RETROSPECTIVA 2008!
Publicada por Elvascidade | | Posted On
JANEIRO
Era noticiado o encerramento aos sábados, domingos e feriados o SAP do centro de saúde de Elvas, que justificavam com a fraca afluência de doentes nesses mesmos dias a referido serviço.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/01/mais-um-encerramento.html
O MACE foi agraciado na 3ª Edição dos prémios Turismo de Portugal em Lisboa com uma menção honrosa na categoria Cidade
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/01/mace-meno-honrosa.html
FEVEREIRO
Sessão de esclarecimento sobre a concessão ao sector privado da distribuição de água no concelho promovida pela edilidade elvense
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/02/ficou-claro.html
Aparecia nos meios de informação que Elvas tinha sido uma das cidades que tinha perdido para Castelo Branco a corrida para conseguir o Call Center da Segurança Social.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/02/l-se-foi-mais-uma.html
MARÇO
O município noticiava que iria ser lançada a Academia Municipal de Dança e Artes Representativas.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/03/academia-municipal-de-dana-e-artes.html
Era anunciada a inauguração do novo complexo funerário de Elvas. Um espaço pioneiro no nosso País.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/03/complexo-funerrio-de-elvas.html
ABRIL
Realização no coliseu de Elvas a final a 8 da taça de Portugal em Basquetebol. Prova de grande prestígio e importância que troce até Elvas as melhores equipas Portuguesas da modalidade.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/03/vamos.html
Lançado pelo cidadelvas o logótipo “Perigo de derrocada”, que servia para alertar todos os elvenses para o perigo que corria o HSLE em perder algumas das suas valências. Juntando-nos de este modo a iniciativas como a recolha de assinaturas entre outras para mostrar o descontentamento com tal situação.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/04/recolha-de-assinaturas.html
MAIO
A Câmara Municipal de Elvas assegurava através de uma folha informativa entregue aos elvenses que os serviços e urgências do HSLE se mantinham.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/05/reaco-da-cmara-municipal.html
Realização da Semana da Juventude pela primeira vez no Parque da Piedade com algumas melhorias na opinião da maior parte das pessoas embora com alguma polémica à mistura devido ao ruído que se propagava por várias zonas da cidade.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/05/balano.html
JUNHO
Realização da 18ª Feira Escolar no Jardim Municipal, uma iniciativa enraizada na cidade Elvas que demonstrou a excelente cooperação entre as diversas associações, agrupamentos escolares e clubes.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/06/18-feira-escolar.html
A polémica colocação de mais uma antena de telemóveis numa zona da Boa-Fé onde muito próximo já existia uma. O presidente da junta de freguesia afirmava que não tinha sido sequer ouvido em todo o processo e o Vice-presidente da Câmara Municipal afirmava que a colocação da antena cumpria com todas as normas legais.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/06/calha-sempre-aos-mesmos.html
JULHO
Era apresentada a criação da ADE. Nova associação na cidade de Elvas que surgia segundo os seus mentores com o objectivo de defesa de interesses da cidade e deste modo potenciar a criação de oportunidade de desenvolvimento socioeconómico da mesma.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/07/ade.html
Começava na cidade de Elvas o programa “Câmara Mão Amiga”. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Elvas destinada à área social, apenas direccionada a quem tem Cartão da Idade de Ouro. Para deste modod poderem solicitar mão-de-obra de operários da Autarquia, para vários serviços no seu domicílio.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/07/boas-iniciativas.html
AGOSTO
Um estudo promovido pela DECO proteste revelava que já não compensava fazer compras do outro lado da fronteira.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/08/j-no-vale-pena.html
Era efectuado o primeiro corte de trânsito entre a Boa-fè e o Rui de Melo. Situação que ainda se verifica e que iria alterar a circulação rodoviária na nossa cidade.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/08/o-corte-de-trnsito.html
SETEMBRO
São Mateus. Festejavam-se as festas da cidade, este ano marcadas pela ideia da renovação do espaço da Piedade apresentada pela Câmara Municipal
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/09/so-mateus-2009-1-dia.html
Aprovado o projecto da nova central hortofruticultura, por parte da Câmara Municipal de Elvas. A empresa responsável pela central a instalar em Elvas anunciava um investimento na ordem dos 24 milhões de Euros e a criação de 675 postos de trabalh, dos quais 250 serão directos.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/09/vai-acabar-o-desemprego-ser-desta.html
OUTUBRO
Era apresentada a nova associação empresarial de Elvas. Nova associação que surgia com a Câmara Municipal de Elvas como principal parceiro. Associação que vinha deste modo tentar colmatar a extinção da antiga ACISE.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/10/nova-associao-empresarial.html
Apresentadas as medidas de combate à crise por parte da Câmara Municipal de Elvas. A redução da taxa do IMI de 0,5 para 0,4 por cento e a baixa para metade da derrama que entraram em vigor já no próximo ano.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/10/os-caa-crise.html
NOVEMBRO
Apresentada a lista de bens a alienar para financiamento da Lei de Programação de Infra-estruturas Militares, entre as quais vários imóveis militares da nossa cidade onde se destaca o Forte da Graça.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/11/aqui-est-lista.html
Apresentado o futuro estabelecimento prisional do Alentejo norte na Câmara Municipal pelo secretário de estado adjunto e da justiça, Dr. José Conde Rodrigues. Infra-estrutura a edificar em Vila Fernando em parte do antigo Centro Educativo daquela freguesia que irá criar cerca de 200 postos de trabalho.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/11/venham-de-l-os-postos-de-trabalho.html
DEZEMBRO
No início do mês eram apresentadas várias iniciativas que visavam a promoção da cidade nesta quadra. Entre elas a Pista de Gelo no Coliseu elvense e a criação de um spot publicitário televisivo para promoção da cidade junto dos “nuestros” vizinhos Estremenhos.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/12/promover-elvas.html
As tradições natalícias, que felizmente se repetem anos traz ano na cidade de Elvas.
http://cidadelvas.blogspot.com/2008/12/elvas-cidade-de-tradies.html
Mais tarde apresentarei uma sondagem sobre os vários tipos de notícias que apareceram neste ano que agora finda.
ELVAS, CIDADE DE TRADIÇÕES.
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Mais um Natal que passou onde não faltou na nossa cidade o reavivar de tradições e o concretizar de iniciativas. Por estes dias tão especiais foi com grande satisfação que constatei que a nossa cidade continua a existir o espírito natalício de uma forma tão especial, de uma forma tão nossa.
É de facto uma coisa “diferente” o viver o Natal em Elvas, tal como nos Pendões, por estas datas em Elvas vive-se um sentimento próprio quase diria mágico.
Desde os cantares ao menino, passando pelas visitas de casa em casa na noite de Natal ou até mesmo a passagem pelas tradicionais fogueiras como é a do Tif-Taf antes da consoada. Enfim um sem número de tradições que vemos reavivadas por estes dias.
Uma palavra de apreço para as dezenas de voluntários do MTA que com as suas iniciativas tentaram trazer a quem mais precisa um pouco mais de Natal, de igual modo de salientar o trabalho da edilidade elvense através das suas festas de Natal por todo o concelho e da distribuição de brinquedos e roupas pelas crianças mais carenciadas.
Outra grande iniciativa foi a realizada por um grupo de amigos encabeçada por Nicolau Carrilho proprietário do Snack Bar “ Casa Adélia” que quiseram mostrar aos Elvenses como era a tradição dos cantares de Natal na noite de consoada. Percorreram as principais artérias do centro histórico da cidade com as tradições roncas e os cantares ao menino, uma iniciativa que se saúda e se espera mais adesão em anos futuros.
É por estas e muitas outras mais razões que Elvas foi, é e continua a ser uma cidade de tradições que todos devemos preservar.
BOAS FESTAS
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
TGV - A REALIDADE ESPANHOLA.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 23 de dezembro de 2008
O estudo informativo do Ministérios de Fomento Espanhol do troço Badajoz - Fronteira Portuguesa propõe situar a estação internacional do TGV em território Espanhol junto à fronteira Lusa…
…No estudo informativo, a estação internacional, que também dará serviço a Badajoz, propõe-se que esteja situada junto à fronteira Portuguesa (rio Caia), e consta de seis vias…
… Poderá acolher diversos tipos de serviços, internacionais e nacionais de alta velocidade, media distância de alta velocidade e media convencional…
… O projecto contempla uma conexão com a lado Português, que poderia materializar-se com a adjudicação ao lado Português de algumas instalações, como estacionamentos, etc.…
… O estudo decorre na sua totalidade em território Espanhol, dentro da província de Badajoz. Estudaram-se seis alternativas de traçado, e finalmente o Ministério de Fomento seleccionou como mais vantajosa desde os pontos de vista técnico, urbanístico, ambiental e económico a denominada alternativa 6…
A ALTERNATIVA 6.
… Esta alternativa tem a sua origem no terminal municipal de Badajoz, no entorno de Novelda del Guadiana, junto à linha actual Madrid-Badajoz e a estrada EX-209 a Mérida. Neste mesmo ponto cruza com o tramo Mérida-Badajoz da linha de alta velocidade Madrid-Extremadura, actualmente em execução….
…Na continuação o traçado atravessa a estrada EX-100 entre Cáceres e Badajoz, posteriormente o traçado cruzará o rio Gévora mediante un Viaductoe tornará a cruzar o canal do Montijo ao norte da cidade de Badajoz…
… O traçado continuará em sentido oeste cruzando o ramal ferroviário de Badajoz, pertencente á linha Badajoz-Portalegre, até chegar á nova estação internacional de alta velocidade.
O Ministério de Fomento Espanhol informou que a linha de alta velocidade Madrid-Badajoz-Fronteira Portuguesa encontra-se actualmente em pleno processo de execução e já se iniciaram as obras dos tramos Mérida-Badajoz e Cáceres-Mérida.
Toda esta informação em pormenor encontra-se aqui.
HAJA INICIATIVA!
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Foi este de facto um fim-de-semana mais convincente em relação ao espírito natalício na nossa cidade.
Depois de aqui comentada várias vezes a situação de falta de animação natalícia no centro histórico da cidade, venho aqui dar a mão á palmatória e reconhecer que realmente algo foi feito este fim-de-semana para colorir um pouco mais o natal de Elvas. A mais recente associação empresarial de Elvas promoveu pelas ruas da cidade através de crianças cantando pelas ruas e do comboio do Pai Natal uma dinâmica um pouco diferente às ruas da cidade que veio dar um pouco mais de alegria às artérias do centro histórico. São iniciativas como esta (e que para o ano se querem ainda maiores e melhores) que podem dinamizar o comércio tradicional na nossa cidade. Ainda falta fazer mais, mas penso que o começo é animador e com a vontade de todos, Elvas e o seu comércio tradicional poderá tornar-se num grande centro comercial aberto.
Tal como foi referido no blog Três Paixões na semana passada, porque não os comerciantes associarem-se às novas iniciativas e incentivarem os clientes através de promoções, concursos de montras, etc. Bem sei que os tempos não são propícios a grandes gastos mas um pouco mais de iniciativa e criatividade poderia ajudar bastante.
A questão da Pista de Gelo no coliseu penso que foi uma aposta ganha por parte do município, independentemente do retorno financeiro ou não o intuito de trazer mais visitantes a Elvas por estas datas está a ser conseguido. Uma situação que talvez deveria ser mais explorada. Seria o “interligar” a própria pista com o comércio tradicional, através da distribuição de folhetos publicitários ou por exemplo de vales de desconto para o comércio do centro da cidade aos utilizadores e visitantes da pista de gelo.
São inúmeras situações que com o tempo se poderão melhorar para fazer de Elvas uma cidade dinâmica e rentável a todos os seus empresários.
Uma palavra de apreço à representação do presépio ao vivo pelo Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas em colaboração com a Câmara Municipal, que mais um ano vieram trazer a todos os que se encontravam no sábado ao fim da tarde na Praça da República o espírito natalício e o verdadeiro significado do Natal. Muitos parabéns a todos os intervenientes.
CIDAD'ELVAS, NOMEADO!
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Por quarto ano consecutivo o blogue Zé de Mello, prepara-se para lançar os prémios Zé de Mello, destinados a distinguir pessoas singulares ou colectivas que nas suas áreas tenham demonstrado ao longo do ano excepcional valor.
Sendo o bloque Zé de Melo uma referência para todos os blogers da nossa cidade, não só por ser dos pioneiros na área, mas também pela qualidade apresentada e pela iniciativa que desperta em todos os elvenses, é com grande satisfação e honra que vejo o cidadelvas nomeado para os prémios Zé de Melo 2008 na categoria de Blogosfera.
Depois de quase um ano de actividade e de quase 30000 visitas, é o reconhecimento de que realmente valeu a pena a criação de este vosso espaço de debate e opinião sobre a nossa querida cidade de Elvas.
Um muito obrigado a todos os visitantes, colaboradores e amigos do Cidadelvas.
Cidade de Elvas que é, foi e será sempre a principal razão da existência de este espaço que procura apontar o que esteja mal e enaltecer o que de bom se faz nesta nossa terra, procurando ser um espaço de todos e para todos.
O cidadelvas é o resultado do amor que todos sentimos pela nossa linda cidade.
Um bem-haja ao caro conselheiro Zé de Melo pela iniciativa e um muito obrigado pela nomeação.
Não deixem de participar então nesta excelente iniciativa.
Bom fim-de-semana.
CHEIRA A NATAL.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Quando nos preparamos para a noite da consoada eis que o “cheiro” a Natal é cada vez mais intenso. Já que o nosso centro histórico nestes últimos dias tem estado um pouco arredado do espírito natalício (palavras de alguns comerciantes), não só pela crise mas também pela falta de animação já aqui debatida, saúda-se a iniciativa do próximo sábado na nossa cidade.
No próximo fim-de-semana realiza-se o presépio ao vivo na Praça da República a partir das 18.30 de sábado. Numa organização do agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas e da Câmara Municipal de Elvas.
Já tive oportunidade de presenciar em anos anteriores e vale realmente a pena assistir a esta magnífica recreação onde se desperta realmente o espírito natalício e onde se vive o verdadeiro significado do Natal. Espero que todos os Elvenses compareçam para que de este modo possam viver tão nobre sentimento e ao mesmo tempo reavivar o verdadeiro Natal de Elvas.
Uma chamada de atenção também para a exposição “Roncas de Natal”. Esta mostra dos tão tradicionais instrumentos musicais de Natal realizados pelo artesão Luís Pedras, está patente na casa da cultura de Elvas de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 e das 15 às 18 horas; e aos sábados, das 10 às 13 horas, com entrada livre.
Compareçam e participem, façamos de Elvas a verdadeira cidade de Natal.
LUZ VERDE ...
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
A autorização para a construção do novo estabelecimento prisional Alentejo Norte/Elvas, cujo investimento ronda os 25 milhões de euros, foi ontem publicada em Diário da República, e a obra deverá estar concluída em 2011.
O novo estabelecimento Alentejo Norte/Elvas ficará situado em Vila Fernando e terá a capacidade para acolher 300 reclusos e dará emprego a 200 funcionários.
"O projecto e a construção de tal instalação levantam, porém prementes problemas de segurança e de estrita confidencialidade, relacionados, nomeadamente, com a configuração do espaço e as suas funcionalidades e com os sistemas e procedimentos de vigilância e controlo que se afiguram necessários", lê-se no Diário da República.
O financiamento da obra "será assegurado através do produto da alienação e ou oneração do património do Estado afecto ao Ministério da Justiça".
A resolução do Conselho de Ministro autoriza o "abate e/ou a transplantação de elementos florestais existentes no local da execução" da obra.
Luz verde então para o arranque da obra que vai mudar a freguesia mais pequena do nosso concelho.
FALTAM 15 DIAS PARA A AQUELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Muitos são os Elvenses com reticências em relação a este tema devido a situações já sucedidas nos concelhos vizinhos e por isso mesmo se manifestarão ontem pelas ruas da cidade através de uma sensibilização pública os referidos sindicatos.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, diz que esta acção não passa de uma manifestação partidária. José Rondão Almeida referiu ainda que "estas reacções são semelhantes às surgidas na época em que a autarquia anunciava a transferência dos serviços do cemitério para uma empresa privada, algo que já não se verifica uma vez que a população se encontra satisfeita com o trabalho desempenhado pela empresa agora responsável por estes assuntos”.
Alguma das partes estará então sem razão. Já falta pouco para sabermos qual das duas é.
Eu sinceramente confesso que tenho as minhas dúvidas (como certamente será a opinião da maior parte dos Elvenses, veja-se as dúvidas apresentadas pelos próprios trabalhadores apesar das melhorias salariais e das garantias apresentadas).
Será normal o sentir algum receio em relação à matéria pelo mais simples cidadão, quanto mais não seja pela passagem do serviço para o sector privado que à primeira vista sempre implicará o retorno a nível financeiro por parte da empresa.
Apesar de tudo sou optimista por natureza e quero acreditar que tudo não passe de um simples alarido, até porque para o ano é ano de eleições e não acredito que o município “oferece-se” matéria à oposição para que os pudessem contestar.
APOSTA NA FORMAÇÃO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Sem dúvida uma excelente aposta para uma região como a nossa. Esperemos agora nós elvenses, tal como aconteceu com a Escola Superior Agrária (pertencente ao Instituto Politécnico de Portalegre) e como foi sugerido pelo presidente da mais recente associação comercial de Elvas que se possa trazer até à nossa cidade um pólo da referida escola.
Seria sem dúvida uma mais valia para um concelho como o nosso que se quer cada vez mais virado para a área do Turismo.
Se realmente existem potencialidades na área do Turismo na nossa cidade e no nosso concelho (das melhores em todo o Distrito), terá de se apostar na formação nessa mesma área.
Vamos esperar que no futuro essa possibilidade seja mesmo uma realidade.
FALTA ANIMAÇÃO AO NOSSO NATAL.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Venham de lá as iniciativas da nova associação e da autarquia!
Em muitas cidades do nosso país as respectivas associações comerciais ou até mesmo os municípios apostam nas animações de rua, nem que seja apenas nos fins-de-semana. A presença de um Pai Natal pelas ruas, cantares típicos das regiões ou até mesmo a utilização de comboios turísticos (tal como o nosso) para as pessoas que façam compras nas lojas do centro histórico.
E tão bonito que seria o nosso centro histórico com os cantares ao menino pelas ruas com as populares roncas, dando a conhecer a todos os visitantes a riquíssima tradição que tem o Natal de Elvas.
E a felicidade que daria a tantas crianças a figura do Pai Natal pelas ruas da cidade.
Enfim, um sem número de possibilidades de dar mais vida ao coração da nossa cidade nesta época tão singular.
Fica a sugestão.
Bom fim-de-semana.
CIRCULARES E VARIANTES.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Foi apresentada no dia de ontem durante a reunião da Câmara Municipal a proposta para a elaboração do projecto da circular à cidade – 4ª fase: Sochinhas – Rotunda das Piscinas. Com a futura construção de mais este troço estará então a nossa cidade completamente ligada em toda a sua extensão por vias duplas em cada sentido. Servindo de este modo também para que se requalifique as entradas da cidade, principalmente a zona das Sochinhas que a meu ver deveria ter uma entrada bem mais cuidada.
Outra situação é também quem defende a construção de uma variante a sul de Elvas. Evitando o trânsito vindo do lado de Juromenha, sendo grande parte de veículos pesados, e que atravessa a cidade pelo lado do Bairro de Stª. Luzia. As soluções seriam então:
- um desvio da estrada que vem de Juromenha, podendo fazer uma variante para leste de Elvas que ligasse à estrada para Badajoz
- ou uma variante a oeste de Elvas que ligasse à estrada de Lisboa.
São apenas e só opiniões e possibilidades.
OS PASSOS DA NOSSA CIDADE.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
São cinco os passos que encontramos em Elvas, todos eles de planta quadrada, abobadados e protegidos por grades de ferro (colocados em substituição das portadas de madeira, em 1861), à excepção do quarto, mais destacado, talvez por ter sido deslocado do seu local original.
Passos da Via Sacra (cinco), também denominados «capela da Rua de Alcamim», «capela da Rua de Olivença», «capela do Largo da Misericórdia», «capela do Largo São João de Deus» (antigo Largo do Hospital Militar), primitivamente na Rua da Cadeia, e «capela da Rua de André Gonçalves» (antiga Rua do Juíz, ao Arco do Bispo).
Toda esta história e designação mais pormenorizada podem encontrar no site do IPAAR.
Foi com grande tristeza que no meu périplo pela cidade no último fim-de-semana constatei que se encontram cada vez mais degradados estes sítios emblemáticos da nossa cidade.
O que fazer com esta situação?
Bem sei que os passos são propriedade da Arquidiocese de Évora e “mantidos” pelo IPPAR.
Bem sei que pouco ou nada a Câmara Municipal poderá fazer acerca de este tema, pois segundo palavras do Presidente da edilidade elvense, já várias vezes tentou o contacto com as entidades reguladoras para que a própria Câmara se encarrega-se da conservação e restauro de ditos espaços e foi ameaçado que se toca-se neste imóvel, supostamente classificado de Interesse público, lhe seria aberto um processo crime.
Então que fazer?
Esperar que acabem por cair?
Ou de algum modo pressionar o Ministério da Cultura e seus pares para que esta situação se resolva?
Muito tem sido debatido este tema na blogosfera elvense, nomeadamente pelo caro Zé de Melo e pelo caro Jacinto César na sua Tasca. Este último conterrâneo refere e talvez com certa razão se não existe uma figura jurídica que se chama expropriação? E se a Câmara Municipal não o poderia fazer?
Algo tem de ser feito porque é lastimável o estado em que se encontra esta parte do nosso património.
O COMÉRCIO EM ELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Além da data festiva na vizinha Espanha não poderemos dissociar a promoção feita pela autarquia junto dos Estremenhos que começa a dar os seus frutos.
Os tempos são realmente outros e não podem ser apenas os atoalhados a trazerem visitantes à nossa cidade, a politica de promover cada vez mais a nossa cidade é a mais acertada. Através de campanhas, spots publicitário, atractivos como a pista de gelo, nada é de mais na hora de promover a cidade nos tempos que correm cada vez mais competitivos na vertente comercial. A cidade tem realmente potencialidades únicas mas temos de nos promover, modernizar, chegar junto dos potenciais visitantes.
Apesar de esta nova realidade que é a promoção, a oferta terá de ser de qualidade para os visitantes voltarem e serem eles próprios os principais meios de publicidade.
Se em relação à oferta turística ou mesmo gastronómica não restam duvidas no que à qualidade diz respeito já o mesmo não se pode dizer em termos comercias (salvaguardando certos casos como é óbvio). O comércio vindo do Oriente contribui para essa falta de qualidade.
Já está na altura que alguém (tipo uma entidade reguladora como poderá ser o município ou até mesmo a nova associação empresarial), possa dizer basta a esta vaga que “rebenta” com a concorrência.
É impossível fazer frente aos preços praticados por estas lojas apesar da fraca qualidade que apresenta nos seus produtos (que para os tempos de crise que correm pouco interessa a quem compra).
Pouco falta para que metade do comércio elvense tenha os olhos em bico. Nada tenho contra os comerciantes chineses mas um pouco de equilíbrio e mais qualidade no comércio da nossa cidade não faria mal.
ELVAS, CIDADE COM POTENCIAL.
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Elvas é uma das principais cidades Alentejanas, sede de município, situada bem próxima da fronteira com Espanha, e desde cedo um importante bastião estratégico, construída dentro de muralhas em forma de estrela.
Vários povos passaram por Elvas e deixaram o seu legado, como os Visigodos, os Celtas, os Romanos (que a apelidaram de “Helvas”) ou os Mouros, tendo sido reconquistada aos Mouros por diversas vezes, fazendo definitivamente parte do Reino Português em 1229, e sofrendo ao longo dos séculos variados ataques espanhóis. De facto, em 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.
Toda a cidade é dona de um património riquíssimo, contando mesmo com um imenso espólio de monumentos megalíticos, bem como um bom acervo arqueológico da época pré e romana. Da época medieval são de realçar o bonito Castelo do século XIII de Elvas, a Igreja de São Domingos ou a Igreja de São Pedro do século XII.O monumento mais vistoso da cidade é, talvez, o grande Aqueduto da Amoreira, cuja construção se iniciou em 1498 e foi concluído em 1622, com uma extensão de cerca 7.800 metros, com um total de 843 arcos, chegando alguns a atingir mais de 30 metros. Do mesmo arquitecto do Aqueduto é a bonita Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, obra do século XVI. Muitas outras Igrejas são dignas de registo, como a Igreja das Domínicas, da Nossa Senhora da Nazaré, da Conceição, ou a da Ordem Terceira de São Francisco, ou já fora das muralhas, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, onde se realiza anualmente em Setembro, uma famosa Romaria, coincidente com a Feira de São Mateus.
Confiante no seu património, tradição, e importância histórica, Elvas apresenta hoje diversos núcleos museológicos de grande interesse, sendo também a gastronomia um elemento riquíssimo de este concelho
Tudo isto faz de Elvas uma cidade única no mundo. Deixo-vos hoje aqui este post dedicado à nossa cidade para reforçar uma vez mais toda a importância que o turismo deve ter para o desenvolvimento de Elvas. Não são apenas indústrias que fazem falta ao nosso concelho, faz falta também o aproveitamento da maior riqueza que nós temos, o nosso património.
Deve ser o turismo a principal fonte de referência e desenvolvimento do nosso concelho.
Temos um diamante por lapidar, espere que o saibamos fazer.
Avizinham-se oportunidades únicas para a nossa cidade, haja quem consiga explorar todo este potencial e devolva a importância que Elvas já teve no panorama nacional.
Bom fim-de-semana e deliciem-se com as excelentes fotografias da nossa linda cidade.
A MAIS LOUCA CORRIDA DO ALENTEJO!
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
PROMOVER ELVAS.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
A nossa cidade está por estes dias mais bonita, mais o vez o município esmerou-se e ofereceu a todos os visitantes do centro histórico da cidade mais um motivo de interesse. São cerca de 12 artérias do centro histórico da cidade as contempladas com ornamentações natalícias que visam atrair mais gente ao comércio tradicional da cidade. Encontram-se já acesas desde o passado dia 30 de Novembro até ao dia 6 de Janeiro num investimento de 60 mil euros feito pela autarquia.
Elvas está por estes dias também a ser promovida em canais de televisão da Estremadura Espanhola, para de este modo incentivar os “nuestros hermanos” a visitarem o nosso comércio servindo como cartão de visita o próprio comércio, a restauração, a pista de gelo e iluminações no centro da cidade.
Uma excelente iniciativa da Câmara Municipal que pretende ajudar o comércio tradicional promovendo de este modo também a própria cidade.
É de facto este o caminho a seguir para promover a cidade são iniciativas como estas que podem e devem ser feitas para desenvolver todas as potencialidades que Elvas tem.
Espero que de aqui para a frente mais campanhas de este tipo sejam feitas, nas mais diversas épocas festivas do ano, o comércio agradece, os elvenses agradecem e a cidade precisa.
A AZEVIA ... MAIS UM ANO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 2 de dezembro de 2008
A nossa cidade é realmente qualquer coisa de especial.
Mais uma prova de isso foi a o que se passou mais um ano na Rua Aires Varela quando se cumpriam as zeros horas do dia 1 de Dezembro. Apesar do frio insuportável que se fazia sentir eram centenas as pessoas que entoaram o hino da Restauração mesmo em frente da sociedade 1º de Dezembro, a popular “Azevia”.
Já assim acontece há 98 anos e assim vai acontecer por muitos mais, visto que o pessoal jovem (felizmente) adere em massa a este festejo ano após ano. Uma associação que existe por mera carolice de alguns (essencialmente o seu presidente Toni Ferreira) e pelo apoio dado pela Câmara Municipal ao associativismo na nossa cidade.
Ainda bem que assim o é e que todo este apoio, toda a carolice e toda esta adesão continue por muitos e muitos anos na nossa cidade.
É mais um sentimento especial que os elvenses nutrem por esta festividade, tal como o hino do Sr. Jesus da Piedade este é talvez uma das músicas que mais fazem vibrar todos os elvenses.
Bem-haja a todos e parabéns por fazerem que esta tradição se cumpra ano após ano.