STOP TGV!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quarta-feira, 29 de junho de 2011





O Executivo vai suspender a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, segundo o programa de Governo apresentado ontem. O documento adianta que "o projecto poderá sujeitar-se a uma reavaliação, incluindo o seu conteúdo e calendário, numa óptica de optimização de custos, à luz dos novos condicionalismos, e que deverá ter em conta o estatuto jurídico dos contratos já firmados". O programa refere que "uma eventual renegociação só poderá preceder de uma avaliação deste tipo". Esta medida poderá implicar o pagamento por parte do Estado ao consórcio Elos, liderado pela Soares da Costa e pela Brisa de 150 milhões de euros, o valor já investido no troço de alta velocidade

Do lado de la da fronteira já se ouviram reacções à decisão tomada.

Luis Alfonso Hernández Carrón, portavoz do PP na assembleia, recorda que o novo Governo Luso já tinha anunciado que teria que recorrer a esta medida devido à situação ruinosa que o anterior executivo deixou o País. «Passos ha hecho lo que anunció y los portugueses le votaron sabiéndolo. Sócrates no cumplió su promesa de hacer el AVE»,

No entanto, a sua opinião é que Espanha tem que seguir com o seu projecto e lembrou que a A-5 (a nossa A-6) foi contruída até à fronteira e só anos mais tarde Portugal a continuou até Lisboa.




Por sua parte, o presidente em funções da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, propôs a celebração da (adiada) cimeira ibérica para decidir sobre a suspensão da alta velocidade de Portugal com Espanha.
Em qualquer caso, a sua opinião é que a decisão não implica que o Governo central Espanhol vá a deter o tramo que decorre pela Extremadura Espanhola. «El hecho de que Portugal no construya su parte no implica que el Gobierno español no construya la suya».



Finalmente, o ministro de Fomento, José Blanco, considerou uma má decisão a tomada pelo governo Português e assegurou que pedirá explicações a Portugal.
No congresso de deputados, Blanco recordou que a decisão de Portugal afectará sem dúvidas as decisões do governo Espanhol, porque a linha que pretende unir Madrid e Lisboa é uma linha prioritária dentro da União Europeia.
Explicou que o projecto conta com fundos Europeus e que poderia afectar as propostas acordadas para Espanha desde o ano 2003 num momento em que se está a rever as redes transeuropeias, que voltaram a ser aprovadas em Setembro.
O titular de Fomento reconheceu que é prematuro valorar a decisão sem saber se se trata de um adiamento ou uma renuncia definitiva, o que seria um sério problema para a comunicação entre a capital Lusa e a Espanhola.


Comments:

There are 22 comentários for STOP TGV!