14 DE JANEIRO

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


Comemora-se hoje o feriado municipal de Elvas, passam 350 anos da Batalha das Linhas de Elvas, marco histórico para a cidade e o País. A Batalha das Linhas de Elvas constituiu a primeira grande batalha da Restauração, e uma retumbante vitória para Portugal.
As comemorações têm o seu auge durante o dia de hoje mas continuam durante todo o mês de Janeiro. Das comemorações do dia de hoje ressalta a recriação de um momento bélico de 1659 a realizar na rua Cadeia logo após o desfile em continência à entidade militar das forças em parada, na Praça da República.
Esta evocação histórica pretende recriar o período da batalha, em que o Exército português conseguiu vencer o confronto, depois de se ver cercado. O espectáculo é elaborado por uma companhia de teatro e tem como objectivo a dinamização da História de Elvas e a recriação de um episódio histórico, através do recurso da canhões, soldados, pólvora, lutas a pé e a cavalo e até um hospital militar, tudo com o objectivo de uma aproximação à realidade dos acontecimentos do século XVII.
Sem dúvida um evento a não perder.
Bom feriado. Desfrutem e participem nas celebrações (se o tempo assim o permitir) de este dia tão importante para a cidade de Elvas.

Comments:

There are 6 comentários for 14 DE JANEIRO