CORREIO DOS LEITORES

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 23 de maio de 2008


Exmo SrCoordenador do Blog


Tomei a liberdade de lhe enviar, o texto que fizémos chegar à imprensa escrita ,a respeito da nossa posição (PSD/Elvas) em relação à situação recente do Hospital de Elvas que originou à elaboração de uma Petição.


A Petição que iniciámos, não tem cor, nem é propriedade nossa.Simplesmente, fizémos o nosso dever. Com os melhores cumprimentos


O Presidente da Comissão Política do PSD/Elvas


José Júlio Cabaceira



Exmo Sr Director
Elvas, 19 de Maio de 2008

O PSD/Elvas, continua a defender a Urgência cirúrgica do hospital de Elvas.

A classificação de Urgência, S.U.B (Serviço de Urgência Básica) atribuída ao Hospital de Santa Luzia de Elvas, nº85 do Ponto de Rede Nacional de Urgência, conforme o Despacho nº5414/2008, iguala o Hospital na referenciação, ao Centro de Saúde de Estremoz (SUB), ponto de Rede nº78 ou ao Centro de Saúde de Ponte Sôr (SUB), ponto de Rede nº80.

O Hospital de Santa Luzia, para além de possuir valências e serviços médicos próprios e inerentes a um Hospital, tem ainda na sua unidade o serviço de Urgência Cirúrgica a funcionar 24 horas, o que significa que está indevidamente classificado no Despacho como Serviço de Urgência Básica. A discrepância entre a lei e o real funcionamento da actual Urgência Cirúrgica é atípica e trouxe natural instabilidade e insegurança às populações e profissionais da saúde. Teme-se o pior, como seja, a perda do serviço de Urgência Cirúrgica 24 horas. Tais preocupações deram origem à elaboração de uma PETIÇÃO ( já subscrita por mais de 5000 pessoas) com a intenção de solicitar a intervenção dos Órgãos de Soberania Nacional neste diferendo.

É imprescindível uma intervenção correctiva e esclarecedora de índole legislativo por parte da Sra. Ministra da Saúde, para tranquilizar as populações, os profissionais e a própria Administração da ULSNA, nomeadamente, com a reclassificação do Hospital de Elvas pela positiva, à semelhança (por exemplo), dos pontos de rede de nº71 e 72 do Despacho nº5414/2008:
-Hospital Distrital de Tomar e Hospital Distrital de Torres Novas integrados no Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E. classificados como: SUB 5, com especificidades na referenciação atendendo às valências médicas instaladas.

Em boa verdade, desconfiamos das palavras e das convicções dadas por algumas entidades locais e Regionais. As convicções de hoje, para alguns, amanhã poderão ser outras. Preto no branco, só a Lei.


O Presidente da Comissão Política

José Júlio Cabaceira



Texto recebido por este blog, o qual transcrevemos na integra para conhecimento de todos os leitores. Reafirmo como outras vezes que este espaço não defende qualquer ideologia política ou cor partidária, defendemos apenas o interesse de todos os elvenses. Estamos deste modo abertos a quem quiser usar este espaço como meio de divulgação de assuntos de interesse à população do nosso concelho, um bem haja a todos.


Comments:

There are 4 comentários for CORREIO DOS LEITORES