DEVEM ABRIR AOS DOMINGOS À TARDE?

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 8 de maio de 2008


Os hipermercados vão poder abrir aos domingos à tarde, após a proposta apresentada pelo PSD ter sido aprovada na Assembleia da República. Municípios passam a ter a palavra na abertura das grandes superfícies nesse período. Está, assim, colocado um ponto final na discussão que se gerava nestes últimos anos acerca das vantagens e desvantagens da abertura dos hipermercados nas tardes de domingo.
A nova proposta de lei do PSD sobre aquela matéria tem como palavras de ordem “desregulamentar, liberalizar e descentralizar”, defendendo essencialmente, a possibilidade de os estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços, incluindo grandes superfícies comerciais e os localizados em centros comerciais, possam estar abertos entre as 06h00 e as 24h00 de todos os dias da semana. O partido ‘laranja’ considera que a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados pode contribuir, por um lado para combater o desemprego, por outro para proibir que abram como salvaguarda e sustentabilidade e viabilidade económica do comércio tradicional. No entanto, cabe aos municípios a decisão final sobre o tema.
Por seu turno, o projecto de lei do BE defendia o encerramento das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados, argumentando que a sua abertura prejudica o pequeno comércio, de proximidade, muitas vezes de cariz familiar e que não tem poder para competir com comércio maior, o que muitas vezes leva à perda de clientes e à falência de muitas pequenas empresas de comércio a retalho. De igual modo, também o PCP defende o encerramento dos hipermercados aos domingos e feriados. A Igreja católica está também contra a abertura aos domingos, trabalhar aos domingos conduz à perda da estabilidade familiar, acusa a Liga Operária Católica. Bispo das Forças Armadas entende que o dia deve ser dedicado à família.
O poder passa agora para os municípios, que passam a ter a decisão sobre estas questões, na medida em que deverão ter um papel activo em questões como a luta contra o desemprego e a salvaguarda das pequenas lojas, o chamado comércio tradicional. O que fará então a nossa Câmara Municipal?
No caso de municípios junto da raia como é o caso de Elvas têm de talvez ter em conta que o comércio em Espanha se encontra fechado. O que fazer então?
A partir de hoje deixo aqui ao lado uma sondagem para saber a opinião sobre este tema.

Comments:

There are 6 comentários for DEVEM ABRIR AOS DOMINGOS À TARDE?