DECISÃO DO TGV PARA SETEMBRO.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 18 de agosto de 2011



O ministério espanhol do Ambiente aprovou a construção do troço ferroviário Badajoz-Caia que integra o projeto de alta velocidade (TGV) Lisboa - Madrid, um dia antes dos governos ibéricos se reunirem para discutir o futuro do projeto.


A Declaração de Impacto Ambiental (DIA) foi divulgada na terça-feira, no site do Governo espanhol, um dia antes do encontro entre os responsáveis pelas pastas da Economia dos dois países para discutir a ligação, que Portugal pretende suspender.


Das alternativas analisadas, o Governo espanhol escolheu a chamada "Alternativa 6" para ligar Elvas a Caia, por ser "a que mais evita danos aos ecossistemas e responde satisfatoriamente aos problemas causados pela passagem do rio e nas áreas de mata", refere o estudo da Direcção-Geral de Avaliação da Qualidade Ambiental e da Junta da Extremadura.
A "alternativa 6" começa no terminal municipal de Badajoz, junto à linha atual Madrid-Badajoz e cruza com o troço Mérida-Badajoz da linha de alta velocidade Madrid-Extremadura, em execução.


O traçado atravessa Cáceres e Badajoz e cruza o rio Gévora através de um viaduto, continuando para o ramal ferroviário de Badajoz, pertencente à linha Badajoz-Portalegre, até chegar a uma nova estação internacional de alta velocidade.

Espanha mantém objectivos

Ainda assim, insistiu, Espanha mantém os seus objetivos no que toca à ligação em alta velocidade entre Madrid e a fronteira com Portugal, numa altura em que todos os troços dessa ligação estão licitados, adjudicados, em fase de execução ou, em alguns casos, terminados.
"Quero ratificar o compromisso de Espanha em relação com o AVE Madrid-Extremadura. Continuaremos com a nossa ação e programação, mas queremos partilhar com Portugal os objetivos e desafios que temos como país", considerou.


Blanco explicou aos jornalistas que Portugal considera não ter, atualmente, "condições financeiras para enfrentar o custo financeiro do projeto tal como está concebido".
"O Governo português precisa de tempo para estudar as formas, os custos e em setembro terão uma resposta definitiva, não apenas coma linha de Madrid Lisboa, mas também entre Porto e Vigo", disse.


"Além disso, eles consideram prioritário, com ou sem alta velocidade impulsionar o transporte ferroviário de mercadorias. Por linhas de alta velocidade em linhas mistas ou linhas sem alta velocidade. Para o governo português, para a sua competitividade e o seu desenvolvimento económico é importante dar saída às suas mercadorias", considerou.


FONTE: expresso


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