STOP TGV!
Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 29 de junho de 2011
O Executivo vai suspender a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, segundo o programa de Governo apresentado ontem. O documento adianta que "o projecto poderá sujeitar-se a uma reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa óptica de optimização de custos, à luz dos novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados". O programa refere que "uma eventual renegociação só poderá preceder de uma avaliação deste tipo". Esta medida poderá implicar o pagamento por parte do Estado ao consórcio Elos, liderado pela Soares da Costa e pela Brisa de 150 milhões de euros, o valor já investido no troço de alta velocidade
Do lado de la da fronteira já se ouviram reacções à decisão tomada.
Luis Alfonso Hernández Carrón, portavoz do PP na assembleia, recorda que o novo Governo Luso já tinha anunciado que teria que recorrer a esta medida devido à situação ruinosa que o anterior executivo deixou o País. «Passos ha hecho lo que anunció y los portugueses le votaron sabiéndolo. Sócrates no cumplió su promesa de hacer el AVE»,
No entanto, a sua opinião é que Espanha tem que seguir com o seu projecto e lembrou que a A-5 (a nossa A-6) foi contruída até à fronteira e só anos mais tarde Portugal a continuou até Lisboa.
Do lado de la da fronteira já se ouviram reacções à decisão tomada.
Luis Alfonso Hernández Carrón, portavoz do PP na assembleia, recorda que o novo Governo Luso já tinha anunciado que teria que recorrer a esta medida devido à situação ruinosa que o anterior executivo deixou o País. «Passos ha hecho lo que anunció y los portugueses le votaron sabiéndolo. Sócrates no cumplió su promesa de hacer el AVE»,
No entanto, a sua opinião é que Espanha tem que seguir com o seu projecto e lembrou que a A-5 (a nossa A-6) foi contruída até à fronteira e só anos mais tarde Portugal a continuou até Lisboa.
Por sua parte, o presidente em funções da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, propôs a celebração da (adiada) cimeira ibérica para decidir sobre a suspensão da alta velocidade de Portugal com Espanha.
Em qualquer caso, a sua opinião é que a decisão não implica que o Governo central Espanhol vá a deter o tramo que decorre pela Extremadura Espanhola. «El hecho de que Portugal no construya su parte no implica que el Gobierno español no construya la suya».
Finalmente, o ministro de Fomento, José Blanco, considerou uma má decisão a tomada pelo governo Português e assegurou que pedirá explicações a Portugal.
No congresso de deputados, Blanco recordou que a decisão de Portugal afectará sem dúvidas as decisões do governo Espanhol, porque a linha que pretende unir Madrid e Lisboa é uma linha prioritária dentro da União Europeia.
Explicou que o projecto conta com fundos Europeus e que poderia afectar as propostas acordadas para Espanha desde o ano 2003 num momento em que se está a rever as redes transeuropeias, que voltaram a ser aprovadas em Setembro.
O titular de Fomento reconheceu que é prematuro valorar a decisão sem saber se se trata de um adiamento ou uma renuncia definitiva, o que seria um sério problema para a comunicação entre a capital Lusa e a Espanhola.
O TGV de Sócrates é o TGV de gente burra.
Como é possível conceber um comboio de alta velocidade com "apeadeiro" em Évora, e acabando no Poceirão?
Só fazia sentido se fosse DIRECTO Caia/Lisboa!
E é preferível pagar 150 milhões de indemnização que ficar com outro "mono" que custaria biliões, a acrescentar à CP, Refer, Carris ou Metro de Lisboa.
Cujos prejuízos de exploração corrente são pagos pelos impostos de empresas e trabalhadores das empresas privadas.
É fácil receber um ordenado da Câmara e vir para aqui espalhar veneno!
Ai o seu problema é esse? não receber ordenado da Câmara? Deixe estar que eu vou ver o que se pode arranjar.
O argumento do Zé de Melro é de gente burra.
Não é capaz de perceber que a maior parte das ligações Lisboa-Madrid eram directas; apenas algumas paravam em Badajoz/Elvas e outras em Évora.
Tentar explicar a certas pessoas que a linha de alta velocidade, a ligação de mercadorias a Sines e a plataforma logística do Caia são fundamentais para o futuro do concelho de Elvas é terefa igual a... lavar a cabeça a burros.
A linha de alta velocidade Lisboa-Madrid é um projecto europeu.
Os espanhóis cumprem a sua parte.
Se Portugal não fizer o que lhe compete, é capaz de ficar "muito bem visto" pelos Durões Barrosos.
Descarrilhou! Foi o que foi.
Com Carrilhos nos carris, nada de bom se poderia esperar
Acabamos com a CP. Desmantelamos a Refer. Arrumamos a Carris. Desactivamos o Metro.
Passamos a andar a pé. E de bengala na mão, para aliviar os calos.
Assim se fará o progresso.
Se a Troika existisse em 1755 e se o Marquês de Pombal fosse o Passos Coelho, a reconstrução da baixa pombalina de Lisboa teria sido adiada.
Poupava-se dinheiro...
Para o concelho de Elvas e região limítrofe a notícia é muito má.
Apaga-se a luz mais forte de esperança para o futuro.
Os partidos políticos locais (PS, PSD, PCP e CDS) deviam deixar clara a sua posição sobre o assunto. Mas devo estar a pedir demais
O futuro mais uma vez adiado para estas bandas.
Mais uma vez, não!
Futuro adiado pelo PSD e CDS, de Passos e Portas, de Barradas e Abreu.
Começam bem.
Estou a estranhar a ausência de um comunicado de Paulinho Portinholas, campeão distrital de comunicados das épocas de 2008/2009, 2009/2010/ e 2010/2011.
Mas, agora, é para abdicar do título.
Cortar no Alentejo é muito mais fácil do que cortar em Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.
Deve ser a isto que alguns chamam coragem...
Isto deve estar a ficar bom, deve...
Outra coisa não seria de esperar.
O PS na campanha última defendeu o TGV, CDs e PSD disseram que não há dinheiro para o fazer já. O Povo castigou o PS fazendo com que pela primeira vez em 20 anos os votos do PSd e CDS somados fossem bastantes mais que os do PS. Para o PS pensar...
Elvas esta cada vez mais atrasada. É fugir daqui enquanto
é tempo, que tristeza. Para esta aldeia não vem absolutamente nada
Ainda bem.
Excelente decisão, caso contrário não haveria austeridade que pagasse tal desvario.
Quanto ao suposto desenvolvimento que TGV traria ao concelho ainda não ouvi um argumento articulado e fundamentado sobre o mesmo. Enquanto os elvenses não perceberem que o desenvolvimento da cidade não depende maioritariamente de factores externos (poder central, etc), mas sim deles proprios (da sua iniciativa para tornar a cidade competitiva), nada feito...
O que esperavam do TGV? seus xuxialistas, abana o rabo? que progresso e beneficios traria pra cidade? Ainda não viram que beneficios para elvas e seus poucos e velhotes habitantes não traria beneficio algum????? Alem de Socialistas, são burros? Assim é muito defeito junto.
Senhor André Miguel: pelo nome, parece uma pessoa jovem; mas pela forma como expressa as ideias, parece um idoso ultrapassado.
Só três perguntas para o ajudar:
- Nunca ouviu falar que a obra do TGV arrasta a linha de mercadorias Elvas-Sines, porque construída sobre a mesma plataforma?
- Nunca ouviu falar que tal projecto contempla a construção de uma platforma logística no Caia?
- Já pensou o que seria uma plataforma ferro-rodoviária entre portos atlânticos (Sines, Setúbal e Lisboa) e o interior peninsular?
Sinceramente, mas TGV para quê? Será que há assim tanta gentea utilizar o comboio rápido? É que são milhões de euros..E agora ainda vêm com conversa que lá se vão não sei quantos empregos para a gente de Elvas? E se nunca se tivesse falado do TGV? Na cidade só se vêm lojas fechadas, não há industria, não há empregos. Porquê? Ponham a mão na consciensia e o TGV era um capricho da treta.
Anónimo das 15:57,
Agradeço, mas dispenso o tipo de ajuda; se tiver tempo convido-o a visitar o meu blogue onde há bem pouco escrevi sobre tudo isso.
E tínhamos os socialistas, em nome da modernidade e "desenvolvimento" a passar o tempo a acenar aos comboios e a comentar: Eh pá, compadre este passou mesmo depressa, ainda mais que o desenvolvimento que dizem que trazia à região.E vai a abarrotar, não de pessoas, que estas andam todas tesas, e não têm dinheiro pós bilhetes,mas de ar compadre, de ar.