciência.
A máquina de propaganda do rondão parece chegar às cabeças mais insuspeitas.
De facto o Parque da Piedade é gerido por uma confraria aberta, à qual qualquer um de nós pode pertencer.
O problema é que o rondão não deve interferir num espaço já de por si muito limitado, para construir pavilhóes e calcetar o resto, acabando com o tradicional tendeiro que hoje vem a Elvas.
À volta do parque da Piedade sobra espaço, por exemplo, do outro lado da estrada de Lisboa, ou junto ao restaurante "El Cristo"
A pressão assumiu do rondão sobre a Confraria chegou ao absurdo de escrever no Boletim Municipal que ou a Confraria aceitava a intervenção mutiladora do Parque, ou o Povo de Elvas julgaria a Confraria.(tentando assim lançar a discórdia entre os confrades)
O rondão tem que se habituar que na casa dele(infelizmente o espaço público de Elvas) pode mandar e fazer as asneiras que quiser, no espaço dos outros,(Parque da Piedade), não manda!
Daqui faço um apelo à Confraria para que mantenha o Nosso São Mateus e que resista às intervenções mutiladoras do rondão!
A pressão popular e das instituições aumenta.
A Rádio Elvas, em boas reportagens da Piedade, tem estado equilibrada e atenta sobre este problema.
Agora vem a câmara. Já ouvíramos o governador civil do distrito. Já se escutaram diversas personalidades; por sinal, todas no mesmo sentido.
Pode ser que a confraria ceda ao seu imobilismo conservador.
Pode ser...
Confiemos no Senhor Jesus da Piedade. Ele já tem feito tantos milagres.
Elvas promovida no País pela RTP-1 e no mundo português pela RTP-Internacional.
Fantástico para o concelho.
Quem se lembrou disto merece o nosso aplauso e agradecimento.
Só os tais não gostaram. Preferiram uma reportagem em directo, à porta do tribunal, ao estilho de Felgueiras ou Gondomar. Mas estão com azar.
Estamos ansiosamente à espera do comunicado do CDS/PP sobre este assunto.
O Senhor Jesus da Piedade não pode contemplar todos...
Na última semana, tudo está a decorrer muito bem: Pendões, feira, tourada, monumento do Combatente do Ultramar, Portugal no Coração e pressão sobre a inevitabilidade da evolução do parque da feira.
Mas, no mesmo período, para outros, cada vez que se seguem as boas notícias aumenta o mal-estar.
Maldita azia...
Às 9.10 horas chegou a reacção.
"A reacção não passará!" - como se dizia há mais de 30 anos.
A irracionalidade nunca é boa conselheira.
O fundamentalismo não é saudável.
O imobilismo paralisa.
A vertente abarrarraca e tendeira da feira é terceiro-mundista.
O pó e a lama é no campo; não é em parques de feiras.
Se a ASAE fosse o que se diz, fechava os bares quase todos por falta de higiene.
Mutilar a inteligência e a capacidade de adaptação à evolução dos tempos é que é castrador.
Nesta terra, o espaço dos portinholeiros é mais pequeno que o Beco de Penas.
Cada um à sua dimensão.
Viva Elvas, a evolução, o progresso e a competitividade com outras cidades alentejanas e portuguesas.
Quem aprecia a dimensão aldeã, tem a Aldeia do Pombal a 4 km.
Boa viagem!
Fique por lá. É o seu sítio.
"e pressão sobre a inevitabilidade da evolução do parque da feira."
O comentador das 9:17 diz "pressão", não quererá dizer chantagem?
"Pressão" ou "chantagem".
A escolha da palavra mais ajustada à realidade conduziria a uma discussão longa e provavelmente interminável.
Mais vale ver a realidade e os seus reflexos.
Vamos acreditar que a remodelação acabará por ser feita.
Pensamento positivo.
Há mais de 500 anos, quando as caravelas portuguesas partiram para a descoberta do caminho marítimo para a Índia, houve que ficasse no Restelo a dizer que aquilo não daria em nada.
Enganaram-se!
Agora, dos que se enganaram não reza a História. Lá só consta que os objectivos foram atingindos com brilhantismo.
Inspiremo-nos com o que temos de bom na História.
Deixemos a falar sozinhos aqueles que duvidam de quase tudo e que dizem que isto não dá em nada.
A publicidade é sempre boa! Ajuda a divulgar e traz novos visitantes.
Promover Elvas é o que todos precisamos.
Pelos menos todos que querem que o concelho vá em frente.
Mais programas televisivos deste géneros são bem-vindos.
Elvas no país e no mundo.
Elvenses quase todos satifeitos.
É uma pena o CDS/PP de Elvas estar a perder uma oportunidade de ouro para falar do São Mateus deste ano.
O presidente da câmara está de parabéns, por três razões: pelo monumento ao combatente do Ultramar, pela ideia de melhorar o parque da feira e pela RTP em Elvas.
é por se estar atado a esse desperdicio da historia que foram as descobertas (que outra coisa nos trouxeram para além de uma referencia historica?)qu8e Portugal é o que é: piolhoso, ranhoso, vaidoso e ainda por cima invejoso. Ainda que nao morra de amores por Saramago, cada vez mais creio que se trata de um país que terminará acoplado a Espanha. Qiue tem isto a ver com as obras e o Rondao? Simples: estamos vivendo outra era de descobertas (desta vez do betao e das obras publicas... tudo em prole de inconfessáveis designios) que pese o facto de embelezarem Elvas, nada mais oferece de dinamismo capacitador da fixaçao da snovas geraçoes. Pobre Povo, Naçao Doente!
O Marçal também trouxe a TV a Elvas.
O parque da Piedade deixará de o ser quando o regedor lhe puser a mão, embelezar a cidade foi agradável e na maioria dos casos de gosto discutivel, agora que os tachistas oportunistas socialistas queiram colar isso a desemvolvimento é no minimo desespero puro e duro por não terem capacidade para mais. Empresas que dê trabalho aos "poucos" elvenses que querem trabalhar, onde estão? se até para os embelezamentos vão buscar empresas de fora. Vão pastar caracois estes defensores da bosta só porque têm um tacho seguro. Quero que o meu filho não precise fazer o mesmo que a irmã e tenha de sair de Elvas para trabalhar, quero que a minha filha volte para trabalhar na terra que a viu nascer e crescer, assim como a toda a sua familia e isso não vou conseguir por ter um parque da piedade com o nome do rondão, ou mais placas com o nome dele em equipamentos que estão às moscas. Desenvolvimento passa por atrair imvestimento e não por espetaculos pimba, fontes liminosas, rotundas mal estruturadas e demagogia barata.
A TV visita todos os dias muitas cidades, vilas e aldeias do interior e já antes o tinha feito em Elvas, a diferença é que desta vez não se falou do bibi, do cruz, do marçal ou da casa de elvas. Grande admiração; seria sim muito estranho como acontece nos outros anos o nosso S.Mateus não ser mencionado em qualquer canal. Não venham gritar cada vez que fazem algo bom pois que essa é a vossa obrigação, ganham muito mais que o que merecem para trabalhar e mesmo assim só sabem autoelogiarem-se.... é demais
Ao anónimo das 11:51, só queria acrescentar que muitos de nós colocam o interesse dos seus filhos à frente da cegueira partidária.
Em vez de Querer gastar dinheiro a MUTILAR o Parque da Piedade, por que é que não gasta dinheiro nos estudos de infra-estruturação do Caia para que aí possa crescer uma grande Cidade à custa da prosperidade de Espanha?
É que o Caia apesar dos grandes projectos, é delimitado por Reserva Agrícola e Ecológica, nada se fez para sequer reclassificar o Caia!
Pena que quem está no poder não pense assim, até porque o futuro dos filhos está sempre garantido com boas cunhas e pagamento de favores, normalmente em empresas do estado onde ganham muito e nada fazem, por isso podem por o partido por cima de tudo, pois que é o partido que mais tarde os vai recompensar. Veja-se o caso dos filhos do Sampaio, quantos e quantos mais qualificados ficaram para tráz? Média de 10?? nem deveria ser admitida para um callcenter.
Paulinho Portinholas anda muito activo a escrever mentiras e falsidades. É a sua especialidades. Como já não tem assuntos novos diz sempre a mesma coisa e ofende toda a gente. Ele também tinha emprego garantido na Quinta de Santo António, mas isso foi até chuparem tanto no osso e trabalho nada, que levaram aquilo à falência e teve que ser outro a pegar na desgraça que Paulinho lá deixou.
E já agora, foi no tempo dos Governos da direita que receberam o dinheiro do Fundo de Turismo, não foi? Quantos empresários de Elvas tiveram direito ao mesmo? Então aqui não houve favorecimento, ou eram de partidos diferentes? Grande diferença: o PSD é de direita e o CDS também.
Era assim que Paulinho Portinholas queria garantir o futuro das novas gerações de portinholeiros.
PSD e PS, são todos da mesma escumalha, são esses que têm sistemáticamente enterrado este País na miséria.