OS ESPECTÁCULOS
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Faltam 10 dias para que possamos novamente ouvir o hino do Sr. Jesus da Piedade a caminho do Santuário. Faltam 10 dias para que todos digam novamente, este ano a procissão era maior, 10 dias para que todos os elvenses nos possamos orgulhar de uma coisa tão nossa como são os pendões e a feira de São Mateus.
Muito se tem falado ultimamente sobre as festas da nossa cidade. Aqui como em outros blogues se tem debatido e bem a evolução ou a falta dela para a Feira de S. Mateus. Tem-se falado sobre o local, sobre as datas entre muitas outras coisas.
Um aspecto que também se tem falado é em relação aos espectáculos a realizar no recinto da Feira, englobados na Expo São Mateus. O programa à muito que é do conhecimento geral, bom para uns mau para outros, é certo que neste casos não se poderá agradar a gregos e troianos mas o que trago aqui hoje a discussão é isso mesmo, a qualidade ou gosto em relação aos espectáculos.
Os jovens queixam-se que não há um único espectáculo virado para a sua faixa etária, existem outros que dizem que novamente este ano é mais do mesmo e há aqueles que gostam. Há também quem defenda que como não é ano de eleições os espectáculos são um pouco mais pobres.
Polémicas à parte, mas respeitando todas as opiniões eu pergunto:
Será este o cartaz de espectáculos do agrado da maioria da população?
Com que critério são escolhidos os artistas?
Porque não diversificar um pouco mais os estilos de música durante os dias de espectáculos?
São questões às quais todos temos a nossa opinião, espero então pela vossa.
Além dos comentários de cada um, aqui ao lado deixo também uma sondagem em relação ao que todos pensam sobre aos espectáculos de este ano.
Esta conversa não faz sentido e é preciso que nós os jovens acabemos com ela de uma vez.
Quem critica os espectáculos do São Mateus não são os jovens. É pá, nós temos espectáculos à grande todo o ano. Temos a maior Semana da Juventude do Alentejo em Elvas, com concertos só para nós e este ano é que foi à grande! Este ano actuámos todos, tivémos todas as bandas de Elvas na maior em cima daquele grande palco a actuar para milhares de amigos nossos vindos de fora e de cá!
Temos o Encontro de Bandas onde damos livre avento à nossa arte! Temos concertos no Coliseu, ainda agora tivémos o espectáculo espectacular do Rui Veloso!
É pá, isto é que é para jovens! Para nós tem que ser tudo à grande! Não pode ser na tenda do São Mateus.
No São Mateus temos os bares, que a Confraria nos coloca num espaço de 3 metros quadrados e não dá mais espaço. Nestas festas da Piedade queremos é curtir junto dos bares, copo e abraços aos amigos, caros de choque e adrenalina nas alturas! Queremos lá saber da tenda e dos artistas.
É pá, na Semana da Juventude e no Encontro de Bandas, os artista somos nós! Vivá festa jovem e deixem-se de cantigas. O São mateus é tradição e a tradição é antiga, tão a ver não é. deixem os velhotes divertirem-se que nós também gozamos à grande!
Presidente vá em frente! Para o ano que vem queremos uma Semana da Juventude ainda mais fixe! Altamente, Presidente!
Boa amigo. Concordo. No São Mateus queremos é farra nos bares.Essa é a nossa tradição! Cervejola, shot e som. Se fizessem concertos só para jovens na tenda do São Mateus ficávamos com os bares às moscas e lá se ia o investimento. Porra, lagarto, lagarto, lagarto! Viva o Sporting!
A gente toca nos bares com os amigos, canta, namora as gajas e as gajas namoram os gajos, olé!
Olé pois, e temos duas corridas de touros. Nunca se viu! No Coliseu que tem o nome do nosso Presidente! E viva o Rondão! Amigo o povo está contigo! Ninguém pára o Rondão!
Viva o grupo de Forcados de Elvas e os outros que também são nossos amigos. Viva a festa brava e viva o Coliseu. Grande arena! Isto é que é o São Mateus!
É malta, levantei-me agora para ir ao Centro de Juventude (aí a net sempre é de graça, tão a ver?) e dou de caras com isto!
Eu tenho pais e avós e vejo o que eles gostam desses espectáculos de fado e Marco Paulo e padre Borga e Frei Herman. Deixem lá que tâm direito. Eles não vão aos nossos bares porque não querem e nós só vamos aos espectáculos da carpa se quisermos. Eu vou à Ana Moura. Dizem que é boa (da música, porra! não sejam mal intencionados, vá, vá...)e nunca a vi, quer dizer... ouvi.
Espero que tenham lá um barzinho para molhar a mação de adão!
Agora vou ao Espaço Net, fica-me mais barato. De lá, pode ser que me apeteça mandar vos mais um SMS.
ISto começa a raiar o ridiculo. Então não tá mais que visto que estes comentários são da mesma pessoa? De dentro da Câmara? Até o viva o sporting denuncia...
Cambada de palhaços. Comentários ridiculos e despropositados, semana da juventude?? a sorte destes socialistas é que esta juventude é mesmo rasca, rasca, rasca, basta um télélé com sms à borla que nem olham por onde andam é uma lástima olhar para 99% destes jovens que só têm olhos pró telemovel, mandam sms até a exaustão, não têm apetencia por mais nada. Os espéctaculos deveriam ser a pensar naquela faixa etária que em vez de estar a comer por conta, são os que no final do mês lhes roubam parte do ordenado para pagar a estes gatunos, os que trabalham, os dos 25 aos 45 anos, quando um espétaculo para essa faixa etária como se vê até em Vilas como o Crato, etc... A idade de ouro são todos os egoistas com mais de 50 anos que não pensam nos filhos ou netos na hora do voto, a juventude a que se referem são os menos de 20 que só querem télélé, a verdadeira juventude, são os que ainda vão mantendo este País de pé com o seu trabalho e nesses ninguém pensa a não ser para os roubarem nos finais de meses... porra que é demais
São espectáculos para quem dá votos, os jovens que são a minoria ficam a ver navios. Porreiro pá!
Anda viciada esta blogosfera elvense...
Mas se lerem os três primeiros comentários de forma sarcástica, então a coisa anima e até dá pra rir...
O amigo AP dos óculos escuros vai-se revelando aos poucos! O apoiante do Tiago do costume como já se poude ver por outros comentários. Ainda nunca te vi dizer nem de nada que a Câmara ou a Confraria façam. Isso passa-te. Porreiro pá!
Podia haver cartazes
A anunciar hip-hop
No meio destes ases
Portinholas é um flop
Vê lá se não usas a mesma técnica do Tiago Abreu. Tu até pareces (não posso afirmar porque não de conheço)uma pessoa séria. Espero que admitas que se discutam os teus posts, ainda mais quando são os jovens a fazê-lo.
Mas o que não entendo mesmo é como podes admitir manter aquels comentários carregados de ódio e rancor aos idosos que os Tiagos escrevem. Eu cá acho que ao permitir-se esse tipo de ofensas a pessoas que são nossos avós ou bisavós, estamos a manifestar concordância, porque são de conteúdo praticamente "racista".
É esta gente xenófoba que incita ao ódio. Ao promovermos essas suas ideias estamos a colaborar com a sua estratégia, logo, a concordar.
Os espectáculos não estão nada de especial... para mim, poderá haver quem pense diferente, mas já não é o primeiro ano que estes espectáculos me passam completamente ao lado... Entretanto no passado fim-de semana o Carlos Manaça esteve no Alandroal, e neste fim-de-semana Pete Tha Zouk, Wraygunn e Slimmy na Vidigueira... Além dos James no Crato há duas semanas atrás... Mas pronto nós temos o que temos...
PS - E já agora, falem sobre o tema que por acaso não é política como já se nota aí por alguns posts iluminados... Abram os olhos para o que interessa à cidade, e não para as cores dos partidos ou outras amizades...
Pessoalmente, não posso dizer que fique muito entusiasmado com este cartaz.
Outros haverá que gostem. Os meus pais devem gostar.
Ciadelvas, até que enfim contamos contigo do nosso lado. o nosso Tiago deve estar como nós, feliz por te ter conosco. Assim é que é, força de dar a torto e a direito nesses socialistas de meia tigela.
Anónimo das 12:21,
Quem me conhece sabe o que critico na Câmara: a sua ausência de políticas económicas para o desenvolvimento do concelho e o desprezo pelos jovens. Elogio as obras públicas pela rapidez e eficiência com que são feitas. Elogio o Coliseu (mas não o nome), a circular, as rotundas, o espaço envolvente aos arcos, etc. Lavou-se a cara da cidade, que bem precisava, mas fico por aqui. Ok? Pronto já falei bem da Câmara...
PS: aprenda a escrever, não é "poude", é "pôde" ou "pode" consoante o significado que queira dar...
Falaram em racismo por criticar a idade de ouro???? quem incita e promove que se olhe mal para essas pessoas é quem discrimina esses mesmos velhotes pela positiva para angariar votos. Se todos fossem tratados de igual no conselho não haveria comentários a criticar os velhotes que só pessam nas passeatas na altura do voto e nunca pensam nas dificuldades que os socialistas estão a criar a quem trabalha ou quer trabalhar. E já agora porque a camara não promove esses passeios e almoçaradas só para os carênciados? é que na sua maioria são reformados da GNR, PSP e Forças Armadas que nunca fizeram a ponta dum corno e têm reformas maiores que a média dos ordenados de quem leva uma vida a trabalhar. è mesmo e só caça ao voto...
O Palácio faz um investimento enorme neste, e nos anteriores edições da Expo S. Mateus.
O cartaz está destinado a um público-alvo que ali se desloca.
Colocar uma banda hip hop, como foi referido, naquele palco seria ridículo.
Criar um espaço alternativo com espectáculos para as faixas mais jovens pode ser uma solução.
Tenho 22 anos e vivo em Elvas. O cartaz é vergonhoso para os jovens, tenho pena que muitos deles não saibam o que é música e, acima de tudo, só pensem em bebedeiras e em dar trabalho ao Corpo de Intervenção da Policia. Mas se ruins os há, outros não o serão. Quanto ao cartaz sendo jovem reconheço que cative os mais velhos e, se alguém, tem qualidade desses "artistas todos" é a Ana Moura. O resto é puro lixo musical. Cultivem-se... Ainda bem que vai havendo bons concertos pelo Alentejo... Crato, Montemor, Estremoz, Portalegre, Évora, Beja, Avis, Mora, etc...
Um dia pode ser que perceba porque é que dizem que os Xutos ja vieram a Elvas à pouco tempo, quando o Rui Veloso já veio 2x depois deles (2005 e 2008)... Aproveitem e tragam-nos para o ano a Elvas que fazem 30 anos de carreira e juntem o ROCK português com uma boa banda do mesmo género espanhola (Heróis del Silencio, por ex.) e teremos uma noite bem passada.
O São Mateus não é um festival musical, mas reparem o que é que enche a Ovibeja? o que é que leva as pessoas a ir ao Crato e a Estremoz... e por aí fora.
Os comentários deixDOS por todos os que vêm a este blog estragam a intençaõ do mesmo. Tenho pena disso. Vou continuar a visitá-lo mas não a comentá-lo. Bem haja a todos.
Um espaço alternativo, como indica o nome seria de baixo investimento e um pouco à margem do "principal", ou seja, para fazer coisinhas de treta mais vale gastarem dinheiro para construir a Universidade que o Zézinho disse um dia Elvas ter... talvez a ideia fosse dizer que Lisboa é a capital dos estudantes elvenses.
"...Levantem os cornos da palha..."
Anónimo das 23:34,
Comentário muito sensato da sua parte! Assino por baixo!!!
Em abono da verdade, o modelo praticado este ano na semana da Juventude foi muito funcional, isto é, um grande espaçamento entre bares (o que em caso de rixa permite a rápida acção do Corpo de Intervenção, ou em caso de necessidade, a entrada de uma ambulância), permite que os sons musicais entre bares não se misturem tanto. Ao fim ao cabo, gera também uma boa área útil virada para uma "cabeceira" onde se poderia montar um palco para concertos. Obviamente que não teríamos concertos a noite toda, mas se terminassem por volta das duas da manhã, os bares lucrariam na mesma até às seis.
Assim, podíamos ter concertos ao nosso gosto, e numa área só para os mais jovens.
Um boa ideia seria as empresas que exploram os bares ou, quando são explorados pelos jovens, as empresas que lhes vendem as bebidas, pagarem esse palco e os grupos que iriam actuar nele. Ao fim e ao cabo, quem mais lucraria seriam essas empresas.
isto é mesmo comentarios de quem nao tem mais nada para fazer!
cambada de incultos infantis!
vao trabalhar com dignidade e deixem a vida dos outro em paz!
ass. alguem que acha ridiculo esta palhaçada!
tenham vergonha!
A solução para os mais novos passará por algo muito semelhante às casetas espanholas e como alguém já referiu antes um palco alternativo com música para eles. Se há tantos sítios onde a festa decorre em vários palcos consoante o tipo de música porque não fazer o mesmo em Elvas?
Gostava mt de ver o Saúl Ricardo (O Bacakhau Quer Alho), hihihihi, esse é que é artista para vir a festa