HORTAS COMUNITÁRIAS EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


As Hortas Comunitárias são espaços criados para a prática da horticultura de lazer, para os munícipes de uma cidade. Espaços onde as famílias se podem inscrever e cultivar os seus produtos, como a alface, tomate, couve, espinafre, repolho, alho, cenoura, entre outras verduras e legumes, assim como árvores de frutos, plantas medicinais e aromáticas.

As Hortas Comunitárias são espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com um forte potencial sócio-cultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores.

As Hortas Comunitárias estão implementadas em terrenos da autarquia que são disponibilizados, aos munícipes, para a prática de horticultura.
Estes terrenos, geralmente inseridos em espaços verdes de lazer, são divididos em talhões e equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água.
Normalmente os participantes são seleccionados por ordem de inscrição e em função da proximidade da sua residência à localidade da horta. É firmado um contrato de duração anual (porém renovável) com o horticultor de cada talhão.

Todos os horticultores recebem formação, prática e teórica, sobre agricultura sustentável e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas.
A utilização do espaço requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento das Hortas Comunitárias, ou seja, a utilização correcta dos recursos oferecidos, uma convivência sã entre horticultores, bem como, o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e livre de químicos.

Em Elvas foi aprovada na última reunião do município a criação de hortas comunitárias. Nesta matéria, vai ser implantado um projecto-piloto: na zona da Belhó/Raposeira. Nesta última localização, um terreno com dois hectares vai ser dividido em áreas de 200 e 250 metros quadrados, para poderem ser utilizados por moradores da zona.

Uma excelente iniciativa já adoptada em muitos concelhos do nosso País e que se quer de sucesso.

Comments:

There are 2 comentários for HORTAS COMUNITÁRIAS EM ELVAS.