POR FALAR EM ILUMINAÇÃO...
Publicada por Elvascidade | | Posted On sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
O município de Portalegre aderiu ao programa de eficiência energética para a iluminação pública proposto pela empresa EnergiaViva.
Hoje mesmo, será inaugurada iluminação pública com tecnologia LED na Avenida do Movimento das Forças Armadas em Portalegre.
O projecto que contemplará mais de 30 autarquias do país iniciou-se em Pombal no passado dia 17 de Abril e já se encontra presente em mais de 20 Municípios dos quais Portalegre que é um dos pioneiros na implementação desta tecnologia.
Este projecto-piloto pretende permitir à autarquia e munícipes participarem na avaliação da qualidade de iluminação obtidos uma vez que a poupança energética é evidentemente notória.
O presente projecto enquadra-se numa perspectiva mais ampla dos municípios substituírem as actuais fontes de luz por equipamentos de tecnologia LED.
A aplicação da tecnologia LED, quando comparada com a tecnologia de Vapor de Sódio, terá como consequências:
- Melhor qualidade de iluminação.
- Redução do consumo energético
- Redução de emissão de CO2
- Poupança financeira
A empresa nacional EnergiaViva, que está a fazer uma forte aposta nesta tecnologia, pretende propor aos Municípios uma modalidade de comercialização sem custos para as autarquias, financiando os equipamentos apenas com parte da poupança obtida.
Os equipamentos aplicados de marca UrbanLED são produzidos em Portugal pela empresa Exporlux (accionista da EnergiaViva) e resultam de uma parceria de desenvolvimento internacional da empresa portuguesa com a Philips Lumileds e Fraen Corporate.
Depois do excelente projecto de iluminação das nossas muralhas, porque não aderir também a esta nova tecnologia?
Em resumo, uma solução ecologicamente correcta, mesmo que a longo prazo. E sem falar que teremos ruas mais iluminadas com gasto bem menor.
Fica á atenção da Câmara Municipal e de toda a sua equipa.
Excelente post,já tinha visto na tv,é positiva a tecnologia led,proporciona uma economia energética assinalável,se o municipio pensar em aderir a esta tecnologia,é benéfico em termos financeiros a médio prazo e tb na redução de co2,mas a minha dica é acerca do seguinte:se o futuro da iluminação é led,o futuro dos automóveis é a electricidade,não seria razoavel pensar um pouco á frente já que em 2011 vamos ter viaturas electricas a circular na nossa cidade,encomendar um estudo,peço desculpa se não esta feito,acerca da electrificação led e dos postos de abastecimentos para abastecimento de viaturas electricas,até já....
em elvas e por iluminação,a arvore de natal da praça da republica,está espectacular,contrasta bem com a trizteza de muitos lares nesta quadra,aceno á solidariedade para com aqueles que só tem a arvore e sem nada no sapatinho.
Confesso que não conhecia este programa.
Mas se é assim como se descreve, com tantas vantagens, então parece-me um boa ideia.
http://fotos.sapo.pt/8SKTkUVHT61cCmGPgpph
Nem Tudo o que luz é oiro!...
Quão bonito é ver tudo magnificamente ilumunado...
As pessoas civilizadas tem que reflectir entre : bonito, agradavel,ecológico,poluente, sustentavel,projectavel.. enfim sobre vntagens, desvantagens, investimentos apropriados, opurtunos ou desperdicio e principalmente entre FARTURA E MISÈRIA.
Não conheço o balanço, mas a vaidade de mostrar deve consumir recursos que serviriam no imediato para confortar algumas barrigas e no futuro poupar dividas ás gerações futuras e principalmente ambiente.
O que gostaria de ver ao executivo, em termos de recursos ambientais, era um forte investimento e incentivo nas energias alternativas para sustentar os custos, de pelo menos, das instalações e equipamentos publicos.
Haja sentido critico
ilustre nuno fernandes bem vindo á blogosfera elvense,boa aportação,faz falta sentido critico, pela positiva,passamos a fronteira e qualquer "pueblo"tem um "finca solar",que tem retorno segundo profissionais do ramo em 7 anos,em elvas este tipo de parceria pode fazer sentido,a camara em vez de gastar sem retorno em algumas obras de fachada,tinha aqui algo de auto-sustentavel no sector energético,em que passava de ter uma despesa fixa,para ser produtora e ter receita que podia beneficiar-se a si e aos municipes,pois vem ai automóveis electricos e o consumo tende a ser mais e em termos de co2,era outra vantagem,deixa-mos á discussão dos interessados que somos todos nós.
Quando alguém diz bem do trabalho autárquico no Concelho de Elvas, tem que vir logo um Portinholeiro armado em parvo a dizer as parvoeiras do costume!
Se a Câmara de Elvas faz é porque faz e não devia fazer!
Se não faz é porque as outras fizeram e esta também devia ter feito!
É o cúmulo da estupidez haver gente que se dá ao trabalho de ser tão ressabiada! Aguentem-se mais 4 anos e amais 4 e mais 4, se continuam nesta linha manhosa do dizer mal a todo o custo e em todas as circunstâncias.
Pobreza existe em todo o mundo.
Pobreza de espírito é que existe mais em alguns reaccionários de Elvas do que noutras terras, mas isso já vem de há muitos anos e só muda quando o dr. Nuno Mocinha tomar conta da Câmara e vos tratar como vocês merecem. Tirar aos ricos para dar aos pobres. Aí é que vocês se vão calar de vez.
Com o dr. Nuno pela frente, adeus Tiagos e adeus Simões e Vieiras!... Até ficam a chiar.
PORTALEGRE já tem led,e mais,tem um projecto sustentável na área da bio-massa,energia eolica,e energia solar,está a preparar-se para gastar menos e rentabilizar num futuro próximo,em elvas somos uns pamplinas,muita parra e pouca uva,por este andar temos um lar de terceira idade gigante dentro de 10 anos.
E a pobreza de espirito demonstrada pelos apoiantes do Regedor, quando vêm alguma critica, ainda que seja construtiva, a desfavor da Câmara da Rondónia, não é falada?
Essa de idolatrarem o Mocinha por antecipação dá mesmo vontade de rir.Têm mesmo o presidente que merecem corja de engraxadores
Arraiolos também tem.