DECISÃO DO TGV PARA SETEMBRO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 18 de agosto de 2011
O ministério espanhol do Ambiente aprovou a construção do troço ferroviário Badajoz-Caia que integra o projeto de alta velocidade (TGV) Lisboa - Madrid, um dia antes dos governos ibéricos se reunirem para discutir o futuro do projeto.
A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) foi divulgada na terça-feira, no site do Governo espanhol, um dia antes do encontro entre os responsáveis pelas pastas da Economia dos dois países para discutir a ligação, que Portugal pretende suspender.
Das alternativas analisadas, o Governo espanhol escolheu a chamada "Alternativa 6" para ligar Elvas a Caia, por ser "a que mais evita danos aos ecossistemas e responde satisfatoriamente aos problemas causados pela passagem do rio e nas áreas de mata", refere o estudo da Direcção-Geral de Avaliação da Qualidade Ambiental e da Junta da Extremadura.
A "alternativa 6" começa no terminal municipal de Badajoz, junto à linha atual Madrid-Badajoz e cruza com o troço Mérida-Badajoz da linha de alta velocidade Madrid-Extremadura, em execução.
O traçado atravessa Cáceres e Badajoz e cruza o rio Gévora através de um viaduto, continuando para o ramal ferroviário de Badajoz, pertencente à linha Badajoz-Portalegre, até chegar a uma nova estação internacional de alta velocidade.
Espanha mantém objectivos
Ainda assim, insistiu, Espanha mantém os seus objetivos no que toca à ligação em alta velocidade entre Madrid e a fronteira com Portugal, numa altura em que todos os troços dessa ligação estão licitados, adjudicados, em fase de execução ou, em alguns casos, terminados.
"Quero ratificar o compromisso de Espanha em relação com o AVE Madrid-Extremadura. Continuaremos com a nossa ação e programação, mas queremos partilhar com Portugal os objetivos e desafios que temos como país", considerou.
Blanco explicou aos jornalistas que Portugal considera não ter, atualmente, "condições financeiras para enfrentar o custo financeiro do projeto tal como está concebido".
"O Governo português precisa de tempo para estudar as formas, os custos e em setembro terão uma resposta definitiva, não apenas coma linha de Madrid Lisboa, mas também entre Porto e Vigo", disse.
"Além disso, eles consideram prioritário, com ou sem alta velocidade impulsionar o transporte ferroviário de mercadorias. Por linhas de alta velocidade em linhas mistas ou linhas sem alta velocidade. Para o governo português, para a sua competitividade e o seu desenvolvimento económico é importante dar saída às suas mercadorias", considerou.
FONTE: expresso
As Comissões Intermunicipais foram criadas por José Sócrates para coordenar o que já era coordenado pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Para a CIM Alto Alentejo(Portalegre) foi nomeado por Sócrates um fulano chamado Armando Varela que defendeu o TGV durante o período Socretino.
Há 20 dias o Armando Varela de Sócrates defendeu o fim do TGV.
O que pensa do TGV agora o ainda empossado socialista Armando Varela?
Urge acabar com as CIM carregadas de "boys" socialistas, urge extinguir as CIM, urge pôr na RUA estes "boys" socialistas!
As Comissões Intermunicipais foram criadas por José Sócrates para coordenar o que já era coordenado pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Para a CIM Alto Alentejo(Portalegre) foi nomeado por Sócrates um fulano chamado Armando Varela que defendeu o TGV durante o período Socretino.
Há 20 dias o Armando Varela de Sócrates defendeu o fim do TGV.
O que pensa do TGV agora o ainda empossado socialista Armando Varela?
Urge acabar com as CIM carregadas de "boys" socialistas, urge extinguir as CIM, urge pôr na RUA estes "boys" socialistas!
Querem ver os Pê-Pê-Dês e Cê-Dê-Esses ainda a terem de construir:
- a linha de mercadorias
- a plataforma logística do Caia
- a estação Elvas/Badajoz
- e a alta velocidade Lisboa-Madrid?...
Eheheheheheheh!!!...
Só não percebo o porquê de adiar ainda mais a decisão e a resposta que já todos sabemos qual é.
Terá sido falta de coragem...