ELVAS SEM COMBOIOS!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 10 de janeiro de 2012


O silêncio e as recordações de outros tempos invadiram a estação de caminhos-de-ferro de Elvas desde o primeiro dia do ano, na sequência da supressão dos comboios de passageiros na Linha do Leste...

Na estação ferroviária da cidade raiana de Elvas, que outrora acolheu dezenas de passageiros, apenas circulam alguns comboios de mercadorias e observam-se dois ou três trabalhadores que entram e saem de gabinetes e o cão “Raposo”, que passa o dia junto à linha como se fosse o “Chefe da Estação”. “Eu trabalhei na CP mais de 40 anos, nunca pensei que a Linha do Leste fechasse”, desabafa Júlio Abelho, em declarações à agência Lusa. Aos 75 anos, este habitante de Elvas que vive paredes-meias com a estação daquela cidade alentejana, recorda as viagens que fez de comboio e também o trabalho que havia, antigamente, naquela estação da raia.“Aqui ainda passou o Intercidades. Havia aqui muito trabalho e agora até as lágrimas me vêem aos olhos”, disse, emocionado. Natural de Torres das Vargens (Ponte de Sor), Júlio Abelho foi para Elvas ainda jovem como “Factor de Primeira” e desde sempre usou o comboio para ir “à terra” que o viu nascer.
“Quero ir à terra e não tenho um comboio. É só o que lamento”, disse. Este septuagenário, que todos os dias faz questão de visitar a estação de Elvas para “matar saudades” e saber das “novidades”, recorda que a Linha do Leste é uma linha com “história”.

Enquanto a Plataforma Logística do Caia e o projecto da alta velocidade ferroviária (TGV) não avançam, o comércio em Elvas também será afectado pela supressão dos comboios de passageiros na Linha do Leste.

Por ironia do destino, Miguel Galego, proprietário do bar “TGV”, junto à estação de Elvas, disse à Lusa que a supressão daquele serviço por parte da CP vai também “afestar” o seu negócio.“Vai afectar, porque sempre vinham dez ou doze pessoas por dia de comboio. Paravam aqui, bebiam um café, tomavam o pequeno-almoço”, recorda. “Isso está mal feito. Há coisas que deviam fechar e não fecham e aquilo que faz mais falta para as pessoas se deslocarem é o que estão a fechar, portanto acho que estão a agir muito mal”, sublinha. No Alentejo, a CP suprimiu no primeiro dia do ano o serviço ferroviário de passageiros na Linha de Leste e na ligação Beja–Funcheira.

Leia todo o artigo aqui

Comments:

There are 1 comentários for ELVAS SEM COMBOIOS!