JÁ NÃO VALE A PENA!
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 26 de agosto de 2008
Está a ficar fora de “moda” fazer compras do outro lado do rio caia. Começa a não compensar fazer compras do outro lado e são agora já muitos os Espanhóis que vêm abastecer as suas casas do lado de cá da fronteira. Estaremos a voltar aos velhos tempos de Elvas cidade comercial para nuestros hermanos?
A verdade é que eles não têm deixado de vir à nossa cidade fazer as suas compras, em minha opinião a nossa cidade peca apenas pela pouca qualidade oferecida pelo nosso comércio, para a qual tem contribuído em grande parte o pessoal que vem do oriente e que se tem estabelecido por toda a cidade. Mas isso são contas de outro rosário e ao que me refiro no princípio do post é em relação às compras feitas nos supermercados.
O abastecimento maior das casas elvenses até há bem pouco tempo atrás era quase sempre feito do outro lado da fronteira, restando aquelas pequenas compras de última hora para os retalhistas estabelecidos na nossa cidade. Isso ao que parece está a mudar e para o provar está o estudo realizado pela DECO proteste que analisou os mais variados produtos que podemos encontrar nas grandes superfícies do lado de cá e no lado de lá da fronteira.
O estudo foi dividido em três categorias de produtos e em qualquer uma delas constatamos que já não vale a pena ir comprar ao outro lado, independentemente de o IVA ser mais elevado em Elvas.
Resta-nos ir apenas dar uma volta a Badajoz, meter gasolina e vir para este lado fazer as compras.
http://www.deco.proteste.pt/alimentacao/supermercados/supermercados-poupe-centenas-de-euros-nas-suas-compras-s531031.htm
E nota-se bastante. Basta ir-se ao Modelo num domingo de manhã.
Aproveitemos para facturar qualquer coisa. :-)
O futuro económico da cidade passa definitivamente pelas relações comerciais com Badajoz, caso contrário não temos massa crítica...
Abraço
Estudos, valem o que valem, depende das definições e da forma como são feitos, apesar de ter sido pela DECO, o que lhe atribui alguma credibilidade. Porém nestes casos e estando dentro da situação, prefiro ajuizar pela minha própria experiência.
Não concordo a 100% consigo, relação ao que afirma no post. Como deve imaginar a situação aplica-se a Campo Maior.
Em determinadas categorias de produtos, sem dúvida são mais em conta em Portugal, por outro lado alguns são em Espanha. Por exemplo,nos congelados continuam haver diferenças significativas.
O grande problema é o facto de no nosso lado, não haver grande variedade de produtos. Existem alguns produtos que só encontra disponíveis em Badajoz.
Esperemos que o comércio português ao longo da fronteira, volte a reanimar.Estou ao corrente da situação de Elvas,mas existem várias situações do género, que testemunhei em reportagens que davam conta de situações precárias neste tipo de "comércio de fronteira".
Quanto à situação dos chineses, ela é uma constante por toda a parte e acredito que os espanhóis não venham ver desse tipo de produtos a Portugal, uma vez que eles também estão fustigados por essa "epidemia".
Cumprimentos vizinhos
Estando ausente de Elvas, e do país, não me posso pronunciar, pelo que gostaria de ler que têm a dizer os meus conterrâneos.
Estará a situação mesmo a inverter-se? Deus queira que sim!
Depois do post que escrevi aqui ontem vejo que continuamos com a mesma maneira de comentar na blogosfera, utilizando a injúria, a falta de educação e a estupidez. Vejo-me deste modo obrigado a partir de agora a eliminar todo e qualquer comentário deste tipo que vise unicamente atingir de maneira menos própria alguém
Eu se fosse a você optaria pela minha solução, só dp de ler aceito os comentários. Isto devido a estes casos e a experiência que tenho na blogosfera e que me diz ser a melhor solução.
Cumprimentos
Parece que aqui só se pode criticar num sentido.
Resumidamente: contra o Rondão e a Câmara, é à vontade; se for para levantar outras situações, envolvendo outros, considera-se "atingir de maneira menos própria alguém".
Já viveu dias mais livres este blogue.
É sempre difícil compatibilizar a nossa teoria, com a nossa prática, não é?
Penso que foi a melhor maneira de resolver esta situação ao moderar comentários. Pelos vistos só deste modo se pode credibilizar a blogosfera elvense e em particular este excelente blogue. Apoio total à medida tomada.
O que se passava era uma vergonha, um lavar de roupa suja que não levava a lado nenhum. Quem quiser fazer o seu comentário visando alguém que o faça de forma aberta e identificando-se.
Uma boa notícia, esta de compensar fazer compras em Elvas.
E que tal uma campanha para os espanhóis de Badajoz a alertar para o facto que os Supermercados deste lado estão abertos aos domingos! É que do lado de lá pelo que sabe este Velho Conselheiro aos domingos tudo encerra!
fica a ideia!
Não te acagaces com as ameaças do Tiago.
É só fumaça. O Povo é sereno.
Vou esperar para ver como se vai comportar o dono deste blog.