AINDA O IKEA.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Investimento previsto para a zona do Caia quer conquistar portugueses IKEA avança para Badajoz a "olhar" para o AlentejoA empresa multinacional sueca IKEA quer abrir uma grande superfície comercial em Badajoz, junto à fronteira do Caia, para tentar captar clientes do Alentejo. Até ao momento a multinacional de móveis e artigos de decoração ainda não confirmou publicamente o seu interesse na instalação, mas recentemente responsáveis suecos estiveram reunidos com autarcas de Badajoz onde manifestaram a intenção de apostar numa nova unidade junto da raia.


Segundo foi avançado por representantes espanhóis, depois de um encontro entre ambas as partes, caberá agora ao departamento de urbanismo do Ayuntamiento de Badajoz – que já manifestou o seu apoio ao projecto - dar seguimento ao processo, sendo que, entre outras prioridades apontadas pelo IKEA está, justamente, a questão da localização.


É que os suecos não tencionam abdicar da zona do Caia, alegando que aí poderão tirar, mais facilmente, partido da proximidade com Portugal. A empresa considera que Badajoz é uma cidade "muito interessante", porque para além de ter mais de 140 mil habitantes e ser atractiva para o resto da população da Extremadura, congregando mais de um milhão de pessoas, é hoje o local escolhido por milhares de portugueses, sobretudo alentejanos, para ali realizarem as suas compras.


A escolha dos terrenos próximos do Caia apresenta ainda como mais-valia o facto de a zona ser atravessada pela auto-estrada que liga Lisboa a Madrid, sendo que no futuro irá ali nascer a estação do comboio de alta velocidade. Além disso, há outros investimentos que prometem dinamizar a zona, como é o caso da plataforma logística que Badajoz e Elvas vão realizar em parceria.


De resto, a Refer vai avançar com o estudo destinado ao projecto da Plataforma Logística prevista para o Caia, como já anunciou a própria secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que encarregou a Rede Ferroviária Nacional para esta tarefa.


O presidente da Câmara de Elvas, Rondão de Almeida, já foi informado pelo Governo sobre os recentes avanços, acrescentando ainda o autarca que depois da elaboração do projecto do lado português, o Executivo vai, finalmente, entrar em diálogo com o congénere espanhol para se avançar com a plataforma de cunho transfronteiriço, tal como os ambos governos planearam.


"Acreditamos que há-de avançar tudo em conjunto, porque foram essas as orientações que o primeiro-ministro. No primeiro semestre de este ano será colocada a primeira pedra da obra ", admite Rondão de Almeida.


O edil elvense reporta-se às questões relacionadas com o ordenamento do território e ambientais. "Tudo isso foi em conjunto com a própria câmara no decorrer de 2008, para que no início de 2009 se possa dar início às obras. Temos ainda a informação de que a Refer, além de ficar com a responsabilidade da linha férrea e de tudo o que tem também a ver com a estação do TGV, passou ainda a ser responsável por levar por diante o projecto da plataforma logística do lado português."


Recorde-se que o IKEA dispõe, até momento, de apenas duas unidades em Portugal, sendo uma delas em Alfragide (Lisboa) e uma segunda em Matosinhos, tratando-se e superfícies que habitualmente se aproximam de um área de 24 mil metros quadrados, dos quais 18 mil dão destinados a vertente comercial e 6 mil para estacionamento.


Comments:

There are 1 comentários for AINDA O IKEA.