FORTE DA GRAÇA, S.A.?
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 30 de setembro de 2008
No final da semana passada foi anunciada pelo Ministro da Defesa Nuno Severiano Teixeira a Lei de Programação e Infra-Estruturas Militares (LPIM), que aqui foi debatida e explicada na passada sexta-feira.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/09/alienao-de-patrimnio.html
Depois das declarações do próprio ministro ficamos a saber que a nossa “jóia da coroa”, o forte da graça, seria um dos monumentos a alienar. Apesar de todas as perspectivas de melhoras para tão nobre património elvense, estou eu e talvez muitos dos elvenses com “o pé atrás” em relação ao que se irá ali fazer. São enormes as potencialidades do local e do monumento em questão, mas serão bem aproveitadas?
Terá de ser bem ponderado todo o projecto a realizar e penso que todos os elvenses deveríamos ser parte integrante, quanto mais não seja na criação de uma opinião pública em relação ao destino a dar ao nosso Forte da Graça.
O certo é que e bem, o estado Português decidiu fazer alguma coisa, porque deixar o forte no estado que neste momento se encontra seria uma verdadeira barbaridade.
Tema este já debatido muitas vezes também pelo caro colega bloguista, conselheiro Zé de Melo, espero pelas vossas opiniões em relação ao destino a dar ao forte da Graça. Unidade hoteleira?
Espaço museológico?
Parque temático?
Temos pelo menos direito à opinião sobre o destino a dar a um monumento tão nobre e único e que a nós elvenses nos diz tanto.
FOTO: http://fotografosdeelvas.blogspot.com/
Eu acho, que pelo que representa este espaço para Elvas e para a história de Portugal, que deveria ser convertido num espaço museológico. Porém com um suporte em condições, que permitissem ser um sucesso.
A questão de servir para hotelaria não seria descabido, desde que seja com um concessão em condições e por um limite de tempo não muito longo.
Cumprimentos
Ali cabe tudo!
Ali pode e deve haver espaço de memoria!
Ali pode haver espaços didaticos!!
Ali pode haver hospedaria!
Ali pode haver tudo, mas o que importa é que haja algo que evite que entre em maior degradaçao!
Concordo que o facto de se fazer algo já é positivo. Não se pode deixar aquele espaço ao abandono. Tê-lo lá sem qualquer proveito e desprezado pelas pessoas, é como não ter.
Deveria ser uma Pousada de Portugal histórica
Deveria ser uma Cadeia de Portugal histórica
como aquela lá em S Francisco dos EUA, de Sing-Sing, parece-me
uma especie de Museu do Anti-Fascismo, como aquela lá em cabo verde do Tarrafal
e dar emprego aos Elvenses do Colégio de Vila Fernando(Colónia) que aí trabalhavam e agora vão ser despedidos pelo Partido Socialista...
Isso era o que tu gostavas que acontecesse. Se os funcionários fossem despedidos devia ser pelos esforços que os infiltrados do PSD e do CDS, que o Partido Socialista não sustituiu na chefia dos organismos do Estado, estariam a fazer. Basta ver o que ainda acontece nas Zonas Agrárias onde os mandantes continuam a ser os da direita reaccionária.
Estou a imaginar um espaço devidamente caracterizado entre o que seria um Centro Cultural, Pousada e Turismo Rural, Restaurante e um espaço de comércio de produtos tradicionais.
Cpts.
P.S. Pena o Euromilhões não tocar.
Espero que seja mantida a arquitectura do local. Claro que os privados vão cuidar melhor do Forte do que o Estado Português... O normal... e claro, só quem tiver dinheiro poderá usufruir dele. Um hotel ou pousada... para ricos. Acho bem. Preserva-se o património. E os turistas virão e ficarão impressionados. Elvas poderá ter uma projecção diferente com isso.
Aprovado!