TRABALHADORES DO MUNICÍPIO RECORREM AO BANCO ALIMENTAR.

Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Os trabalhadores do Município de Elvas, obrigados a devolver o dinheiro relativo a aumentos salariais, estão a passar por dificuldades financeiras "muito preocupantes", alertou hoje um dirigente sindical.

"Há trabalhadores e famílias que estão a recorrer à ajuda do Banco Alimentar e a instituições de solidariedade social. A situação é preocupante, porque há colegas que perante esta situação têm grandes dificuldades de sobrevivência", disse à Lusa, Francisco Vieira, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

A câmara presidida por José Rondão Almeida, anulou os aumentos salariais efectuados em 2009, exigindo a devolução do dinheiro.

Esta decisão afetou perto de 160 trabalhadores, que estão a devolver o dinheiro recebido.

Manuel Badalo, de 50 anos de idade, a trabalhar na autarquia há 20 anos, diz-se preocupado com a situação.

"Do meu ordenado é retirado mensalmente a quantia de 94.40 euros, mas a situação fica mais grave, porque o reposicionamento foi anulado e voltei à posição e grelha salarial anterior, o que perfaz um total de 200 euros que estou a perder", explicou. "Tinha a minha vida dimensionada para um determinado orçamento familiar e agora a receita mensal é muito inferior", lamentou o funcionário.

O executivo contemplou no orçamento municipal para 2011 uma verba para os reposicionamentos salariais no corrente ano, contudo, a mesma não pode ser aplicada.

"A lei do Orçamento do Estado veio obstruir a possibilidade de haver reposicionamentos salariais em 2011, tendo ficado congelados, apesar de estarem em orçamento autárquico", explicou o sindicalista Francisco Vieira.

"Temos fé que ainda no decorrer deste ano haja novidades. Os processos dos trabalhadores estão num gabinete jurídico e a 17 de Março deveremos saber o que vai acontecer a seguir".




Comments:

There are 6 comentários for TRABALHADORES DO MUNICÍPIO RECORREM AO BANCO ALIMENTAR.