FIM DA VIOLÊNCIA EM ELVAS.

Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 3 de agosto de 2010


A Polícia Judiciária identificou estudante de 14 anos suspeito de ter incendiado carrinha e incentivado à "violência étnica" num blogue. Mensagens e imagens ainda estão disponíveis.

Três filmes contendo imagens de, pelo menos, dois actos de vandalismo sobre carrinhas pertencentes a indivíduos de etnia cigana, em Elvas, continuam disponíveis na Internet apesar de o alegado autor, um rapaz com 14 anos, já ter sido identificado e inquirido pela Polícia Judiciária.

Originalmente, os vídeos foram colocados num blogue - também denominado ufc-inmortal - que já se encontra desactivado e onde eram divulgadas "palavras de ordem de incitamento racista", de acordo com fonte da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ.

Fonte da Judiciária diz que o suspeito é um estudante de 14 anos que terá agido por "violência étnica". O incêndio destruiu quase na totalidade a carrinha, avaliada em cerca de 30 mil euros.

Os ânimos encontravam-se agitados depois de em Fevereiro cinco bombeiros de Elvas terem ido parar ao hospital com queimaduras graves provocadas por uma explosão de pólvora quando se encontravam a apagar um incêndio num acampamento cigano na zona das Fontainhas, junto ao parque industrial. No mesmo local, dias antes, haviam sido recebidos com agressões.

No início de Março, as barracas foram demolidas por ordem da Câmara Municipal de Elvas, tendo as quatro famílias que ali residiam sido realojadas em duas casas que se encontravam desocupadas no Bairro de São Pedro, junto ao quartel dos bombeiros, e onde vivem outras famílias rivais.

"O clima de tensão no local era evidente e começou a ser acompanhado das mensagens na Internet a incentivar à violência", diz fonte policial.

O conteúdo do blogue provocou o receio entre os moradores no Bairro de São Pedro. "Está a viver- -se um ambiente muito mau, há quem não nos queira cá", dizia um morador, horas depois de a carrinha ter sido incendiada.

Na altura, uma alegada demora na chegada dos bombeiros motivou novas agressões. Desta vez, o comandante Barnardo Bajouca viu-se rodeado por dezenas de indivíduos da comunidade cigana, tendo sido agredido com murros e empurrões que lhe causaram ferimentos no rosto e nas mãos.

FONTE: DN

Será que tudo terá ficado por aqui?

Esperemos bem que sim, já que Elvas não é nem nunca foi uma cidade violenta.
Medidas devem ser tomadas para por fim a todo este clima vivido na nossa cidade que sempre se tem destacado pela sua pacatez e não pela violência, como por vezes os meios de comunicação social nacionais insinuam.

Comments:

There are 4 comentários for FIM DA VIOLÊNCIA EM ELVAS.