E DEPOIS DA ACISE?
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 2 de setembro de 2008
“Tenho, porém, uma grande mágoa: que o mundo empresarial e económico não se organize no nosso Concelho. Há muito que a Câmara aguarda vir a ter um parceiro neste sector; mas, por indicadores recentes, forma-se em Elvas uma associação de empreendedores, com provas dadas em diversos ramos da actividade económica, que querem levar por diante um parceiro social. É disto que o nosso Concelho precisa; por isso, a Câmara Municipal não pode ter outra postura: disponível para o diálogo.”
São estas as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Elvas no editorial do último boletim municipal.
E com toda a razão, Elvas necessita urgentemente de uma associação empresarial, agora mais que nunca. O futuro que se avizinha risonho com a chegada da nova plataforma e do comboio de mercadorias (esperamos que assim seja), traz à nossa cidade a necessidade de organização em termos empresariais, essencialmente para tirar proveito de estas novas oportunidades que iram surgir.
Depois do desaparecimento da ACISE outras novas associações começaram a querer aparecer sem o impacto que deveriam ter tido e sem nunca se imporem de maneira firme. Não caberá Câmara Municipal a criação de esta nova associação, já que esta deve estar independente de qualquer força política e livre de qualquer interesse. Deve ser uma associação onde o único e principal objectivo seja o desenvolvimento económico do nosso concelho.
Pena é a apatia e falta de empreendurismo da maior parte dos comerciantes e empresários da nossa cidade. Vamos esperar por melhores dias e acreditar que é possível que a nossa cidade cresça a nível empresarial e para isso uma nova associação será fundamental.
O dono deste blog que desculpe, mas tenho que dizer aqui que o Tiago Abreu continua a censurar comentários que deixo no blog dele. Não deixei nenhum cometário ofensivo, apenas não são a concordar com ele e por isso não tenho direito a ver a minha opinião publicada. É um anti-democrata que vem para os blogs dos outros armado em santo e que todos os dias vem dar lições de moral aos outros. Devia ter vergonha, mas já sabemos que não tem! Pois claro.
Tema muito pertinente e urgente!
O problema aqui, tal já o disse por diversas vezes, é a falta de união do povo elvense. Temos que ser mais unidos e ter consciência colectiva. Em Elvas não temos empresários, temos patrões, os quais vivem de costas viradas uns para os outros, a desdenhar o que o vizinho do lado tem, a invejar e a mandar abaixo. E tal como referido no post não há empreendedorismo.
Dou um pequeno exemplo elucidativo: este verão a minha cara metade esteve em Elvas e procurou colocar uma vedação no nosso quintal, e de todas as empresas que visitou, repito TODAS, nem uma fazia a montagem, apenas vendiam o material. Isto é uma enorme falta de visão e serviço ao cliente. Com esta mentalidade não vamos lá...
A Associação Comercial é um tema no qual a Câmara pode e deve ajudar, mas não fazer o trabalho todo.
Volto a dizer-lhe - Se tiver a coragem de dizer quem é (o que não acredito) estarei disponível para lhe mostrar os comentários não colocados. É fácil tentar denegrir um blog sob a capa do anonimato, eu pela minha parte continuarei a proceder da mesma maneira. Comentários com "apelidos" tipo "cox...", "put...", "filhos da put...", "panele...", etc....NÃO SERÃO COLOCADOS. Se foi V. Exª que os enviou tem bom remédio, faça um blog e meta-os lá!
O Sr. Tiago porque não comenta os artigos e se deixa de alimentar polémicas. Afinal de contas o que tanto apregoa não o faz. Comente os artigos e deixe-se de lavar roupa suja.
Querem uma associação empreendedora? Falem com os chineses que eles ensinam como é...
Aqui querem vender gato por lebre a um preço exoerbitante e assim que ganham algum, antes de pagar aos fornecedores compram um carro novo, ora assim não há comércio que resista, aprendam com os vossos pais e avós que lhes deixaram os comercios que vocês agora tão alegremente destroem
Querem uma associação empreendedora? Falem com os chineses que eles ensinam como é...
Aqui querem vender gato por lebre a um preço exoerbitante e assim que ganham algum, antes de pagar aos fornecedores compram um carro novo, ora assim não há comércio que resista, aprendam com os vossos pais e avós que lhes deixaram os comercios que vocês agora tão alegremente destroem
Sobre este assunto, é de referir a sebastiânica ADE, conhecida indistintamente por Associação Desenvolver Elvas e Aliança Democrática de Elvas. E eu explico porquê.
Os seis da vidairada apresentaram-se no início de Julho e prometeram reaparecer em Setembro, que está à porta. No dia de se apresentarem, com os objectivos anti-Rondão que todos têm, puseram um Simão das Dores a ler um texto onde se viam os contornos do que estava por trás da máscara.
Desconfio que, quando aparecerem, já lá está uma associação empresarial à séria, sentada na cadeira motriz do desenvolvimento concelhio.
Mas formada por empresários trabalhadores e com empresas que geram emprego e riqueza, não são desenvolvimentistas do blá-blá-blá...
Dentro de dias, vou dar mais notícias e sugerir-te, meu caro Júlio César, que postes em conformidade com o que achares de radicamente diferente, entre empresários elvenses devidamente associados e desiludidos da luta partidária e sindical à procura de uma pitada de mediatismo.
Combinado? Dentro de dias, falamos.
Estou curioso e expectante para saber mais sobre essa associação empresarial em Elvas.
É que, desde os tempos da defunda ACISE - que levou para a cova facturas de serviços não prestados -, estamos à espera que o meio empresarial elvense se organize como força vital do concelho, independente de liderzecos do partidarismo local.
A Câmara Municipal de Elvas vai promover Encontros Temáticos, nos próximos meses, segundo foi decidido na reunião do Executivo camarário realizada em 27 de Agosto. Nestas reuniões, vão participar, por convite, os agentes ligados a diversas áreas: movimento associativo, empresários, turismo, saúde, educação, desporto, juventude e cultura. Estas sessões de trabalho são restritas e destinam-se a dar a conhecer os projectos e ideias da Câmara Municipal, nas áreas de actuação do Poder Central, bem como recolher sugestões dos diversos intervenientes.
O parágrafo acima foi retirado do site da câmara.
Comentário: sabiamente, Rondão vai atapetando o caminho; tranquilamente, prepara trabalho para 2009 e anos seguintes; preocupada com foguetes, a oposição portinholeira continua a apostar uma vitória da secretaria, renunciando totalmente a defrontar o adversário em campo, reconhecendo implicitamente que a derrota está certa.
Uma táctica um tanto “benfiquista à Luís Filipe Vieira”, que apostou em queixar-se à UEFA em vez de assegurar um lugar que garantisse acesso à Liga dos Campeões.
Aposto que a associação empresarial que vai aparecer vai dar 5-0 ao intervalo à ADE - Associação Desenvolver Elvas, recheada de gentinha cheia de frustações no âmbito político-partidário.
Acreditemos que vai aparecer gente leal, sem máscara, com riqueza produzida e empregos criados capaz de fazer uma associação que seja bem representativa, como verdadeiro parceiro social.
Ou seja: queremos um original de qualidade e não uma fotocópia de má qualidade e cheia de nódoas.
RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO TIAGO ABREU, ÁS 10:01:
Não sou eu que envio os cometários ofensivos que dizes que tens no teu blog, "guardados para um dia...", com que nos ameaças. Acredito que és tu mesmo que envias esses comentários para o teu blog, como anónimo ou com o nome de outros, claro. Afinal deves ter experiência nesse tipo de estratégias, com uma cabeça tão ardilosa como a tua. Calculo que para teres ainda mais razão, nos últimos dias deves te ter mandado muitas a ofender-te a ti próprio e a outras pessoas que detestas, para disfarçar e parecer que estás inocente. És um especialista. Eu sei.
"Deve estar independente de qualquer força política e livre de qualquer interesse. Deve ser uma associação onde o único e principal objectivo seja o desenvolvimento económico do nosso concelho"
Foi escrito. E bem escrito.
Por isso, a ADE - Associação Desenvolver Elvas, nascida de cabeças partidárias e sindicais, nunca há-de ser nada.
Só pela cabeça de um carrinho de choque, habituado a ser matraquilho, poderia passar a ideia que uma coisas destas ia longe.
Vai, vai...
Vai morrer à nascença, abafada por esta verdadeira associação empresarial, com gente que quer andar para a frente e onde os má-línguas ficam isolados.
Força, rapazes! Vão em frente!
E, quanto melhores estiverem, mais ridículos ficam os desiludidos, os habituados à derrota e os viciados em dizer mal.
O que faz falta é um grupo sério e trabalhadores.
Elvas não precisa dos descarrilados da política nem dos marginalizados dos sindicatos.
A ADE nem precisa de ver a luz do mundo; já lhe tirámos a fotografia.
Venha outra associação!
Venham outros elementos!
Os seis elementos da ADE, notando a reacção ao seu aparecimento, perguntaram se não tinham direito a constituir-se.
Têm todo o direito!
E nós também temos todo o diteito de dizer que não acreditamos naquele pessoal.
Queremos melhores.
Merecemos melhor.
Daqueles da ADE já estamos fartos.
Queremos outros.
Força, rapaziada! Acredito em vós que estais a trabalhar para aparecer em força.
Uma coisa é bem verdade. Precisamos mesmo de uma associação empresarial organizada e activa. Todos ao molho e fé em Deus não vamos a lado nenhum.
Não posso deixar de comentar a má-fe do comentador das 12:05 e 12:06;
Tenho a dizer-lhe o seguinte:
Tenho 2 inquilinos moldavos, pagam tudo até ao último tostão;
Nunca nenhum senhorio se queixou dos comerciantes chineses;
Quem se queixa dos comerciantes chineses é o comércio tradicional;
O comércio tradicional que se governa com trespasses e outras golpadas, sempre à custa dos senhorios, diz que os empresários chineses, não podem pagar as rendas do mercado;
Não percebem é o que é estar abertos 14 horas por dia e sete dias por semana, num projecto familiar, sem empregados;
daQUI por 30 anos anos, quando os maiores empresários da península ibérica forem chineses, então vão perceber!
Para o António Tomas Pires: Não podemos nem devemos colocar tudo dentro do mesmo saco. Nem todos os comerciantes chineses são correctos. Nem todos os do comércio tradicional são oportunistas. Há gente que trabalha muito.
Comentário ao post:
E se estivesse a ser preparada uma surpresa para 2009 para as aleições autárquicas? Garanto-vos a credibilidade do que estou a escrever. O que me dizem?
De momento e porque convém escolho o anonimato.Obrigado pela atenção.