Conversas de Barbearia #59 - "Rondão derrota PS"
-
O rescaldo das eleições autárquicas 2021 em Elvas não podia faltar. "*Rondão
derrota PS*" é o tema da edição 59 das *Conversas de Barbearia*, e os
quatr...
Há 3 anos
Esse senhor de casaco castanho é um deles, só é presidente de nome porque o verdadeiro está na isabel maria picão.
Os inimigos são uma direcção liderada por um homem totalmente incompetente
Por causa destas coisas é que a passagem pela 3ª vai ser apenas isso, uma passagem.
Boas noites, o inimigo a meu ver que represento o blog não oficial de "O Elvas", são essas 2 personagens que nessa fotografia se apertam a mão. Eurico Candeias por não perceber nada de gestão futebolistica e por ser o que todos sabemos que é, Jorge Almeida porque para além de ser limitado como treinador e também pelas várias ofensas aos sócios que este vem fazendo ao longo do seu cargo como treinador do clube.
Afinal quem são os inimigos do Elvas CAD?
Boa pergunta!
Penso que o Jorge Almeida, está a falar entre linhas, não quer dizer o que se está a passar, e o que se passou desde o iniciou da época. E para mim isso não é de todo correcto. Aceito que o Jorge Almeida esteja proteger o clube, e a proteger-se a si, mas neste momento devia de haver frontalidade para com aqueles que gostam do clube, e acabar com este engano.
Por muito que custe ouvir a certas pessoas, neste momento o Elvas CAD, não tem condições financeiras para estar na 3.º divisão. Os caciques e os velhos do restelo que acordem, os tempos das vacas gordas já lá vão…
Presentemente o Elvas CAD, depende mensalmente do patrocínio da câmara, e isso não é viável, um clube tem que subsistir, recorrendo a outras formas de financiamento. Mas isso requer imaginação e trabalho, e essencialmente não entrar em loucuras.
Por muito que não se queira perceber os tempos do amor à camisola, ou vontade de jogar futebol sem remuneração têm que voltar. E o clube tem que jogar em campeonatos que não impliquem despesas que não possa suportar, a fim de não se endividar, e a realidade é que neste momento e devido às circunstância o distrital é o lugar certo.
O erro das pessoas que dirigem o Elvas CAD, foi querer rapidamente voltar à 3º divisão, sem olhar a custos, só por isso se justifica o que foi gasto em vencimentos de jogadores para disputar dois anos no distrital. No momento da descida e com a contabilidade equilibrada (acreditando neles), os responsáveis do clube deviam ter optado por um projecto no mínimo de cinco anos, em que os primeiros serviriam para fortalecer as finanças, disputando o campeonato distrital, com jogadores da formação ou da proximidade de Elvas, com vencimentos muito baixos, não mais de 100€ por jogador (e era para quem queria…), com a certeza que mesmo que fossem campeões não haveria presença na 3º divisão no ano seguinte.
E findo esse tempo já com uma equipa praticamente composta por jogadores da formação, e com alguma maturidade, apostava-se na subida mas sempre com as contas controladas.
Assim, para mim os principais inimigos do Elvas CAD, são a falta dum projecto realista à actualidade do clube, e um presidente e restante direcção com pensamentos mais humildes sobre o clube, os tempos da 1.º divisão já vão longe… para se voltar com sustentabilidade aos campeonatos nacionais tem que haver muito trabalhinho e gente que queira trabalhar e não esperar eternamente por fundos que mais cedo ou mais tarde vão acabar!!!!
Não percebo como é que Moura e Vendas Novas têm equipas na 2ªB e Elvas tem que ter uma no distrital...
Tudo o que escreve o anonimo anterior, tem toda a logica, mas pode-se perfeitamente fazer a mesma analise no campeonato de ª divisão.
Isso é culpa do Eurico, expliquem lá como é que o Crato que também militava na 3ª Divisão tinha um orçamento muito inferior ao nosso e jogadores melhores? Ai está, o Eurico só vê dinheiro.
"Não percebo como é que Moura e Vendas Novas têm equipas na 2ªB e Elvas tem que ter uma no distrital...
15 de Novembro de 2011 13:41"
O Sr. Não percebe, mas eu vou tentar explicar.
A primeira razão, o Elvas CAD, não se consegue financiar por si só, depende da câmara, que reduziu o apoio (e a meu ver muito bem). E não consegue obter patrocínios, suficientes para suportar as despeças...
Segundo, todas as razões que atrás referi no outro comentário.
Terceiro, a cidade e o concelho não se identificam com quem dirige o clube, estão de costas voltadas com o nosso Elvas CAD.
No que diz respeito aos exemplos, que mencionou, Estrela de Vendas Novas e Moura.
Estrela de Vendas Novas, 2.º classificado da 2.º divisão zona sul, 19 pontos, patrocínio “Bifanas de Vendas Novas”, (segundo o zerozero) o que quer dizer, uma série de “empresas”, contribuir para patrocinar e divulgar uma marca local, de que muita gente se governa. Com certeza, também tem apoio da autarquia.
Localização geográfica, perto de Lisboa e Setúbal, grandes centros urbanos, principalmente o distrito de Setúbal, pela curta distância, com muita gente, curtas deslocações, na prospecção de atletas, com reduzidos custos, quer para o clube, quer para os atletas. E uma cidade identificada e voltada para o clube.
E por fim organização, visite o site http://www.estrela-vendasnovas.blogspot.com/
Moura Atlético Clube, 7.º classificado da 2.º divisão zona sul, 12 pontos. Patrocínio Caixa Agrícola, veja no site infra - mencionado, as restantes entidades que apoiam o clube. E uma cidade/região voltada para o clube.
Organização visite o site e constate, http://www.mouraatleticoclube.pt/.
Como pode ver numa análise pouco aprofundada, sem grande dificuldade encontram-se logo diferenças significativas.
O que o nosso Elvas CAD, necessita é voltar a ter organização conscienciosa, e que a cidade volte a estar com o clube, voltar a ter o espírito de união que se vivia desde a sua fundação, até aos anos oitenta, em que a cidade se identificava com o clube, quem não se lembra do “comboio azul e oiro”, são esses tempos que queremos e temos que voltar a ter. E acima de tudo UNIÃO e ORGANIZAÇÃO !!!
Bem Haja !!!
Ora ai está um clube uma cidade. Voltar a dar o clube á cidade. Estou a dizer isto desde o principio do campeonato.
Elvas ytem condiçoes para ter no minimo um clube que dignifique a cidade, e na ª divisão como minimo.
Falam, Falam mas não fazem nada. Ai é que está o problema tem as soluções mas não fazem nada. Assim não muda nada e ficamos na mesma.