FIM DO TGV.

Publicada por Elvascidade | | Posted On quinta-feira, 22 de março de 2012


O Governo anunciou que o projeto do TGV (comboio de alta velocidade) será "definitivamente abandonado", depois do chumbo do Tribunal de Contas ao contrato do troço Poceirão-Caia.
O anúncio foi feito em comunicado divulgado pelo Ministério da Economia.
A nota adianta que o Governo vai analisar "com pormenor" os termos do acórdão do Tribunal de Contas, hoje conhecido, "de modo a defender o interesse público e os contribuintes portugueses"


Rondão desafia.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, desafiou deste modo o Governo a "colocar o dinheiro" que estava previsto para a construção do TGV (comboio de alta velocidade) nos ordenados dos funcionários públicos e reformados.

"Passos Coelho disse, durante a campanha eleitoral, que deixaria de fazer o TGV e o aeroporto para evitar mexer nos vencimentos e direitos dos trabalhadores. Agora tem uma boa oportunidade para o fazer", disse o autarca à agência Lusa.

Nesse sentido, Rondão Almeida exige que o Governo "reponha o 13.º e 14.º mês aos funcionários públicos e devolva os direitos aos pensionistas".


Portugal perde 382 milhões

Segundo declarações de alguns deputados, Portugal vai perder 382 milhões de euros ao abandonar o projecto do TGV para o país e terá de reprogramar mais de 950 milhões de euros, já previstos nos fundos comunitários para gastar até 2015. Estes valores referem-se ao montante total adjudicado por Bruxelas às duas linhas transfronteiriças (Lisboa-Madrid e Porto-Vigo), de acordo com os regulamentos de há um ano.

Comments:

There are 4 comentários for FIM DO TGV.