CORREIO DOS LEITORES
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 23 de maio de 2008
Exmo SrCoordenador do Blog
Tomei a liberdade de lhe enviar, o texto que fizémos chegar à imprensa escrita ,a respeito da nossa posição (PSD/Elvas) em relação à situação recente do Hospital de Elvas que originou à elaboração de uma Petição.
A Petição que iniciámos, não tem cor, nem é propriedade nossa.Simplesmente, fizémos o nosso dever. Com os melhores cumprimentos
O Presidente da Comissão Política do PSD/Elvas
José Júlio Cabaceira
Exmo Sr Director
Elvas, 19 de Maio de 2008
O PSD/Elvas, continua a defender a Urgência cirúrgica do hospital de Elvas.
A classificação de Urgência, S.U.B (Serviço de Urgência Básica) atribuída ao Hospital de Santa Luzia de Elvas, nº85 do Ponto de Rede Nacional de Urgência, conforme o Despacho nº5414/2008, iguala o Hospital na referenciação, ao Centro de Saúde de Estremoz (SUB), ponto de Rede nº78 ou ao Centro de Saúde de Ponte Sôr (SUB), ponto de Rede nº80.
O Hospital de Santa Luzia, para além de possuir valências e serviços médicos próprios e inerentes a um Hospital, tem ainda na sua unidade o serviço de Urgência Cirúrgica a funcionar 24 horas, o que significa que está indevidamente classificado no Despacho como Serviço de Urgência Básica. A discrepância entre a lei e o real funcionamento da actual Urgência Cirúrgica é atípica e trouxe natural instabilidade e insegurança às populações e profissionais da saúde. Teme-se o pior, como seja, a perda do serviço de Urgência Cirúrgica 24 horas. Tais preocupações deram origem à elaboração de uma PETIÇÃO ( já subscrita por mais de 5000 pessoas) com a intenção de solicitar a intervenção dos Órgãos de Soberania Nacional neste diferendo.
É imprescindível uma intervenção correctiva e esclarecedora de índole legislativo por parte da Sra. Ministra da Saúde, para tranquilizar as populações, os profissionais e a própria Administração da ULSNA, nomeadamente, com a reclassificação do Hospital de Elvas pela positiva, à semelhança (por exemplo), dos pontos de rede de nº71 e 72 do Despacho nº5414/2008:
-Hospital Distrital de Tomar e Hospital Distrital de Torres Novas integrados no Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E. classificados como: SUB 5, com especificidades na referenciação atendendo às valências médicas instaladas.
Em boa verdade, desconfiamos das palavras e das convicções dadas por algumas entidades locais e Regionais. As convicções de hoje, para alguns, amanhã poderão ser outras. Preto no branco, só a Lei.
O Presidente da Comissão Política
José Júlio Cabaceira
Texto recebido por este blog, o qual transcrevemos na integra para conhecimento de todos os leitores. Reafirmo como outras vezes que este espaço não defende qualquer ideologia política ou cor partidária, defendemos apenas o interesse de todos os elvenses. Estamos deste modo abertos a quem quiser usar este espaço como meio de divulgação de assuntos de interesse à população do nosso concelho, um bem haja a todos.
Tudo o que possa ajudar é bem-vindo, independentemente da cor.
Dualidades JP
Acho muito bem!
Os braços não são só para cruzar.
Elvas, afinal tem elvenses.
O Blog está de parabéns e os elvenses também.
Sinceramente, não me tinha dado conta da gravidade do que está decretado para o Hospital de Elvas.
Lá anda Elvas outra vez na embrulhada. Até quando??? Vou pedir a nacionalidade Espanhola.Isto tá demais!!!
Pois é, quem nos devia defender está preocupado com o umbigo e depois temos de andar os outros a fazer o trabalho dele. Então o presidente da camara não tem a OBRIGAÇÃO de zelar pelos interesses de Elvas? O tipo foi eleito só para dar passeios e jantaradas aos velhotes?...