ACABOU A ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO ALENTEJO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


A nova orgânica regional de turismo vai ser hoje apresentada pela secretária de Estado do Turismo, mas sabe-se já que os seis pólos de desenvolvimento turístico são extintos e que desaparecem também as ERT’s e ARPT’s que darão origem a um novo e único organismo por cada uma das cinco regiões turísticas do Continente.
Em entrevista ao semanário Expresso, a secretária de Estado do Turismo confirma a extinção dos seis pólos turísticos, e que tanto as Entidades Regionais de Turismo como as Agências Regionais de Promoção Turística também desaparecem. “É manifesto que são entidades a mais”, afirmou Cecília Meireles ao Expresso, acrescentando que este alargado número tem “um peso de funcionamento e de estruturas que é excessivo”.
Segundo a nova orgânica, que deverá estar a funcionar no segundo semestre deste ano, das 17 estruturas actuais irá passar-se a apenas cinco, correspondendo às NUTS II (Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Porto e Norte) e será apenas com estas novas estruturas, ainda sem nome, que o Turismo de Portugal irá contratar. “A partir de agora, o Turismo de Portugal contratará com um único organismo por região”, disse a secretária de Estado do Turismo ao Expresso, acrescentando que se irá manter o actual modelo de contratualização da promoção: a cada euro investido pelos privados soma-se outro euro das autarquias e 4 euros do TP.
Cecília Meireles avança ainda que as novas estruturas vão obrigar à realização de eleições e que haverá apenas um cargo dirigente por cada uma delas.
Como entidades de direito privado, as ARPT’s não podem ser extintas pelo governo, pelo que Cecília Meireles diz que a sua manutenção ou não “ficará ao critério dos associados” e avança que os conselhos das novas estruturas vão integrar representantes dos privados, das autarquias e do TP.
A entrada em funcionamento do novo modelo deverá originar, já este ano, uma poupança de 30% face aos gastos actuais.

Comments:

There are 5 comentários for ACABOU A ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO ALENTEJO.