ELVAS É TRADIÇÃO.
Publicada por Elvascidade | | Posted On terça-feira, 29 de dezembro de 2009
"Manda a tradição que na noite de Natal se toque a Ronca e se cante ao Menino em casa de todos os habitantes da cidade raiana de Elvas, no Alentejo.
Centenas de Roncas são feitas e vendidas, nesta época natalícia, pelo ceramista elvense Luís Pedras.
Trata-se de um instrumento musical ancestral com origem em África e que foi introduzido nas zonas raianas da Península Ibérica no século XVI.
Na noite de Natal, naquela zona raiana do Alentejo, grupos de homens percorrem as ruas da cidade, cantando em altas vozes, em coro, trovas ao Menino Jesus, acompanhadas pelo som áspero da Ronca. Somente pelo Natal é que este instrumento é ouvido.
A Ronca é feita com barro em cujo bocal se adapta uma membrana atravessada por uma cana. Para tocar a Ronca basta ter a cana encerada (com água) através da qual se corre a mão com força para produzir um som rouco.
Luís Pedras defende que a Ronca devia ser um produto de artesanato “certificado”, porque “permitiria preservar a nossa cultura e identidade”. "
FONTE: Tudoben
Falando de coisas de Natal.
O Mocinha foi à festa do Natal do lar de idosos da Terrugem em nome do Regedor.
Tava lá um amigalhaço meu que ficou a ver aquela falsidade.
O Mocinha que diz que inteligente, não passa de um gajo sem ideias e sem capacidade para ser politico.
O gajo nem consegue fazer um discurso da sua cabeça.
O gajo foi á Terrugem e copiou o discurso que Rondão tinha feito dias antes na festa dos idosos da freguesia.
Ah grande Mocinha! És um especialista a copiar aquilo que o Regedor diz.
Mas o que deixou o meu amigo mais revoltado foi ter visto o senhor Padre da Freguesia a dar os parabéns ao Mocinha por um discurso que não era dele, que tinha sido plágio!
E o Mocinha, pavão vaidoso e arrogante que agora anda todo enfatiotado como se o hábito fizesse o monge, teve a pouca vergonha de agradecer o elogio do Padre e nem disse que o discurso tinha sido copiado do Regedor.
Compreendi-te!
Tem honestidade intelectual, não há dúvidas!...
Agora copia o que ele traíu... lembram-se do tribunal...
MAS O VÍDEO NÃO SE VÊ?????????
a ronca é o motivo do post que elvascidade aqui deixou,o que tem o nuno mocinha que ser para aqui chamado,o mérito da ronca em elvas é do nosso amigo luis pedras que mantem a tradição,o toca a todos deixe o nuno para temas que se adquem melhor do que este sobre a ronca para lhe fazer frente dar opiniões válidas e criticar a actuação da camara onde ele é parte integrante,aí eu dizia valente TOCA A TODOS,assim é um fraco!
O "Toca a Todos" está doente.
O melhor é curar-se.
Se não o fizer, vai passar mal uns próximos anos valentes: aqueles em que Nuno Mocinha vai desempenhar o cargo de presidente da câmara.
O Carvalho que anda a defender o Nuno Mocinha é que tá doente mas ainda bem que é casado com uma médica, porque o Mocinha PSD haverá de ser Presidente da Câmara é no dia 31 de Fevereiro.
Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Janeiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Vamos ca/ontar as Janeiras e comer o Bolo-Rei!”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Janeiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais hoje no blog da Aldeia)!
Jocas Festivas
Feliz Ano Novo!!!´
Lena
oh toca a todos,andas de blog em blog,a atirar pedras ao nuno mucinha,não deu para ver que ele não te passa cartão nenhum,eu não sou da cor dele,mas andas a fazer figura de parvo á força toda,é que não dá nem para o pessoal se rir ou melhor nem para palhaço serves,embrulha!
Tiaguinho Abreu agora deixou de atacar com insultos o Presidente da Câmara e passou para o Vice-Presidente porque é este que o vai substituir. As tácticas deste anormal são tão básicas que qualquer um as vê. Prepara-se mais um 6-1 em 2013.
Em relação ao post o Luís Pedras só defende o que ele vende. Ele anda nisto das roncas porque... vende roncas! Um político que só se interessa pelo que lhe dá dinheiro, resultado: 3% de votantes.
Também não consigo ver o vídeo.
Mas a ronca é um instrumento sem dúvida caracteristico da nossa terra e que deve ser defendido como tal.
Ó MF quem é que te disse que é o Mocinha que vai substituir o Presidente da Câmara? Pra isso o sô Mocinha tinha que saber mandar na malta da Câmara e até agora o que se vê é o gajo a ser mandado pelo funcionários.Tem medo de todos e não sabe dar ordens porque é um vaidoso. Embrulha!
Elvas é tradição, diz o titulo do post e os comentários dão-lhe razão, a tradição é cortar na casaca, é o Toca não sei a quem, a mim não,que não pode com o Mocinha é o MF (Maria Francisca, será?) que não pode com o Pedras é só dizer mal, cambada de ressabiados. Atentem-se no que está escrito e deixem os outros em paz.
Deve ser defendido claro, por isso existe uma Associação dos Artesãos de Elvas devidamente apoiada pela Câmara Municipal. Mas o que fez o sr. Luís Pedras? Não quis sequer ser sócio.
Acho muito bem que o Pedras não queira ser sócio. A política não tem que misturar numa associação de artesãos. O Pedras é lider de uma força política, não é um qualquer.
Estou de acordo com o Toca a Todos. Quem estudou com o Nuno Mocinha sabe que ele é assim. Faz-se á conta do mérito dos outros porque ele fala fala e nada mais. É a negação do político a sério.
viva o pedras e o bloco de esquerda,demonstram ser honestos,e viva os blocos de cimento para o pré-reformado capo do lobby da boa-fé
O problema de muita gente é que se um dia mordem a lingua e morrem envenenados,tais são as blasfémias, que proferem... e como pessoas são ZERO não sabem fazer absolutamente nada, é verdadeiramente indigno que estes bloguistas errantes tenham sequer espaço para este tipo de opiniões, não sabem sequer separar as águas, ou o trigo do joio, esta estirpe de pedantes, são e sempre serão a vergonha de Elvas, as roncas são um instrumento tradicional demasiadamente digno para se tecerem considerações tão vergonhosas e que envergonham os próprios elvenses, este MF não merece sequer que ligue um dos muitos milhões de neurónios do nosso cerebro, haja honestidade intelectual...!