URGENCIAS PARA LOS NIÑOS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 29 de agosto de 2008


Elvas e Campo Maior querem saúde Espanhola! Era este o título que podia ser lido na edição de ontem do Diário de Notícias. Perante o que adjectivam de "falta de respostas de Portugal", os municípios de Elvas e Campo Maior querem que as crianças dos seus concelhos passem a ter acesso à pediatria do Hospital Infanta Cristina, em Badajoz, como forma de evitar deslocações a Portalegre e Évora (60 e 100 quilómetros, respectivamente).
Os autarcas já enviaram uma petição à Junta da Extremadura espanhola, onde pedem que o convénio celebrado há dois anos, que permite às portuguesas irem ter os filhos a Espanha seja agora alargado à especialidade pediátrica, sobretudo no que respeita aos serviços de otorrinolaringologia e cirurgia.
O presidente da Câmara de Elvas, acusa o Governo português de ter faltado à palavra dada aquando do encerramento da Maternidade Mariana Martins. Segundo Rondão Almeida: "Ficou estabelecido que seria assinado um acordo com o Hospital Infanta Cristina para dar assistência a todas as crianças dos concelhos da raia. Não aceitamos que uma criança que necessita de assistência tenha de fazer mais de 100 quilómetros, tendo a especialidade aqui ao lado", diz o autarca, que pretende agora aproveitar a recém criada "euroregião", que envolve vários concelhos do Alentejo e da vizinha Extremadura, para alcançar "um estatuto especial nos diversos serviços".
Os responsáveis Espanhóis já admitiram estudar a proposta feita, esperemos então que as decisões tomadas venham de encontro às nossas pretensões.

Comments:

There are 15 comentários for URGENCIAS PARA LOS NIÑOS.