VALORIZAR O PATRIMÓNIO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
A Câmara Municipal de Elvas inaugurou ontem a segunda fase da obra de requalificação da envolvente ao Viaduto e a segunda e maior parte da iluminação das muralhas seiscentistas da Cidade.
A primeira fase da envolvente ao Viaduto, à volta da Igreja de Nossa Senhora da Nazaré, foi inaugurada em 19 de Setembro de 2010. No que respeita à primeira fase da iluminação das muralhas, das Portas da Esquina às Portas de Olivença pelo Jardim das Laranjeiras, acendeu pela primeira vez em 8 de Dezembro de 2009.
Com estas duas obras inauguradas no domingo à tarde, a Câmara Municipal pretende dar um novo arranjo ao acesso mais movimentado ao Centro Histórico da Cidade e tornar a cintura de muralhas de Elvas num grande cartaz de atracção cultural e turística à noite, tal como já o era de dia.
São seis quilómetros de cintura de muralhas seiscentistas que a partir de hoje ficam com iluminação ornamental, a esta requalificação agora inaugurada não é alheia a candidatura das muralhas de Elvas a Património Mundial.
O investimento feito pela autarquia nestas duas intervenções ascende a cerca de dois milhões de euros. Na iluminação das muralhas investimos um milhão e 200 mil euros e na envolvente ao viaduto mais 600 mil euros.
O município Elvenses está também a preparar uma nova candidatura que consiste em criar um conjunto de circuitos dentro da cintura de muralhas.
Sem dúvida nenhuma um grande complemento a todo o nosso riquíssimo património.
De obra em obra, Elvas melhora
Espectáculo.
Esta está bonita, não há duvida, assim como outras, mas o povo não vive de beleza e mesmo estas obras de embelezamento e conservação, carissimas, são pagas por todos nós assim como pagamos ordenados de principes a quem coordena tudos isto, pelo que não entendo tanta publicidade ao trabalho que fazem...
Se fosse só isso que tu não percebes...
Um sargento do quadro, daqueles que nunca foi a guerras, talvez leve para casa mais do que alguns a receber "ordenados de príncipes".
Não sei se percebes isto, mas talvez não. Pronto, aceito
Essa eu entendo!
Como não vão pagar bem aos militares???
Já viste se esses não fossem bem pagos que um dia ainda podiam fazer outro 25 de abril e correr com estes parasitas?
Os politicos podem ter milhões de defeitos mas parvos é que não são!
A melhor valorização que foi feita foi junto ao Forte de Santa Luzia, com aquela bela construção, ou melhor falando aquele belo mamarracho que está a ser construído junto ao ginásio municipal. Realmente as pessoas não aprendem nada com o passar dos anos.
Nos anos 70 foi construído em pleno centro histórico um mamarracho que se vê de Badajoz, o prédio na Rua João de Olivença. Mais tarde nos anos 80 foi construído a belíssima obra do Banco Espírito Santo, que se enquadra na perfeição na arquitectura dos edifícios da Praça da Republica.
Quando todos pensávamos que obras deste calibre e cuidado paisagístico, nunca mais seriam feitas, eis que surge aquele belo edifício que se enquadra na perfeição com o belo Forte de Santa Luzia.
Não sou daqueles que critica por criticar, e realmente as muralhas estão lindas com esta iluminação. E é por gostar da minha cidade que não poupo, quem autoriza estas “aberrações” de construções. Se fosse feita noutra parte da cidade aceitava, por exemplo junto ao coliseu, no entanto naquele local nunca deveria ter sido autorizada a sua construção.
O prédio na frente do Forte de Santa Luzia foi mais uma das incompetências do dótor Mocinha como podemos ler no blogue destestável Elvas Cidade Viva.
Mocinha não percebe nada de urbanismo e deixou construir uma casa de banho gigante com azulejos azuis naquele lugar.
Como fez com os outros, pra se desculpar se calhar devia meter um processo discuplinar também aos técnicos desse sector. Mas ai não se toca porque são dos dele. Serão pois dos tais que vão comer e beber juntos á Albergaria Jardim onde poisa essa ave derrapina.
E o Presidente anda a promover este tipo que tem páginas de fotografias no boletim municipal.