JUSTA HOMENAGEM.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Realiza-se no próximo domingo A cerimónia da inauguração do Monumento ao Combatente do Ultramar. Este monumento, para a Câmara Municipal de Elvas e para o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, representa a homenagem justa a todos os naturais ou residentes do Concelho que combateram em África, entre 1961 e 1974, nas três frentes de guerra: Guiné, Angola e Moçambique.
Uma grande homenagem por parte da autarquia elvense a todos os Elvenses e não só que combateram no antigo ultramar Português. Aproveitando um espaço de grande tráfego na nossa cidade que se encontrava mal aproveitado, a Câmara Municipal construiu um bonito monumento que vai dignificar a nossa cidade.
Uma obra de grande simbolismo. Parabéns.
Merecida. Digo eu.
Passei por lá e achei que aquele espaço ficou com muito bom aspecto, além isso é uma justa homenagem aos bravos combatentes.
Uma hmenagem muito boa por parte da Câmara Municipal. Esperemos agora que não seja alvo de vandalismo porque está realmente muito boa a obra.
Realmente aquilo está a ficar muito bonito. Parabéns Senhor Rondão por acarinhar esta idéia e dar oportunidade de marcar a nossa história numa cidade de grandes tradições militares de onde partiram muitos contigentes para a ex-colónias.
Continue a apresentar obra que nós cá estamos para o apoiar as vezes que forem preciso.
E depois não digam que eu não vos aviso...
No domingo, dia 21, às 11 horas, inauguração do Monumento ao Combatente do Ultramar.
Com mais um ovo de Colombo, Rondão Almeida vai subir mais na popularidade, num meio onde as reacções são fortes e emotivas.
Dia de glória para o presidente, em pleno São Mateus.
Oposição a ver estrelas, emportinholada.
E depois não digam que eu não vos aviso...
Se houve alguém que muito lutou pela dignificação daquela rotunda esse foi o Zé de Mello, e nesta hora de inauguração os parabéns pela iniciativa de honrar os combatentes do ultramar!
Bem Hajam!
Bom S. Mateus!
Alguem sabe em que ex-provincia ultramarina o Sr. Rondão Almeida combateu?
Eu não me lembro!
No minimo tenho de reconhecer a quem a teve uma excelente ideia e a justa homenagem a quem defendeu a nossa pátria. A todos os que contribuiram para a ideia e os que trabalharam nela os meus sinceros parabéns.
Cpts.
Badji
justa homenagem a quem foi "obrigado" a combater e morrer no ultramar para depois socialistas como o bochechas entregar de mãos beijadas aos bichos.
Tinham que vir aqui parar os comentários ofensivos do costume dos tiaguentos do costume, que continuam impunemente a insinuar e a ofender toda a gente.
Quando é que alguém mete essa gentinha sem carácter em Tribunal? Acabem com esta vergonha.
Acho bem a homenagem, mas a qualidade artística do monumento é discutível. Como o belo bombeiro na outra rotunda.
Enfim, desgostos não se discutem...
O dinheiro da obra tinha sido melhor empregue na requalificação de verdadeiros monumentos que existem nesta cidade: fortes, muralhas, centro histórico. Isso sim, monumentos de qualidade.
Faça-se homenagem a quem lutou no ultramar , sim, mas de outra forma. Com qualidade, e já agora, reformas dignas.
Se fosse um desenho ordinário do desequilidrado do Cadete era de qualidade.
Se fosse um poema rasco, um trapo enrrolado, ou uma pincelada invisível da exmª senhora dona Maria José Rijo, era arte de qualidade.
Mas se for uma pintura da Céu Peguinho ou uma escultura do João de Paula já não presta, porque estes são artistas a sério!
O autor da escultura do monumento ao combatente é esse escultor elvense, que tem trabalhos em vários países. Claro que em Elvas tinha que ser a má-língua do costume e já não presta.
Ó gente má que inveja e trata mal aqueles que amam a sua terra!
En un reportaje en Canal Historia vi que Portugal estuvo en guerra en Guinea (Guiné). Confieso que no lo sabía. ¿Por favor, podrían dar algún dato sobre aquella guerra, es decir, el año y el motivo?
Muchas gracias. Obrigado
Céu Peguinho é uma boa artista, tecnicamente falando, sem dúvida, pinta bem. E reconheço o mérito dela. Sem dúvida.
Mas o que digo do monumento... mantenho. O dinheiro era melhor empregue a cuidar de verdadeiros monumentos que a cidade tem.
Quanto a esse escultor, desconheço. O que vi dele foi bem pouco, e nada me agradou. Tem jeito. Só isso, e isso é o pior que se pode dizer de um artista. Ter jeito não é o mesmo que ter talento.
Boto abaixo sim, não é por ser da santa terrinha que tenho de dizer bem.
Elvas já teve grandes artistas. Um deles, nunca foi reconhecido. Entretanto falecido. Talvez um dia se faça justiça à sua obra.
A inauguração foi linda.
O monumento está um espectáculo.
Quem critica é infeliz e insensível.
Ou então trata-se de ataque de portinholice aguda. Vão ao médico.
O MONUMENTO AOS COMBATENTES
POSITIVO: RECORDAR O SACRIFÍCIO DAQUELES QUE SOFRERAM E PADECERAM POR PORTUGAL
NEGATIVO: A ESTÁTUA DO SOLDADO É DESCABIDA E DESNQUADRADA DO SENTIMENTOS DE PAZ DOS DIAS DE HOJE. UMA TOCHA, UMA GRANDE LÁPIDE,UMA COLUNA...ISSO SIM. UM SOLDADO NÃO.
A INAUGURAÇÃO COINCIDIU COM A CHEGADA DA PROVA DA MEIA MARATONA (11.00 HORAS/ DOMINGO)
JÁ NINGUÉM PENSA?
Antes a estátua ia ser sem qualidade porque, segundo as mentes maldizentes de Elvas, nenhum artista elvense com valor presta.
Depois era grande, depois era pequena, depois era magra, depois era gorda...
Agora é porque é um soldado e devia ser uma tocha, depois uma lápide, depois uma coluna...
Antes não se fazia, agora é porque foi à mesma hora da maratona... Se fosse de tarde devia ser de manhã, se fosse madrugada devia ser à noite...
Quem decide pensa e bem. Só não pede conselhos a gentinha da má língua como tu, senão não fazia nada e continuavas a passar pela mesma estrada de cabras com dois metros de largura e por isso nem rotudas tinhas.
Sei que o monumento foi feito de acordo com as pretenções e achegas da Liga dos Combatentes. É justo e sábio.
Sei que foi àquela hora por conveniênci daquelas entidades militares e porque na nossa cidade já há tantas actividades que é difícil não sobrepor nada. Bem diferente dos teus velhos tempos em que havia tão pouco que qualquer hora que escolheces não se sobrepunha a nada.
Infeliz e insensível?
Muitos familiares meus combateram em África. E o que acham eles do monumento? Que falta a cabeça de um preto espetada na arma!
Tenham juízo: um soldado desproporcionado (já vi bonecos feitos por crianças com melhores noções de anatomia!) não homenageia quem deu a vida na guerra colonial.
O outro boneco na rotunda mais abaixo junto ao estádio: um atleta com uma cabecinha minúscula, num corpo largo e anatomicamente errado. Será que ninguém sabe ver? É o resultado de não terem ligado às aulas de educação visual. Não têm noção. O Zé Povinho não tem noção. Aplaude toda a porcaria.
Até a porcaria das collants da outra no museu. Essa é outra fraude, mascarada de arte. Enfim...
Y para el señor que lo preguntó: Portugal y Guiné Bissau han estado en guerra, por los mismos motivos que Portugal y Angola o Mozambique.
La independencia de esos paises.