GRANDE OBRA, GRANDE INSTITUIÇÃO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Nos finais dos anos oitenta, por iniciativa de um grupo de cidadãos do Distrito, foi constituída a Comissão Instaladora de uma unidade de atendimento a deficientes, com sede em Elvas, e com capacidade para várias dezenas de utentes.
A primeira sede social desta associação foi na Torre Fernandina, que transitou, posteriormente, para o antigo Banco do Hospital de Elvas, na Rua da Feira.
Foi então que, com a colaboração de várias entidades, se encetou o processo de construção da actual sede social: a Câmara Municipal de Elvas e o Centro de Emprego disponibilizaram o terreno com a área aproximada de 13.500 m2; o Gabinete de Apoio Técnico de Elvas realizou o projecto de arquitectura que previa espaços para atendimento e apoio nas áreas da Intervenção Precoce, da Escolarização, das Actividades Ocupacionais e da Formação Profissional.
Actualmente, é prestado apoio a mais de uma centena de utentes em domínios tão diversos como o da Intervenção Precoce, o da Escolarização, das Actividades Ocupacionais e da Formação Profissional, existindo ainda uma empresa (“!A Nossa Empresa”) destinada a desenvolver os potenciais humanos dos utentes formados no curso de Conserveiro de Frutos.
Uma das grandes apostas da APPACDM de Elvas, na actualidade, é a construção de um Lar/Residência que possibilite o apoio permanente aos utentes que, pela sua condição física e/ou psicológica ou pela sua situação familiar, o necessitem.

É já na próxima quarta-feira o lançamento da primeira pedra de esse tão desejado projecto.
O Lar Residências e Residências Autónomas da APPACDM são uma obra de 850 mil euros, num investimento de dinheiros públicos: 40 por cento da Câmara Municipal de Elvas e os restantes 60 por cento do Poder Central.
Esta nova estrutura vai poder acolher até 24 utentes, todos os dias, durante 24 horas, sendo destinada a quem tem maiores dificuldades de acompanhamento familiar. O equipamento instala-se num edifício com três unidades residenciais, uma para 12 utentes e mais duas unidades para seis utentes cada uma.
Para mim uma das obras mais importantes realizadas no nosso concelho nos últimos tempos. Uma obra que vem de encontro aos desejos de muita gente necessitada.
Uma palavra de grande apreço á direcção da APPACDM que com o seu trabalho e o seu esforço tem lutado nestes últimos 20 anos para a afirmação e integração de esta grande instituição em Elvas. Saúdam-se também todas as instituições que têm ajudado a concretizar todos estes projectos como é o caso da Câmara Municipal de Elvas.



Comments:

There are 11 comentários for GRANDE OBRA, GRANDE INSTITUIÇÃO.