HORTAS COMUNITÁRIAS EM ELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
As Hortas Comunitárias são espaços criados para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade. Espaços onde as famílias se podem inscrever e cultivar os seus produtos, como a alface, tomate, couve, espinafre, repolho, alho, cenoura, entre outras verduras e legumes, assim como árvores de frutos, plantas medicinais e aromáticas.
As Hortas Comunitárias são espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com um forte potencial sócio-cultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores.
As Hortas Comunitárias estão implementadas em terrenos da autarquia que são disponibilizados, aos munícipes, para a prática de horticultura.
Estes terrenos, geralmente inseridos em espaços verdes de lazer, são divididos em talhões e equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água.
Normalmente os participantes são seleccionados por ordem de inscrição e em função da proximidade da sua residência à localidade da horta. É firmado um contrato de duração anual (porém renovável) com o horticultor de cada talhão.
Todos os horticultores recebem formação, prática e teórica, sobre agricultura sustentável e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas.
A utilização do espaço requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento das Hortas Comunitárias, ou seja, a utilização correcta dos recursos oferecidos, uma convivência sã entre horticultores, bem como, o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e livre de químicos.
Em Elvas foi aprovada na última reunião do município a criação de hortas comunitárias. Nesta matéria, vai ser implantado um projecto-piloto: na zona da Belhó/Raposeira. Nesta última localização, um terreno com dois hectares vai ser dividido em áreas de 200 e 250 metros quadrados, para poderem ser utilizados por moradores da zona.
Uma excelente iniciativa já adoptada em muitos concelhos do nosso País e que se quer de sucesso.
ameiii a dica =]
beijinhos :)
http://priscilalirow.blogspot.com/
Uma coisa que não me agrada,são os democratas que não são democratas,são os que defendem o socialismo e se dizem socialistas mas meteram o Socialismo na gaveta,não gosto dos que fazem caridádezinha à custa do desemprego,das reformas de miséria que a maioria recebe,nem gosto dos que nada dizem sobre a venda da EDP,mas são contra a quem faz greves,não gostam dos sindicalistas,nunca são contra aos lucros,escandalosos da banca,também não estou de acordo dos que defendem as hortas comunitárias, como uma solução para ultrapassar as péssimas condições que muitos Portugueses passam, mas nunca, nunca defenderam a Reforma Agrária,que era e será uma verdadeira transformação dos campos do Alentejo e Ribatejo.