BADAJOZ - A PORTA PARA O FUTURO!

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


O que é bom para o desenvolvimento do Alentejo é bom para a Extremadura espanhola, mas a crise económica não está a ajudar a consolidação desta parceria, disseram à Lusa responsáveis políticos e empresários dos dois países.
O desenho da crise é também traçado por Manuel Cravinas, empresário de Elvas ligado ao imobiliário e que garantiu à Lusa nunca ter visto uma crise como esta.
«A tendência em 2007 foi os espanhóis comprarem casas em Portugal, na zona de Elvas. Entre 2007 e Maio de 2008 houve realmente uma procura, uma procura muito grande de casas. Mas depois isto teve uma quebra brutal», lamentou.

O crescimento dos negócios ligados ao imobiliário em 2007 inverteu a tendência anterior e explica-se pelos planos de desenvolvimento de Badajoz, uma das cidades espanholas com maiores índices de crescimento e desenvolvimento previstos.
A crise afastou os espanhóis do sector imobiliário português, mas os planos de desenvolvimento de Badajoz, com a abertura anunciada a partir de 2010 de grandes espaços comerciais, de uma loja IKEA, a linha TGV e uma plataforma logística para as empresas interessadas em distribuir mercadorias tanto para Portugal como para o Sul de Espanha ajudam a manter algum optimismo.
Os planos da Junta da Extremadura apontam para um plano de crescimento populacional de mais 50 mil pessoas e o sinal é visível para quem viaja a partir de Badajoz para o interior da província: a azáfama na construção de casas em Olivença, Talavera, Valverde ou Mérida é evidente.
Com 150 mil habitantes contabilizados em Dezembro, Badajoz cresce mensalmente com mais 1.500 a 2.000 pessoas, disse à Lusa Antonio Cid Rivera, jornalista do diário extremenho Hoy, responsável da editoria Região e Badajoz. A chegada do TGV ajuda a explicar esta euforia, embora as datas de conclusão do projecto de ligar a região a Madrid tenham sido sucessivamente adiadas: primeiro era 2010, depois passou para 2012 e agora, após a cimeira ibérica de Janeiro passado em Zamora, Portugal e Espanha concertaram 2013 como a data de concretização do projecto, incluindo a ligação a Lisboa.
Esperemos então que este crescimento se cimente também na nossa cidade e que quanto antes comecem os movimentos junto da fronteira do Caia.

NOTA: Parabéns á Rádio Elvas pela passagem do 8º aniversário. Que continuem como até aqui, sem dúvida uma referência da comunicação social em toda a região.

Comments:

There are 13 comentários for BADAJOZ - A PORTA PARA O FUTURO!