A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA!

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 16 de setembro de 2010


Foi reedificada no último quartel do sec. XVIII, no local onde existia a Capela de Santa Maria Madalena. A fachada apresenta portal de verga curva encimado por janelão com frontão simples guarnecido com decorações em alvenaria ao gosto oitocentista. Tem duas torres sineiras abertas, com dois coruchéus cada uma e remates recortados com galos em ferro forjado. Completam a frontaria dos silhares de azulejos oitocentistas de albarradas laterais à porta.

O interior está profundamente decorado por trabalhos em alvenaria, alternando os motivos religiosos e profanos. A capela mor e os 4 altares laterais estão pintados com imitações de mármore. Todos estes trabalhos pertencem ao artista elvense Luis José Franco, o "Santinho".
Saía deste templo a popular Procissão da Mulinha até à sua extinção no final do século XX, continuando a ser este também o ponto de partida para a Procissão dos Pendões a 20 de Setembro dando inicio à Romaria do Senhor Jesus da Piedade.

Fonte: Zé de Mello.

Pois, este ano não vai ser possível, a procissão dos Pendões não vai sair da igreja da Nossa Senhora das Dores. O avançado estado de degradação não permite que a tradição se mantenha, pelo que este ano a procissão dos Pendões vai sair apenas da Igreja da Sé.


Já em Maio de 2008 aqui tínhamos referido que o estado de degradação de tal templo em pleno centro histórico da cidade era lamentável.
Volto a perguntar se uma cidade como Elvas que quer ser Património da Humanidade pode consentir que parte do seu património se encontre neste estado!

É realmente lamentável que assim seja mas é a realidade, só espero que urgentemente se resolva esta situação e que se evitem muitas outras que estão a caminho de este estado de degradação. Conservar e restaurar o património não é apenas pintar.

Comments:

There are 4 comentários for A TRADIÇÃO JÁ NÃO É O QUE ERA!